Windows 11: 50 tons de interface

0c0nsko9a8871

⁠“Disse que ia mudar pra melhor. Já tava bom. Diz que ia mudar ainda pra melhor. Já não tava muito bom. Tava meio ruim também. Tava ruim. Agora parece que piorou”

7 curtidas

E eu que achava que os “tons de interface” no Linux eram confusos, e nesse caso aí são GUIs do próprio sistema, não tem nada de terceiros.

Das coisas menos importantes de um sistema, coerência visual da interface é a mais importante. Incomodado com essa tal coerência de apps, fiz um post que tenta minimizar essa diferença entre GTK e Qt.

2 curtidas

Esse Windows 11 não me animou, é basicamente o 10 com um look minimalista, desde o 7 não teve mais um Windows tão bom, o 10 foi um enorme passo a trás em comparação ao 7 por muitos motivos.

  • Interface confusa, com configurações escondidas e difícil de se trabalhar
  • Propaganda (Um software pelo qual eu paguei não deveria ter anúncios!)
  • Bloat (Muitas coisas desnecessárias incluindo Candy Crush)
  • Lento e pesado mesmo em uma máquina decente de 8ª geração
  • 100% de uso de disco (Em HDs tradicionais) ao executar tarefas básicas ex: Abrir o Firefox
  • Menu iniciar terrível
  • Má performance em jogos, alguns jogos meus travavam sendo que meu hardware atendia aos requisitos recomendados ex: Resident Evil 4 travava na cachoeira, Dark Souls 2 começou travar constantemente após um update
  • Updates quebrados, os updates muitas vezes introduziam mais bugs do que corrigiam (Excluir arquivos do usuário, quebrar câmeras e outros periféricos, provocar BSOD nas máquinas, loop infinito durante upgrades)
  • O programa insiders é ineficaz e muitos bugs passam despercebidos

Windows já foi bom, hoje já não é mais, o Windows 7 foi o melhor SO que já usei, o 8 e o 10 não herdaram nenhuma das qualidades do 7, parece que cada nova versão do SO fica pior, muito bloat, propaganda, updates forçados, telemetria, invasão a privacidade do usuário, não recomendo mais Windows atualmente.

5 curtidas

Passam versões e versões do Windows e a interface do sistema continua aquela bagunça hahaha. Achei que no W11 iriam resolver essas inconsistências, mas na verdade só jogaram um pano por cima e varreram o resto para baixo do tapete, mas é só abrir qualquer aplicação que lá está.

1 curtida

Muitos prints são de quando o Windows 11 ainda não tinha sido lançado, já que a central de notificações, a loja e a parte de configurações não foram lançadas assim.
Saquei que o intuito é a piada com a falta de consistência do Windows, mas isso vem melhorando à medida que saem novas atualizações.
Não é o ideal, afinal, espera-se mais de uma empresa tão grande como a Microsoft. No entanto, é bom lembrar que o Windows não pode se dar ao luxo de fazer o que Gnome faz; sair mudando a inteface a torto e a direito e mandar o usuário se adaptar a nova concepção de fluxo de trabalho deles. E muito menos fazer como o Plasma, que é sair adicionando todo tipo de configuração imaginável em nome de uma suposta liberdade do usuário.

É deveras complicado fazer um sistema que precisa agradar gregos e troianos, acaba virando uma colcha de retalhos. E parece que só agora a Microsoft começou a se atentar de verdade com essa questão de consistência visual, basta observar que a cada atualização do Windows 11 menos elementos das interfaces antiga estão presentes.

4 curtidas

Sim, é verdade, mas mesmo que se desconsidere essas partes, a inconsistência continua.
Você pode fazer o teste: Abra todos os aplicativos nativos que vem no Windows (Edge, Painel de Controle, etc…) e observe a inconsistência.

Se em 5 anos não conseguiram deixar o sistema consistente, não acho que conseguirão agora, espero que sim.

Com um look minimalista e com menos opções: Não é possível mover a taskbar, o recurso de “Drag and Drop” não existe…

O Windows 7 é basicamente um Windows Vista mais polido.

Sim e muito bem polido inclusive, o 7 foi a melhor versão do Windows já lançada, e ainda há muitos que usam ele e se recusam a ir pro 10, diferente do Vista o 7 era sólido, rodava bem, não era excessivamente pesado, o 7 foi basicamente perfeito.

A tendência é remover funcionalidade ao invés de acrescentar.

1 curtida