Windows 10 anda apresentando mais bugs esses tempos ou eu só abri meus olhos?

ontem reinstalei o windows 10 no meu samsung book - procedimento que ja fiz diversas vezes - para checar algumas aplicações e fiquei chocada por ja ter que fazer troubleshoot de bugs de áudio e gráficos alguns minutos após a instalação. meu notebook é novo, menos de 1 ano, e só utilizo o hardware nativo dele. a instalação foi limpa, com ISO original. e mesmo assim já tive problemas minutos depois do primeiro boot. desisti e reinstalei o mint pouco tempo depois, e zero problemas até agora.

isso me fez pensar: será que sempre foi assim? usei o windows 10 de 2015 até 2023 e lembro de aqui e ali ter que resolver bugs (ou só tentar driblar já que alguns não tinham solução), mas tinha uma experiência razoável. mas depois que troquei de vez pro mint não consigo mais utilizar windows de forma alguma. será que abri meus olhos depois de entrar pra tropa do pinguim?

3 curtidas

Eu também estou com essa sensação.

Parece que o sistema ficou com tanto remendo em cima de remendo que está começando a colapsar e ninguém consegue entender o que está acontecendo. Sem contar todas as inconsistências de design e inutilidades ridículas tipo o botão direito do Windows 11.

Mas tanto faz, porque uma coisa que é real é que a cada dia que passa o Linux fica melhor e o Windows pior. :slight_smile:

3 curtidas

Geralmente e visão de perspectiva, seu problema nem foi com o windows em si mas com drivers, isso ja e tão normal que muitas das vezes ate o jeito de instalar acaba gerando dor de cabeça
No Linux isso não vai acontecer ate pq e tudo… Simples demais kkkkkk

1 curtida

Antigamente a ATARI era a número um do mundo, ela não tinha concorrentes e quando começou a ter ela atropelava todos mas quando as novas concorrentes começou criando novas tecnologias gráficas e fez o consumidor a enxergar o jogo de uma maneira diferente de tudo o que já viu ela se desesperou e tentou correr atrás mas já era tarde demais, ela faliu. Mas no caso da microsoft esse episódio está muito longe de acontecer e talvez nunca aconteça infelizmente. Vou explicar em poucas palavras e o resto é com vocês para concluir.

Depois da morte de Steve Jobs a microsoft comprou a Apple, depois disso a GITHUB, agora ela está pensando em comprar a VALVE sem falar que ela já comprou muitas outras empresas famosas por aí, agora tenta imaginar ela mostrando o talão de cheques para linus torvalds para comprar os direitos do Kernel linux ?
Sim pessoal, eles pensaram em tudo desde o começo, se o windows falir futuramente, o próximo sistema deles podem ser o linux em código fechado e já dono no kernel do pinguim. Mas por enquanto o GPL2 não permite isso (quem sabe…)

No windows depois de instalado, o usuário ainda tinha que instalar uma muralha de coisas para poder usar como drivers, office, codecs e “vamo que vamo”

No linux depois de instalado, pronto OK, não precisa de mais nada.

Não e muito diferente no Linux, os foruns tão aq pra dar um exemplo, não sobre pos instalação mas problemas são comuns

Viajou na maionese bonito hein. Apple nunca foi comprada por ninguém. Isso não existe.

Agora sobre o tópico. Eu usei Windows 10 desde o início dele em 2015, até 2021 quando fui para Windows 11. Honestamente não sei como é o processo de instalação do Windows 10 porque nunca precisei. Mas durante todo o tempo que usei Windows 10, a experiência foi de boa, nunca tive grandes problemas e geralmente após algumas atualizações já era corrigido.

Mas olha que curioso. Eu tive uma experiência semelhante a que você teve com Windows, mas com Linux o que me fez desistir completamente do sistema do pinguim. Eu conheci Linux lá em 2013 pelo Ubuntu e tinha ficado maravilhado em conhecer um sistema que oferecia tudo que um Windows tinha mas de graça. Mas nessa época não conseguia utilizar porque tinha um bug que congelava o sistema após minutos de uso (eu descobri isso anos depois). Mais para frente, quando eu estava a faculdade, tinha um colega que gostava de Linux e por causa dele, voltei a testar. Eu utiliza um computador antigo que rodava Windows 10 original atualizado do Windows 7 (sempre funcionou muito bem com Windows 10 e zero problemas). Era um computador fraco, mas sempre venderam que Linux ressuscitava PCs velhos, certo? Passei uns dois a três anos testando Linux mas sempre com muita dor de cabeça. Toda vez que instalava, ficava horas resolvendo problemas. Coisas que nunca tive no Windows. Pelo contrário, minha experiencia com Windows sempre foi boa. Agora que utilizo Windows 11 em SSD, é melhor ainda.

O que pode ter acontecido com você, foi questão de percepção, as vezes você se acostumou com Linux e vem problemas no Windows onde não te incomodava tanto.

E para encerrar, o foco da Microsoft hoje é o Windows 11, então pode ser que o Windows 10 esteja ficando para trás na correção de bugs.

