Windows alterando a opção padrão de boot no UEFI

Olá, chegou a minha hora de entrar para este seleto grupo das pessoas que não conseguiram resolver o problema com um tutorial ou lendo a pergunta de outra no forum…

Comprei um notebook novo(lenovo ideapad l340), veio com o windows, que eu preciso manter por questões de trabalho, instalei o ElementaryOS - Hera em dualboot uefi, deu tudo certo enquanto eu me mantenho no linux, quando eu acesso o windows ele, aparentemente, altera a opção de boot da uefi (mostra uma tela como se fosse a restauração da lenovo) e para acessar o grub, eu preciso acessar alterar as configurações de inicialização, o que não seria um problema se eu não tivesse que alternar de sistema muitas vezes por dia…

Ambos os sistemas estão instalados em UEFI, o secure boot, provavelmente eu deixei passar alguma coisa muito boba e ciente de que vão me ajudar, desde já agradeço

Abaixo algumas fotos para referencia:
De cima para baixo
1- Opções de boot:
2- Grub:
3- Tela quando dou boot pelo Windows (parece a tela de restauração da lenovo):

Bem vindo ao fórum :grinning:
Instala um Windows limpo e depois o Elementary. Pode ser que como é o Windows “da Lenovo” aconteça isso.

1 Curtida

Bora lá. Mais uma saga de problemas de dualboot pra variar kk. Vc instalou o grup no hd todo na hora da instalação? Vc deixou o HD como primeiro boot na inicialização após a formatação?

1 Curtida

Interessante.

No meu computador quando eu instalava o sistema ele mudava a opção padrão. Quando eu fui na firmware e escolhi uma opção, o próprio firmware bloqueava a alteração de prioridade de boot pelo sistema operacional. Neste caso mesmo usando o comando “efibootmgr” eu não conseguia mudar o boot padrão. O comando não retornava erro, mas não alterava.

Verifiquei numa página que é um problema do windows, provavelmente o windows “da lenovo” faz essa verificação. Basicamente precisa setar o windows para verificar o boot padrão pro GRUB, daí resolve o problema. Confira o caminho do inicializador do GRUB na partição EFI find /boot/efi -name grubx64.efi e execute o comando abaixo como admin no Windows.

Bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi
Esse caso específico é para quando o ubuntu está instalado. Provavelmente o seu elementary tem uma pasta chamada “elementary” (meu caro Watson). Comece sempre o caminho com \EFI (desconsidere o /boot/efi que você achou com o comando find). No windows e nas opções UEFI, sempre as barras são invertidas mesmo!!!

Fonte: Windows 10 changes UEFI boot order every time - Ask Ubuntu

Ah sim, recomendaria a mudança da TAG para Windows, ao invés de Linux.

1 Curtida

CONSEGUI!!!

Não sei como fiz só sei que fiz assim: Primeira tentativa eu formatei tudo e reinstalei seguindo a ordem Windows primeiro e ElementayOS, acontece que ao instalar o Windows, por conta da licença digital cria algumas partições de recuperação.
A solução que eu consegui é instalar o Windows, excluir as partições de recuperação, e só depois instalar o ElementaryOS.

Tudo poderia ter evitado se eu não tivesse sido preguiçoso e feito o particionamento manualmente ao invés do automatizado.

Obrigado a todos pela ajuda

ps: como faço para marcar o post como RESOLVIDO?

3 Curtidas

Botão :white_check_mark: em baixo do post (reticências se não aparecer de cara)

1 Curtida