Recentemente fiz a transição para o Linux e instalei o Ubuntu em um laptop mais antigo que possuo. É um pouco lento ao executar alguns aplicativos; especialmente durante multitarefa ou tarefas mais pesadas, como navegar na web com várias guias abertas.
Eu tentei algumas coisas como mudar para um ambiente de desktop leve, Lubuntu; desabilitar alguns aplicativos de inicialização; e redução de efeitos gráficos; mas ainda sinto que não é tão rápido quanto eu esperava.
Então; Estou entrando em contato para ver se alguém aqui tem alguma dica ou ajuste que eu possa aplicar para melhorar o desempenho.
Existem ajustes ou configurações no sistema que podem ser feitas para melhorar a velocidade; como ajustes de kernel ou serviços específicos que devo desabilitar?
Existe algum software ou aplicativo particularmente eficiente que você recomende para tarefas básicas como navegação na web; edição de texto; e consumo de mídia que funcionariam melhor em hardware mais antigo?
Ouvi dizer que alguns usuários atualizam seu hardware para obter uma experiência melhor. Há alguma atualização simples que faria a diferença mais notável no meu sistema?
Agradecemos antecipadamente por sua ajuda e assistência.
Quanto de memória ram seu Pc tem?
Usa SSD ou HDD mecânico?
Colocando mais ram e um ssd melhora muito
Se o CPU não for muito antigo e com com pelo menos 4 cores.
Instala o fastfetch aí no terminal
sudo apt install fastfetch
e mostra ai a foto esse comando mostra seu hardware.
Se vc compilar o Linux de forma automatizada usando ferramentas de automatização já disponibilizadas para o Ubuntu vc melhora uma quantidade insignificante no consumo de recurso da maquina, mas mesmo assim melhora.
Se vc fizer a compilação customizada sem usar ferramentas de automação(mais complicado) otimiza o kernel também em consumo de RAM diminuindo em uns 10% ou mais do consumo do kernel, agora se compensa, eu acho que não para maquinas com mais de 1GB de RAM ou mesmo para mais de 500MB.
Se vc usar o kernel lowlatence vc ganha uma diminuição no consumo do processador, é bem insignificante, mas ajuda, isso porque toda a vez que o CPU faz a alternância entre os processos tem um pequeno atraso na transição que é tempo de processamento que é perdido quando se usa o kernel generic, vai causar mais impacto se o CPU tiver menor quantidade de cores como 1 por exemplo, porque ai é mais processos para processar por cada unidade de cores.
O @Daigo deu uma dica boa, usar serviços em nuvem caso vc já esteja com o navegador web já aberto e não poder fechar vai ser uma opção melhor do que rodar o software em uma maquina lenta.
Eu não vejo nada de leve nesses navegadores leves, numero em ferramentas de monitoramento sobre RAM não significa grande coisa, depende é de como o computador como o todo incluindo o navegador vai trabalhar com o recursos que tem disponível, tem que ver é na pratica.
Como você não contou o seu hardware vou responder de forma genérica.
O Ubuntu não é a distribuição mais leve do mundo, tem o Linux Mint, Zorin Os e outros. Se o PC for muito ruim mesmo, tem o Bodhi Linux, Diet Pi e trocentos outros.
Para navegação na Web evite apenas o Google Chrome pelo consumo excessivo de memória ram, o resto vai ser bem parecido.
Edição de texto pode variar, se for código tem várias IDE, se for só um bloquinho de notas, normalmente já tem um instalado na distribuição que funciona de forma satisfatória. Para uma suite office, serve o libreoffice com customização para ficar parecido com o da microsoft, ou então use logo de cara o office 365 no navegador.
Consumo de mídia tem o VLC.
Sobre atualização do Hardware: As vezes não vale a pena gastar, mas se tiver como. Troque HDD por SSD, aumente a memória RAM pro máximo que der, e troque o processador pelo o mais rápido que a placa mãe suporta.
É isso aqui que eu critico, olhar números de RAM não quer dizer praticamente nada, nenhum programador decente vai escrever seu programa cagando tudo no consumo de recurso, se está usando é porque ou precisa ou é para otimizar a execução do código, o que significa que se é a segunda opção significa que o navegador mais leve pode estar é mais lento e só cuspindo números.
