Windows 10, o sistema ideal? - Sexta do Hopping

Confira o post completo no blog: Windows 10, o sistema ideal? - Sexta do Hopping - Diolinux

Para a terceira edição da Sexta do Hopping, decidi ousar um pouco e sair do mundo Linux me aprofundando no sistema da Microsoft. Curioso pra saber como foi minha experiência no Windows 10?

9 curtidas

Tinha que ser o “Herege” hahaha
Brincadeiras a parte, o Windows 10 amadureceu bastante mesmo em alguns aspéctos. Talvez eu dê um pulinho nele quando sair a 21H2, vulgo Sun Valley.

3 curtidas

Lembre-se de acessar a guia de atualizações opcionais no Windows Update para verificar se todos os drivers instalados estão em suas últimas versões.

acho que não é bem assim, segudo esses dois sites

Don’t use Windows 10’s ‘Optional Updates’ if you want a stable system (windowslatest.com)
Should you install Windows 10’s Optional Driver updates? - gHacks Tech News

A Microsoft disse que os usuários devem usar o recurso apenas quando tiverem um problema específico. Caso contrário, você deve considerar pegar atualizações do site do seu fabricante ou esperar por atualizações automáticas do driver.

pode ter sido isso que fez você ter uma tela azul xD

4 curtidas

Estável e agradável o Win10 é. Uso e manutenção são simples. Mas as atualizações demoradas (arrastadas, até) são irritantes. E, se o sistema tiver um problema mais sério, o mecanismo de autorreparo e restauração faz seu trabalho deixando o usuário no escuro.

No mais, o Win10 tem fama de ser “pesadão”, mas eu o vejo funcionar bem em meu notebook STI adquirido em 2011 e que veio de fábrica com Win7 (processador Dual Core, RAM de 4 Gb) e no Compaq Cq-23 de minha esposa, que só tem 2 Giga de RAM. Não é um campeão de velocidade, mas roda com fluidez.

1 curtida

Diz isso para quem trabalha tendo que dar manutenção em uma frota de computadores. Aliás, lembrei de um colega de faculdade que perdeu uma apresentação de seminário nessa última quinta-feira porque o sistema dele quebrou :man_shrugging:

1 curtida

O texto da Sexta do Hopping é sobre uma experiência de usuário comum com desktop/notebook, a mesma que a minha. Claro que tive uns problemas com mau funcionamento do Win10, mas nunca foi grave. E a manutenção do Windows já foi bem mais complicada: hoje, o usuário de desktop precisa é ficar atento a alguns poucos parâmetros, principalmente as atualizações.

O fato de um sistema “bugar”, às vezes seriamente, não significa que seja um poço de instabilidade. Alguém duvida da seriedade e da consistência do Fedora? No entanto…

1 curtida

Cara, eu odeio o W10, não somente o Windows, mas parte dos serviços da M$ que sou obrigado a usar no trabalho. O sistema dá umas crashadas violentas, algumas vezes é necessário reiniciar tudo. Até os programas da M$ travam, não é incomum de eu ter de fechar o Outlook ou Excel com o gereciador de tarefas. Isso sem mencionar as telas azuis completamente aleatórias.

Pior que o note do trampo é bem decente. Não sei se isso só acontece somente comigo, btw.

5 curtidas

Algo que destaquei:

Embora as especificações do meu hardware sejam ideais para rodar o Windows, eu senti alguns gargalos no processador (dual core), coisa que eu não percebia em meu antigo notebook Positivo (Intel i5 de 2ª geração, dual core com 4 threads).

O Windows é tão exigente em questão de hardware que até em computadores com configuração boa pra rodar ele, fica dando gargalos.

2 curtidas

Tenho um notebook Samsung Essentials E30 (processador i3-7020, 4GB de RAM e 1TB de HDD) comprado no final de 2018 e o Windows não roda fluido nele. Detalhe, o Windows 10 que uso é original e tem pouquíssimos softwares instalados (nada de software pirata).
Coloquei um pente de 8GB de RAM que deu uma aliviada, mas vejo que o sistema só vai rodar legal mesmo quando eu trocar o HD por um SSD.

