Problemas com driver de wifi TL-WN781ND V2

Utilizo ubuntu 19.04

Comprei a algum tempo o componente de wifi pcie TL-WN781ND na versão 2, o wifi sempre apresentou lentidão e travamento (especialmente quando usei Debian), e acabo sendo obrigado a usar meu celular como antena (USB tethering).

Quando vou ver nos dispositivos PCI é listado no controlador de rede como Atheros AR9485 (aparentemente uma placa wifi de notebook).

Agora estou com uma placa que não apresenta suporte a driver, e a versão mais próxima (V3) explica nada nas páginas 12 e 13 do PDF (não pude colocar o 3º link).

Amigo, existe uma regrinha meio controversa no mundo Linux que é: nunca instale drivers baixados direto pelo site do fabricante, ainda mais de um dispositivo como esse. Primeiro, porque ele foi feito pro Kernel 2.x, e a maioria das distros usam o 4.15.x pra cima. Então, tome cuidado, se você for instalar um treco desatualizado desses, ele pode causar problemas e com certeza nem vai funcionar.

Enfim, pelo que pesquisei no WikiDevi, existe um driver open-source que provavelmente é compatível com esse dispositivo. Pelo que chequei no repositório do Ubuntu 19.10, o pacote se chama firmware-ath9k-htc e firmware-ath9k-htc-dbgsym. Se você usa outra distribuição, procure no repositório dela por ath9k que tu vai achar.

Pra instalar é simples: sudo apt install firmware-ath9k-htc firmware-ath9k-htc-dbgsym

Provavelmente vai ser necessário reiniciar o sistema, ou caso você conheça o modprobe, pode ativar o driver por ele.

2 Curtidas

Meooo, joguei uma partida de Risk of Rain 2 que sempre ficava zuado por causa do wifi, e rodou muito bem depois desse driver!

Lá no controlador de rede ainda lista AR9485, mas funcionando ta ótimo!

Vou testar mais esta semana, e semana que vem te dou resolvido se for isso mesmo ^^

Pra checar o modulo que você usa, basta um sudo lshw -C network, a saída vai ser parecido com essa:

Onde driver=rtl8192eu é o driver de rede que esta em uso no kernel. Checa ai pra confirmar qual tu ta usando.

Caso não dê certo, instale o lshw (sudo apt install lshw).

2 Curtidas

Ah só para avisar, estou usando Ubuntu 19.04.

Pelo visto não está funcionando devidamente ainda, após instalar firmware-ath9k-htc e firmware-ath9k-htc-dbgsym até ta pegando melhor, mas ainda percebo algumas quedas bem bizarras. Além de não estar exibindo o dispositivo certo.

*-network
   description: Wireless interface
   product: AR9485 Wireless Network Adapter
   vendor: Qualcomm Atheros
   physical id: 0
   bus info: pci@0000:08:00.0
   logical name: wlp8s0
   version: 01
   serial: 7c:8b:ca:12:94:67
   width: 64 bits
   clock: 33MHz
   capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list rom ethernet physical wireless
   configuration: broadcast=yes driver=ath9k driverversion=5.0.0-20-generic firmware=N/A ip=192.168.1.112 latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11
   resources: irq:29 memory:fcb00000-fcb7ffff memory:fcb80000-fcb8ffff

Fotinho da minha placa para demonstrar que estou usando o modelo que disse.

Bem, ele carregou o módulo ath9k como esperado, mas tenha em mente que é um driver open-source e ele não foi escrito exclusivamente pra esse dispositivo em questão. Infelizmente foi a única opção compatível que eu pude achar…

1 Curtida

Also, eu achei uma possível solução: Need fix for TP-LINK TL-WN781ND 150Mbps Wireless PCI Express Network Nic - Ask Ubuntu

Veja se dá em alguma coisa

1 Curtida

Não resolveu :frowning:
Só quando reinicio pega bem por um tempo

Estou alguns anos no linux, mas agora to é querendo voltar pro Windows para poder usar a internet sem travar…

Mas muito obrigado por tudo

vou tentar no ubuntu 18.04 LTS e depois posto aqui no fórum.

Uso somente versões LTS.

Estou fazendo constatações bem detalhadas para nos ajudar e vou contar minha historinha.

Estou usando o Ubuntu 19.10, estou sentindo uma melhora significativa, talvez seja porque aqueles pacotes firmware-ath9k-htc e o firmware-ath9k-htc-dbgsym deixaram as coisas mais instáveis.

Este final de semana fiz dual boot novo desse Ubuntu 19.10 para experimentar os pacotes mais atualizados, e mint 19.2 para maior estabilidade e mais complementos. É realmente estranho de que se conecto diretamente no meu tplink c20i AC750 fica caindo mais, se puxo do meu repetidor TL-WA850RE (tbm tplink) fica realmente mais estável, o repetidor tendo somente um pequeno aumento no sinal (tipo de 50% do c20i para uns 60% pro repetidor).

Eu me recordo de quando o computador venho com Windows 10 e usei por um tempo para jogar GTA V, o sinal do wifi chegava mais forte, no meu celular hoje o sinal chega mais forte. No meu notebook que é um inspiron 14 3421 acontecia da mesma diferença entre windows 8.1 e ubuntu, onde eu sempre sofria para usar meu notebook com linux.

Pois bem, o mundo linux é muito moldável, porém sinto como se tivesse muito atrasado em performance para PC de usuários. Nesses anos (deste 2013) tive muito dificuldades em wifi, video, compatibilidade de jogos e alguns programas que só rodam bem no Windows.
Não volto para o Windows pois teria um grande trabalho com transferência de arquivos, o Windows comeria minha memória de HDD, privacidade e dificuldades de configurações.

Então, as vezes linux cansa e da vontade de sair correndo pro Windows, e eu formatando alguns computadores na empresa sinto uma fluidez maravilhosa nas funcionalidade do Windows 10, que da inveja da.