Isso é até um cenário até fácil de se fazer
Primeiro vc coloca uma distro num filesystem NTFS
Segundo colocar o sistema em síncrono com o hardware
O resto é opcional
O resultado é logicamente o Linux começa a cair em determinados cenários comparado com o Windows (graças ao foco das fabricantes com o software da Microsoft)
Hd já são lentos por si só hds de notebook comparado com os de desktop são mais lentos ainda por causo do rpm do hd taxas de leitura e escritas são mais lentas, hoje em dia se for usar windows em hd o mínimo que e aceitava e um raid 0 de hds com isso dobra a taxa de leitura e escrita diminuindo o tempo de espera.
O problema é que ele demora até mesmo com NVME.
É uma coisa chata, levar 1 a 2 min para ficar “pronto” após o login.
E que fica insuportável quando após uma atualização dana a dar tela azul
Já viu o os logs?
Pose ser isso
É comum a gente topar Internet afora com a dica de que se deve deixar vazios 25% do volume de dados de um SSD. Mas a Internet tem muita informação que é popular sem ser exata ou mesmo correta.
Esse artigo do Clube do Hardware é MUITO interessante. E tomara que, a partir de algum momento, possamos contar com uma lista de modelos de SSD que, em testes, se mostrem resistentes à perda de velocidade quando mais de 50% de seu volume são ultrapassados.
Que estranho o meu aqui com um sata 2.5 inicia mais rápido que 1 min e tem no máximo pra iniciar junto com o windows 4 apps
Isso não seria em uma atualização futura? E como ficarão eMMC e similares?
eu percebo que windows tem esse problema com hds,o do meu irmao e muito lento,para abrir qualquer coisa,o sistema so ficava usavel quando ele formatava,mais consegui reviver usando zorin lite no pc dele,agora ele consegue usar dboa(alias o do meu irmao tbm e um ideapad s145 com celeron )
No Windows 11 que testei recentemente, até com SSD o negócio é lento. Daqui a pouco vão ter que inventar algo mais rápido que o SSD porque o SSD comum vai tá inútil.
Aq ta a mesma coisa do 10 usando SATA 2, com o sistema padrão ta bem rapido pra qualquer coisa