2 curtidas

Como assim, cara? KKKKKKK

O kernel Linux não pode ser vendido, pois cada contribuidor do Linux mantém os direitos sobre o código que produziu. De toda forma, não faz sentido comprar um kernel que é de código livre.

1 curtida

desta vez eu realmente nao sei o que foi. o samsung book que uso aparentemente foi arquitetado pra funcionar 100% somente com o windows 11 que veio de fabrica. quando instalei o windows 10 pela primeira vez nele, ele ficou sem som nenhum. a soluçao era instalar o samsung update pela microsoft store e ai sim os drivers corretos eram instalados e funcionava.

fiz esse procedimento algumas vezes quando formatava. só que nessa instalaçao o som veio funcionando. achei estranho mas achei que fosse algo de compatibilidade. resultado: a cada 10 segundos o audio dava aquela travada de robozão e a tela congelava. reinstalei os drivers e nao funcionava. fui fazer troubleshooting e outro usuario sugeria que desativasse a opçao de boot rapido (windows sendo o windows). desativei e nada. outros problemas de audio e video que vi a galera perguntando nao tinham nada a ver com o meu. acabei desistindo kkkkk

quero experimentar um pouco do que voce usou irmao KKKKKKKKKKKKKKKK

e voce acha que ja nao foi oferecido algo a ele? o linux domina quando o assunto eh servidores, nao acha que ja tentaram capitalizar em cima disso? ele provavelmente deve ter recusado muitas propostas ja

1 curtida

Tecnicamente? Pode, praticamente? Não… O Linux é suscetível a ataques de tivoização

E de módulos, basicamente você teria um kernel hibrido, parte livre, parte FOSS

Windows 10 é o sistema mais remendado da Microsoft, lembro quando ele foi lançado e as contantes mudanças que recebeu ao passar dos anos e isso deixou muita gente irritada, a cada atualização mudava alguma coisa de lugar e do lado empresarial é um completo pé no saco. Tantas mudanças talvez tenha tornado o sistema muito inconsistente e bem provável que isso deva continuar já que o Windows 10 está chegando no final se sua vida.

1 curtida

nao usei o windows 11 nem por 1 mes direito, fui logo trocando. cheio de bloatware e com varias funcionalidades removidas pra ficar agradavel visualmente.

quando o windows 10 saiu, eu tinha 10 anos. na epoca nao entendia muito bem sobre OS mas lembro de ja ter ficado irada porque removeram o purble place KKKKKK. o tempo foi passando e quanto mais conhecimento eu tive sobre o assunto mais raiva peguei do windows.

so nao troquei pro linux antes porque ele nao me foi bem apresentado. no curso fiz uma maquina virtual com ubuntu mas mal usei, e uma vez fiz dualboot ubuntu/w10, mas novamente nao explorei muito. quando achei o canal do dio resolvi fuçar no mint e me apaixonei. deu uma vida nova pro meu notebook.

A apple na época estava a beira da falencia e a microsoft decidiu investir e comprar todas ações da maça, isso não é o mesmo que comprar já que a apple deve a microsoft, pelo menos é o que diz os americanos.

Concordo tanto que hoje o linux com o wine já roda .exe e o windows11 algumas aplicações linux android, entendeu onde quero chegar ? Se a microsoft fosse maldosa coitado do wine.

Você tem certeza de que a Microsoft comprou TODAS as ações da Apple? Comprar todas as ações significa, literalmente, comprar a empresa.

Por que coitado do Wine? O que a Microsoft pode fazer contra um software que pode ser forkado por qualquer um?

1 curtida

Vamos lá, você é o dono do sistema operacional.
Eu sou uma empresa terceirizada de software, eu faço software para o seu sistema correto ? beleza.
Eu criei um software para seu sistema que roda aplicativos de outros sistemas concorrentes exemplo o wine, se a concorrente não gostar (exemplo) dos programas dela sendo rodado em seu sistema o que ela poderia fazer ? te enviar uma nota pedindo que tirasse o meu software de seu sistema ou então pagar uma multa sobre seu sistema.

Não foi todas as ações, foram “muitas” ações. Apple mesmo quase indo a falência era muito grande para apenas um mega player.

Sobre a respeito do Windows 10, acredito que você tenha sido premiado com estes problemas, porém se tivesse entrado no site do fabricante do notebook talvez teria solucionado o problema dos drivers.

Este problema que você relatou de drivers costuma acontecer comigo também no Linux quando faço a instalação fresh, basta resolver e seguir em frente.

Alguns anos atrás tive problemas com o Windows 10/ 11, atualmente estou usando ambos com mais frequência (em pcs diferentes) e estou tendo mais problema no Arch do que no Windows, pelo visto o Arch não da vida fácil para quem fica muito tempo sem atualizar. :rofl:

2 curtidas

Acontece que o .exe (tecnicamente MZ PE) não é da Microsoft, ela simplesmente usa, SkyOS e BeOS são outros exemplos, é um padrão tão aberto quanto o ELF

1 curtida

Com todo respeito não consigo entender nada do que você fala.

1 curtida