Windows mexe na BIOS sozinho

Tenho um Lenovo Ideapad 3 que veio com linux em um ssd. Então depois comprei um ssd a parte pra colocar um dual boot com windows 11.

Porém percebi que depois de passar mais de meia hora no windows (não é o tempo exato) ele mexe na BIOS sozinho e desconfigura meu linux (não consigo mais bootar no linux, como se nem existisse mais). Ele acaba ativando umas coisas de secure boot e outras coisas da bios pra windows.

E pra “reganhar” o acesso eu tenho que fazer uma formatação parcial do meu linux. Pensei que era um problema do w11, mas depois o w10 fez a mesma coisa. Penso o problema ser na placa mãe desse meu notebook pois já fiz dual boot windows e linux no meu desktop com placa mãe uefi e nunca aconteceu isso.

Alguém sabe como consigo impedir o windows de mexer na minha BIOS?

1 curtida

Tem certeza que ele altera tudo isso? O Windows 11 nem consegue bootar com secure boot desativado sem gambiarra. O que ele altera aqui é, quase sempre, a ordem do boot, colocando o Windows Boot Manager em primeiro, e, nesses casos, basta retomar o bootloader da minha distro para o pimeiro lugar.

Em vez de tentar entender totalmente seu problema, vamos partir direto para soluções para dualboot.
Na sua bios desative o secureboot e fastboot e lembre de salvar as alterações.
Se vc usa o PoP!_OS prefira usar o systemD-Boot para gerenciar o boot.
Ps. Dificilmente o Windows está mexendo no seu dualboot, é mais provável que vc esteja esquecendo de realizar alguma configuração extra necessária.

1 curtida

Tenho um Lenovo Ideapad 3 que veio com linux em um ssd. Então depois comprei um ssd a parte pra colocar um dual boot com windows 11.

Tem 2 SSDs instalados nesses notebook?
Um com uma distração linux e outro com Windows 11 devidamente regularizado/ativado, isso é, uma licença oficial foi comprada?
Não achei esse modelo específico do Ideaapad 3 que auporta 2 dispositivos de armazenamento. Os que vi suportam apenas um SSD no formato M.2.

Porém percebi que depois de passar mais de meia hora no windows (não é o tempo exato) ele mexe na BIOS sozinho e desconfigura meu linux (não consigo mais bootar no linux, como se nem existisse mais). Ele acaba ativando umas coisas de secure boot e outras coisas da bios pra windows.

Acho que o que você quis dizer é que o Windows mexeu na partição de boot, pois não?
Se for isso mesmo - isso que eu sugeri - experimente separar as partições de boot: use uma pra cada sistema.
Tutorial

E pra “reganhar” o acesso eu tenho que fazer uma formatação parcial do meu linux.

O que seria “uma formatação parcial”?
(Só perguntando por curiosidade).

Penso o problema ser na placa mãe desse meu notebook pois já fiz dual boot windows e linux no meu desktop com placa mãe uefi e nunca aconteceu isso.

Há quanto tempo você fez esse dual boot em um desktop? E com qual distro Linux?
(Isso não vai ajudar a resolver o problema, é só curiosidade).

Alguém sabe como consigo impedir o windows de mexer na minha BIOS?

Não acho que isso realmente esteja acontecendo…
É improvável que isso aconteça. Se, é claro, estivermos falando de um Windows legalmente regularizado/ativado.

Então, tenho um destes. Ele vem de fábrica com um M.2, mas você pode instalar um SATA 3 também

Sem querer pregrar um de Baboo, mas baseado em que esse pressuposto?

2 curtidas
off-topic

Se tiver alguma questão - dúvida ou sugestão - sobre o que eu falei, ou sobre a forma que eu falei… É só dizer. :blush:
Estamos todos em busca de conhecimento por aqui; uma frase - ou um parágrafo todo - mal compreendida pode ser desastrosa.
Eu agradeço a oportunidade que você abriu para que eu me expresse melhor.

Eu até vi essa imagem (ou uma imagem muito parecida com essa que você postou), mas na descrição do site oficial da Lenovo essa é a informação sobre armazenamento do Idea Pad 3:
Armazenamento:

  • 256 GB SSD; ou
  • 256 GB SSD; ou
  • 512 GB SSD ou;
  • 512 GB SSD M.2 2242 PCIe TLC; ou
  • 256 GB SSD; ou
  • 256 GB SSD.

Não há nada sobre uma possível expansão de armazenamento.
:thinking:
Pra não dizer que não tem nada, nada mesmo, depois da tabela com a descrição, está escrito num texto mais adiante:
“O IdeaPad 3 (…) Conta com opções de armazenamento hibrido, ou seja, você pode escolher um produto com HDD, SSD ou com as duas opções combinadas”.

E essa… quase-omissão(?) na descrição me remete a um tópico aqui do fórum: Qual seria a sua descrição ideal de um computador de mesa?.

O pressuposto de que seria improvável um Windows original ter alterado as configurações da firmware da placa-mãe?

Esse pressuposto se baseia apenas em eu nunca ter ouvido falar disso.
Sim, essa não é uma base muito sólida.

Mas não duvido que seja impossível uma modificação na firmware da placa mãe, feita a partir de um software usado para ativar ilegalmente o Windows.
Malwares de placas-mãe existem, pelo que vi.
Fonte 1
Fonte 2
E, pelo que vi, bastante coisa pode acontecer quando se usa um ativador estranho.
Fonte 3
Mas não achie nada sobre windows original alterando a firmware da placa mãe (não descarto a possibilidade de ter usado uma combinação incorreta de palavras chave na busca - :thinking: - Você tem conhecimento de um Windows original alterando o comportamento da firmware da placa mãe?).

Sob o risco de sermos punidos com “mudança do assunto do tópico”, acho melhor continuarmos essa conversa em mensagens privadas. Já enviei uma cópia disso para sua caixa de entrada. :slightly_smiling_face:

Tive um problema parecido onde meu notebook resetava algumas configurações do Windows(incluindo driver de video) mas sem dual boot e no meu caso era a pilha da placa mãe, aquele que parece uma moeda que estava precisando ser trocada, resolvi o problema gastando literalmente 1 real

2 curtidas