Já no Linux (Kubuntu 20.04 para ser mais preciso), o notebook funciona divinamente bem.

4 curtidas

Tenho um E20 Essentials. A Samsung mete um monte de porcaria no Win10 de fábrica. inclusive o McAfee, antivírus dos mais pesados. O E20 Essentials é com Celeron, RAM de 4 Giga e HD, aí você pode imaginar o que acontece… A máquina vem com o sistema montado para Core i3 e 8 Giga. Limpei o Win10 no meu E20, e melhorou MUITO.

Mas o sistema principal desse meu computador é o Linux Mint XFCE, que roda “macio” sem eu precisar mexer em nada.

4 curtidas

O meu Windows 10 é formatado, não é o de fábrica. A experiência não chega a cair na categoria de pesado, mas não é algo que dá para considerar como fluido.

3 curtidas

Eu tive um CQ-23, Celeron e 4 GB de RAM; veio com o W10 de fábrica e rodou relativamente bem por pouco mais de 1 ano… aí veio o Windows Update e ele ficou inútil. Foi assim que começou minha aventura pelas distros Linux… hahahahaha

2 curtidas

Durante o tempo que usei o Windows 10 nunca tive grandes problemas (até nunca vi uma tela azul da morte). A única coisa que me afetou durante o uso dele foi o erro de 100% de uso do disco que fazia o sistema gargalhar por alguns minutos, porém o problema foi resolvido quando troquei o o HD por um SSD.

O windows 10 foi um grande acerto da Microsoft, um sistema excelente que já entrega tudo pronto. Ad únicas ressalvas que faço é: não use ele com HD e nem com ativação pirata.

3 curtidas

Fiquei intrigado com como o laptop ilustrativo da matéria se parece com o meu :joy:

1 curtida

O de baixo?

1 curtida

Sim. O ilustrativo é o que tem a logo do Diolinux.

1 curtida

Este post me lembrou da minha rotina semanal.

1 curtida

Uso Linux a mais de 10 anos direto. Mas tenho na minha maquina o Windows 10 em dual boot para fazer de vez em quando uns testes de manutenção e de testes de aplicativos para implementar nos PCs de meus clientes.
O Windows ganhou muitas funcionalidades bacanas que já existiam a muitos anos no Linux e que antes eu precisava instalar alguns programas de terceiros para realizar essas tarefas.
Em suma, uso o Windows 10 as vezes só para não esquecer de como usa-lo.

2 curtidas

Quem não sabe ajustar então é o fabricante do computador, né? Pois é totalmente equivocado o modo como a Samsung “monta” o Windows 10 para seus notebooks mais modestos, com Celeron, 4 Giga de RAM e HD. O meu Essentials 20 conforme vindo de fábrica tinha um desempenho sofrível.

2 curtidas

Estranho essas reclamações de “windows pesado”. Aqui em casa tenho dual boot do windows 10 e xubuntu 20.04 e o desempenho da minha máquina é o mesmo em ambos. A fluidez de uso, o tempo de inicialização dos programas, tudo praticamente igual.

O tempo de boot do seletor do grub até o sistema, em ambos ficava na faixa dos 20 segundos e só agora, faz um mês mais ou menos, que o meu windows demora uns 30 segundos ao invés dos 20 para bootar, depois que tive que instalar o autocad (ele tem uma série de programas e serviços que inicializam com o sistema), mas que pretendo desinstalar em breve, voltando ao que era inicialmente.

Ou seja, a única diferença de desempenho perceptível que tenho é o windows levar 10 segundos a mais para bootar, diferença essa que provavelmente está sendo causada pelos softwares da autodesk.

Minha máquina nem é nenhum monstro, é uma máquina antiga, por sinal, comprada em 2013. Um FX-8320 que até 6 meses atrás tinha 8Gb de ram e hoje tem 16Gb (ambos os sistemas estão instalados em SSDs satas dos mais baratos). Interessante que, exceto nas minhas simulações em python, o aumento na quantidade de ram não mudou em nada o desempenho de nenhum dos sistemas, nem do xubuntu, nem do W10.

1 curtida