Windows em máquina virtual funciona bem?

E aí galera. Beleza?
Windows em máquina virtual dá para usar de boa? Eu tenho 12 giga de ram e vou instalar o Xubuntu no lugar do Ubuntu para economizar ram para a máquina virtual.

1 curtida

Eu tenho um dell com 8gb de ram e nos testes que fiz o windows 10 dá umas engasgadas e geralmente trava com um programa mais pesado

Eu vou instalar o Windows 8 porque li que ele é mais indicado para configurações mais limitadas. Pretendo deixar 8 giga de ram para a VM. Acho que poderia até deixar mais, pois não pretendendo utilizar aplicativos no xubuntu no mesmo instante que eu estiver utilizando o Windows na VM. O que eu queria saber é é se tem algo, além da ram, que cria problemas de travamento na VM.

1 curtida

eu tenho um pc com apenas 8gb de ram e utilizo um windows 7 com 4gb de ram DECOLANDO… Muito bom, roda liso e resolve todos os problemas pontuais que me fazem recorrer a essa VM

2 curtidas

Se não fosse o fim do suporte da microsoft, eu ia de Windows 7. Para mim, o melhor Windows.

1 curtida

@MarcoMarques qual seria a sua intenção?

Deixar o Windows apenas para algumas tarefas bem específicas ou usá-lo para quase tudo?
O seu disco é SSD ou HD?

Tarefas especificas. Particularmente para usar um emulador do Android que só tem para Windows. Vão ser um ovo dentro de outro ovo. rs. Ai preciso de ram para o Windows e depois ram para o emulador do android no windows. Pensei em tentar testar o emulador pelo wine, mas eu tenho medo do wine devido as surras que levei dele quando tentei utilizá-lo. Consegui instalar algumas coisas via ele e outras não. Tenho medo de ficar um tempão tentando e dar ruim.

por isso eu continuo ele… para tarefas pontuais, teste de software eu não me importo com o fim do suporte, afinal não é minha máquina principal. Mas eu entendo seu ponto

1 curtida

HD. Não tem a velocidade do SSD, mas espaço tem de sobra.

Entendi!
Talvez o HD será o seu “calcanhar de Aquiles”, ainda mais se usar o Windows10, entretanto acredito que memória não será um problema.
Processador está tranquilo?

1 curtida

Por isso vou testar o W8. O processado é um i5 terceira geração. Como eu só uso o pc para internet e aplicativos que não exigem muito, como editor de texto, video player, eu nem sei como ele se sai para tarefas pesadas.

1 curtida

Se precisar de aceleração de vídeo pode não ser tão simples.
Correção, na verdade acesso a GPU em geral, aceleração de vídeo, só para assistir vídeos é tranquilo, o problema é se realmente precisar de 3D com baixo overhead.

1 curtida

Depende de como for configurado. Uma VM padrão vai ser suficiente para rodar programas comuns sem mariores problemas.

Porém se quiser aproveitar a aceleração de hardware começa a ficar mais complicado, embora seja possível. Eu aqui consigo jogar games como se fosse nativamente, mas depende de kvm, hugepages, pci-passthrough, partição específica para a VM e uma placa de vídeo dedicada pro windows.

2 curtidas

Tem algum tutorial que tu viu para deixar o Windows redondinho para games na VM? Ou tu fez tudo na unha mesmo? Sou leigo. Nem sei que é kvm, hugepages, pci-passthrough. Sou um usuário comum de pc.

O assunto é bastante extenso. Comece com a virtualização básica (pelo virt-manager) e daí veja suas necessidades e vá otimizando conforme o caso.

1 curtida

Vai rodar muito bem com desempenho reduzido por causa da emulação.
Dedique o máximo que você poder da sua memoria para a VM e reduza o consumo de RAM do sistema hospedeiro para ficar mais cache de RAM.
Você pode fazer isso fechando os aplicativo que não esta usando.
Instala o driver de video da placa de video virtual no Windows para ter aceleração 3D eu recomendo você instalar independente de usar aceleração 3D porque assim você vai poder colocar a VM ate em fullscreen.

2 curtidas

Depende do que é “funcionar bem”. Uma coisa posso garantir: o Windows roda muito melhor quando emulado dentro de uma distro Linux. O VBox se torna muito pesado quando está sendo executado no Windows 10, porém, o mesmo não se repete nas distros Linux. Tente emular uma instalação do Windows 10 dentro de uma máquina com Windows 10. É pesadelo na certa. Agora, tente fazer o mesmo teste dentro de uma distro Linux (Ubuntu 20.04 de preferência). Irá observar que o sistema hospedeiro (no caso o Ubuntu) não sofrerá perda de desempenho significativa, visto que a otimização dos processos de I/O do Linux é extremamente bem pensada e programada. Consigo instalar e utilizar diversas IDEs dentro do Windows (quando rodado de maneira emulada), e não tenho tanta perda de desempenho na utilização.

3 curtidas

Procure por PCI-passthrough e QEMU, você vai ter perda mesmo assim 5% de desempenho gráfico.

Infelizmente não é simples, para ficar algo realmente “redondo” você vai ter de automatizar um pouco via shell script.

O método varia de fabricante para fabricante de GPU, no caso das NVIDIA você não tem como compartilhar, ou o sistema controla ou a VM controla a GPU e portanto a GPU não pode estar rodando o servidor X. O processo envolve vincular o dispositivo a slots VFIO para serem usados na maquina virtual

Como o @Deleterium falou, existem outras considerações, como usar hugepages para fazer pré-alocação de RAM, melhora o desempenho mas em contra partida, uma vez alocada, essa RAM não fica utilizável no hospedeiro mais, pelo menos até que você desligue a VM e desaloque as hugepages.

Também existe a questão de se vai ser usada uma partição (mais rápido) ou um arquivo como sistema de arquivos, o driver de paravirtualização do dispositivo de armazenamento (virtio-scsi-pci, etc), várias considerações…

Enfim é possível tunar bastante e obter uma VM praticamente com um desempenho quase idêntico a uma máquina nativa, até com um pouco de dor de cabeça, áudio 5.1, etc. Enfim com muito mexe-mexe você consegue algo bem similar ao WSL2 turbinado as avessas.

Eu parei de usar QEMU quando saiu Proton já que os titular AAA de RPG que mais me interessavam passaram a rodar muito bem. E o único uso que restou foi para depuração, onde uma VM mundana para mim já basta.

2 curtidas

Eu tenho um i5 8400, com 8GB de RAM e uso Windows 10 em VM de boas!!
Meu SO principal é o Kubuntu, mas o do trabalho é o Windows, então, para acessar meu PC do trabalho remotamente, precisei fazer essa gambiarra de instalar o Windows em VM, de modo a conseguir usar a VPN. Roda tranquilo.

1 curtida

Na minha empresa o pessoal usa o Windows 7 em VM para dar manutenção nos nossos sistemas legados em Delphi, mas vou te dizer que não é a melhor performance do mundo, como você quer usar para emulador de Android acho melhor instalar o Windows 10 mesmo em dual boot, acho que vale mais a pena!

1 curtida