Boa tarde, tudo bem? Então: distros Linux são maravilhosas pra hardware antigo, mas não fazem milagre. No caso, você instalou o Ubuntu, que não é lá a distro mais “leve” existente. Se seu computador for muito, mas muito simples mesmo, eu recomendo utilizar o Void Linux com Xfce. Eles já tem uma ISO pronta, e se funcionar tudo direitinho na sua máquina, é o mais leve que dá pra chegar antes de ter que partir pra um gerenciador de janelas no lugar de um ambiente de desktop completo. E isso pode complicar as coisas.
Mesmo assim, não vai poder abrir muita coisa ao mesmo tempo, vai ser uma boa ter um pouco de swap, vai precisar de um SSD, se possível upgrade de memória, etc. No final, um pc novo simples, ajudaria muito, mas entendo que muitas vezes não seja possível.
Depende do quanto você tem de grana e de como o seu computador está. Se você está com 4 GB de RAM e um HDD, com certeza o desempenho será penalizado, pois a RAM pode ser pouca, fazendo o sistema usar o HDD que é muito mais lento.
Se está com a grana mais curta, um upgrade de RAM faz bastante diferença, pois o sistema terá mais folga para trabalhar, assim evitando de usar o HDD com frequência. Se a memória RAM for DDR3, tem pentes de 8 GB em torno de R$ 70 no Mercado Livre.
Se você tem mais grana para investir num bom SSD, isso é também uma boa escolha. Isso vai dar uma velocidade maior para o sistema, pois um SSD é mais rápido que um HDD.
Se você quiser um SSD bom e barato, tem o A400 da Kingston, que você encontra a versão com 960 GB por uns R$ 400 no Mercado Livre.
Mesmo com 4 GB de RAM, o SSD já faz uma diferença enorme. Mas aí entra o que o @Daigo falou: Use o seu Hardware de forma consciente.
E tem páginas que facilmente consomem mais RAM que o próprio navegador.
Eu daria uma dica ainda melhor: Se possível, evite páginas que consomem muitos recursos de seu computador.
Por exemplo, em um dos meus notebooks, ao invés de usar o “web.facebook.com”, eu usava o “mobile.facebook.com”. Isso já dava uma aliviada no uso de recursos do computador.
De nada adianta usar um navegador que consome alguns MB a menos que o outro, se você vai abrir o Youtube e essa “vantagem” some rapidamente.
Primeiramente, parabéns pela transição para o Linux! Entendo perfeitamente a frustração de não conseguir extrair o máximo de desempenho do seu sistema, especialmente em um hardware mais antigo. Vou compartilhar algumas dicas que podem ajudar a melhorar a performance no seu Ubuntu.
Ajustes de Desempenho:
Usar um kernel mais leve: Se você estiver usando o kernel padrão, pode ser interessante tentar uma versão mais leve, como o Linux LTS ou até o Liquorix, que são otimizados para desempenho.
Desabilitar serviços desnecessários: Embora você já tenha desabilitado alguns aplicativos de inicialização, vale a pena usar o systemd-analyze para checar quais serviços estão consumindo mais recursos e desabilitar aqueles que não são essenciais.
Ajuste de swappiness: No caso de ter 8GB de RAM, talvez seja útil reduzir a swappiness para forçar o sistema a usar mais RAM em vez de depender do swap. Você pode fazer isso com o comando:
sudo sysctl vm.swappiness=10
Aplicativos Leves:
Navegação na web: O Firefox é uma boa escolha, mas você também pode tentar o Midori ou o Qutebrowser, que são extremamente leves e rápidos, especialmente em hardware mais modesto.
Edição de texto: Em vez do LibreOffice, considere usar o AbiWord ou o Gedit, que são mais rápidos para tarefas simples.
Consumo de mídia: Para reprodução de vídeos, o MPV é altamente eficiente e consome menos recursos do que o VLC.
Melhoria de Hardware:
Embora você já esteja usando um SSD, uma boa atualização de RAM (para 16GB, se possível) pode fazer uma diferença significativa, especialmente se você faz multitarefa. Isso vai ajudar o sistema a lidar melhor com várias guias no navegador ou aplicativos mais exigentes.
Por fim, parabéns pela pesquisa no Wine! Sempre é bom estar por dentro de ajustes específicos como esse.
Sei que pode ser um pouco demorado até encontrar o equilíbrio perfeito, mas tenho certeza de que, com essas dicas e um pouco de paciência, seu sistema vai ficar muito mais ágil. Boa sorte e espero que você consiga otimizar ainda mais sua experiência no Linux!
Por ser antigo, algo que pode ajudar bastante é desativar as mitigações spectre e meltdown, isso tem o trade off de diminuir drasticamente sua segurança: