Não é de hoje que o Windows apresenta lentidão em HD, isso é fato, mas queria compartilhar um caso muito curioso que eu convivo diariamente.
Atualmente, eu uso 3 máquinas que tem o Windows.
Samsung Book E30
Lenovo Ideapad S145
E meu pc tem um hd só para o Windows.
Nessas 3 situações, o Lenovo ele é o que tem o maior uso no Windows, a dona desse notebook trabalha com office, muitos documentos, pdf, arquivos, tudo que exige muita escrita em Disco, ele tem um ano e meio de uso e já vem apresentando o uso do disco em 100% constantemente, o boot é muito lento, os navegadores ficam travando. Já tentei vários métodos e eu só consigo no máximo aliviar o problema, mas ele sempre volta.
O E30 tem o menor uso, é o notebook da minha namorada, ela só usa pra ver aula e nada mais, nem sequer baixa pdf para abrir no PC, usa o próprio navegador. Ele tem um ano de uso e tem exatamente o mesmo problema, em menor quantidade, mas tem. Usei um script que faz debloat do sistema e melhorou, fora algumas coisas que tavam consumindo disco atoa.
O meu PC, eu só mantenho esse HD com o Windows pra jogar alguns jogos antigos muito específicos (não são mais vendidos digitalmente e/ou são muito antigos) e que eu não tenho paciência para fazer eles rodarem no Linux rsrs Ele tem o melhor desempenho rodando o Windows comparado com os outros 2 mesmo tendo o pior hardware.
Sei que a solução definitiva para esse problema em ambos os notebooks é trocar o HD por um SSD, porém eu queria tentar entender de forma mais técnica porque o Windows é tão exigente com o HD, nesse momento que estou escrevendo isso, o Lenovo está ligado do meu lado, sem nada aberto e o disco está oscilando entre 40% - 100% e quais as formas paliativas de solucionar temporariamente que vocês costumam usar quando lidam com algo assim.