Wifi não pega em sistemas que não sejam Linux mint (e fora do Kernel 5.4.0-73)

Utilizo Linux Mint 20.1 no meu desktop principal a um bom tempo por ser muito estavel, e utilizo o driver da AMDGPU pois preciso do OpenCL, de uns tempos pra ca tive uns bons problemas com esse driver e decidi tentar outras distros para tentar ter mais estabilidade com isto.

Porém, descobri algo muito pior, wifi não pega em todas outras distros, já tentei: Manjaro 21, Ubuntu 20.04, Fedora 34 (Kernel 5.11?), Pop OS 20.04
image

Minha placa wifi é uma TP-Link tl-wn781nd V2, no sistema identifica como AR9485, como pode ver na print abaixo do comando lshw -C network (no linux Mint), perceba que ta escrito “UNCLAIMED”

O curioso é que se no Linux Mint troco do Kernel 5.4.0-73 para algum do 5.8, wifi para de pegar da mesma forma. No Mint eu posso trocar entre Kernels do 5.4 pro 5.8 facilmente pelo gerenciador de atualizações porém em outras distros eu simplesmente não sei/consigo trocar.

Gostaria ao menos de em outra distro trocar para a versão 5.4 do kernel para averiguar se é ae o problema, e de preferencia muito maior gostaria de usar o wifi em qualquer kernel mais atualizado.

Sou usuário de Linux deste 2015 (principalmente Ubuntu), mas nesses momento da alguma vontade de só voltar pra Windows

1 curtida

Ja tentou o Manjaro minimal com o kernel LTS? (no site usa o kernel 5.4) na versão XFCE por exemplo tem as subversões no site

1 curtida

Posso experimentar esse Manjaro, no site não consegui achar essa opção do minimal com LTS.
N gosto de Manjaro, mas seria interessante principalmente pra confirmar se é problema com kernel

1 curtida

Ta bem abaixo da versão principal
Esse o link do torrent https://download.manjaro.org/xfce/21.0.7/manjaro-xfce-21.0.7-minimal-210614-linux54.iso.torrent
Não custa o teste kkkk

O Zorin OS 15.3 tem kernel 5.4, tal como o Linux Lite 5.4 e o Bodhi Linux 6.

O Zorin OS 16 vem com o kernel 5.8. Também o BigLinux 20.04.

Fora da base Ubuntu, o OpenSUSE Leap 15.3 está com kernel 5.3.18.

1 curtida

Antes de se conectar a internet experimente rodar isso aqui:

# rfkill unblock wifi

1 curtida

Você pode baixar a primeira ISO (que não tem as numerações ex: Ubuntu 20.04.1 ou 20.04.2) do Ubuntu 20.04 que vem com o kernel 5.4. Só procurar no site da canonical em downloads.

1 curtida

Aconteceu nada aqui infelizmente

Não é exatamente o mesmo driver, mas acho que isso poderá te dar um norte. Percebi também que não é a primeira vez que você procura por ajuda sobre isso por aqui.

Eu estou rodando Manjaro Gnome normal, e pelo settings manager eu troquei pro kernel 5.4, funcionou wifi de boas.
Testei o 5.10, 5.12 e até 5.13 (este ultimo não ligava kkk), e realmente o problema é de kernel, pois outras versões mais recentes não funcionam.

O jeito é conseguir uma placa wifi nova, meu medo é comprar uma e ela ter o risco de não funcionar tbm :confused:

Alguém sabe algum lugar que possa verificar pra bater os modelo de placa wifi, pra ver se é compativel?

2 curtidas

Bem complicado esses códigos, em minha experiencia rodar muitos códigos estranhos da uns problema estranhos no sistema, ainda mais quando se trata de um sistema mais antigo.

Mas vou analisar o código com calma e ver se parece funcional.

Olha eu não lembrava de perguntar sobre wifi aqui, mas achei e lembrei, até tinha esquecido, na versão 19 do Ubuntu tinha uns problemas com queda de sinal, mas o problema colocando uma super antena aqui eu resolvi isso.

Quem sabe eu aproveite algo dessa postagem antiga

O problema fica sério quando você precisa utilizar a internet urgente. Para algum trabalho por exemplo.

Postando minha melhor solução até o momento pra mecher nesses kernels no Ubuntu.

Instalei um gerenciador de Kernel no Ubuntu Mainline (já que o UKUU n ta disponivel gratis), to usando o Ubuntu 20.04 mais recente, pois não achei primeira versão para download do 20.04 que vem com 5.4 como recomendado.

Muito obrigado pela ajuda de todos, acredito que não terá solução definitiva, vou colocar uma placa wifi nova, já comprei um adaptador minipciE → PCI x1 para testar placas wifi de notebook no PC, qual quer coisa compro uma placa nova.

Agora se for comprar só vai resta saber se placa X que for comprar funcionará antes de efetuar a compra

De qualquer forma segue o link caso necessite: http://old-releases.ubuntu.com/releases/20.04/ubuntu-20.04-desktop-amd64.iso

Novidades, troquei de placa mãe da Gigabyte ab350m-ds2 para Asus B450M Steel legend, e o wifi simplesmente pega tranquilo! Todos os kernels.

Meu amigo disse que pode ser o chipset que pode ta interferindo, ela tinha um único defeito de um slot não pegar, será que tinha outro misterioso? não sei.

é isso, solução inesperada.

Novidades que se encaminham para uma explicação.
O wifi não funciona se ativo o Iommu, percebi isso nesta placa mãe hoje, eu acredito que é algum problemade endereçamento da placa wifi no pcie. Consigo que imaginar que deve ser algum mecanismo de segurança que foi implementado no Kenel a partir do 5.8 que deve gerar problemas.

Pelo que tava lendo o kernel 5.8 teve muitas mudanças e 20% do código foi reescrito só nessa versão. Imagino isso com a preocupação de melhorar a segurança desses mecanismos deve ter gerado mais bloqueios, e nezte caso um incoveniente

Aeee
Se o iommu estiver habilitado por qualquer motivo (vinha na minha motherboard antiga em auto por padrão), então ou se desabilita o iommu na bios, ou se habilitar habilita e usa os argumentos no grub p/ funcionará tudo adequadamente.

No meu caso que é AMD eu editei o arquivo do grub com comando sudo nano /etc/default/grub e add amd_iommu=on iommu=pt na linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT= e dei o comando sudo update-grub

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.