Problemas com driver de wifi TL-WN781ND V2

Utilizo ubuntu 19.04

Comprei a algum tempo o componente de wifi pcie TL-WN781ND na versão 2, o wifi sempre apresentou lentidão e travamento (especialmente quando usei Debian), e acabo sendo obrigado a usar meu celular como antena (USB tethering).

Quando vou ver nos dispositivos PCI é listado no controlador de rede como Atheros AR9485 (aparentemente uma placa wifi de notebook).

Agora estou com uma placa que não apresenta suporte a driver, e a versão mais próxima (V3) explica nada nas páginas 12 e 13 do PDF (não pude colocar o 3º link).

Amigo, existe uma regrinha meio controversa no mundo Linux que é: nunca instale drivers baixados direto pelo site do fabricante, ainda mais de um dispositivo como esse. Primeiro, porque ele foi feito pro Kernel 2.x, e a maioria das distros usam o 4.15.x pra cima. Então, tome cuidado, se você for instalar um treco desatualizado desses, ele pode causar problemas e com certeza nem vai funcionar.

Enfim, pelo que pesquisei no WikiDevi, existe um driver open-source que provavelmente é compatível com esse dispositivo. Pelo que chequei no repositório do Ubuntu 19.10, o pacote se chama firmware-ath9k-htc e firmware-ath9k-htc-dbgsym. Se você usa outra distribuição, procure no repositório dela por ath9k que tu vai achar.

Pra instalar é simples: sudo apt install firmware-ath9k-htc firmware-ath9k-htc-dbgsym

Provavelmente vai ser necessário reiniciar o sistema, ou caso você conheça o modprobe, pode ativar o driver por ele.

2 Curtidas

Meooo, joguei uma partida de Risk of Rain 2 que sempre ficava zuado por causa do wifi, e rodou muito bem depois desse driver!

Lá no controlador de rede ainda lista AR9485, mas funcionando ta ótimo!

Vou testar mais esta semana, e semana que vem te dou resolvido se for isso mesmo ^^

Pra checar o modulo que você usa, basta um sudo lshw -C network, a saída vai ser parecido com essa:

Onde driver=rtl8192eu é o driver de rede que esta em uso no kernel. Checa ai pra confirmar qual tu ta usando.

Caso não dê certo, instale o lshw (sudo apt install lshw).

2 Curtidas

Ah só para avisar, estou usando Ubuntu 19.04.

Pelo visto não está funcionando devidamente ainda, após instalar firmware-ath9k-htc e firmware-ath9k-htc-dbgsym até ta pegando melhor, mas ainda percebo algumas quedas bem bizarras. Além de não estar exibindo o dispositivo certo.

*-network
   description: Wireless interface
   product: AR9485 Wireless Network Adapter
   vendor: Qualcomm Atheros
   physical id: 0
   bus info: pci@0000:08:00.0
   logical name: wlp8s0
   version: 01
   serial: 7c:8b:ca:12:94:67
   width: 64 bits
   clock: 33MHz
   capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list rom ethernet physical wireless
   configuration: broadcast=yes driver=ath9k driverversion=5.0.0-20-generic firmware=N/A ip=192.168.1.112 latency=0 link=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11
   resources: irq:29 memory:fcb00000-fcb7ffff memory:fcb80000-fcb8ffff

Fotinho da minha placa para demonstrar que estou usando o modelo que disse.

Bem, ele carregou o módulo ath9k como esperado, mas tenha em mente que é um driver open-source e ele não foi escrito exclusivamente pra esse dispositivo em questão. Infelizmente foi a única opção compatível que eu pude achar…

1 Curtida

Also, eu achei uma possível solução: Need fix for TP-LINK TL-WN781ND 150Mbps Wireless PCI Express Network Nic - Ask Ubuntu

Veja se dá em alguma coisa

1 Curtida

Não resolveu :frowning:
Só quando reinicio pega bem por um tempo

Estou alguns anos no linux, mas agora to é querendo voltar pro Windows para poder usar a internet sem travar…

Mas muito obrigado por tudo

vou tentar no ubuntu 18.04 LTS e depois posto aqui no fórum.

Uso somente versões LTS.

Estou fazendo constatações bem detalhadas para nos ajudar e vou contar minha historinha.

Estou usando o Ubuntu 19.10, estou sentindo uma melhora significativa, talvez seja porque aqueles pacotes firmware-ath9k-htc e o firmware-ath9k-htc-dbgsym deixaram as coisas mais instáveis.

Este final de semana fiz dual boot novo desse Ubuntu 19.10 para experimentar os pacotes mais atualizados, e mint 19.2 para maior estabilidade e mais complementos. É realmente estranho de que se conecto diretamente no meu tplink c20i AC750 fica caindo mais, se puxo do meu repetidor TL-WA850RE (tbm tplink) fica realmente mais estável, o repetidor tendo somente um pequeno aumento no sinal (tipo de 50% do c20i para uns 60% pro repetidor).

Eu me recordo de quando o computador venho com Windows 10 e usei por um tempo para jogar GTA V, o sinal do wifi chegava mais forte, no meu celular hoje o sinal chega mais forte. No meu notebook que é um inspiron 14 3421 acontecia da mesma diferença entre windows 8.1 e ubuntu, onde eu sempre sofria para usar meu notebook com linux.

Pois bem, o mundo linux é muito moldável, porém sinto como se tivesse muito atrasado em performance para PC de usuários. Nesses anos (deste 2013) tive muito dificuldades em wifi, video, compatibilidade de jogos e alguns programas que só rodam bem no Windows.
Não volto para o Windows pois teria um grande trabalho com transferência de arquivos, o Windows comeria minha memória de HDD, privacidade e dificuldades de configurações.

Então, as vezes linux cansa e da vontade de sair correndo pro Windows, e eu formatando alguns computadores na empresa sinto uma fluidez maravilhosa nas funcionalidade do Windows 10, que da inveja da.

Olha não teve jeito, fiz funcionar por outra forma, então lhe asseguro que é problema de compatibilidade de qualquer sistema Linux com minha placa Wifi.

Olha só o que estou fazendo para meu wifi pega BEM, sério como é bom um wifi bom.
Estou utilizando um Raspberry Pi, sim, versão 3. O Raspberry está conectado no wifi e coloquei ele para compartilhar rede por cabo, posso acessar via ssh para qualquer coisa.

Agora tenho um Raspberry colado na minha parede com durex, fazer oq néh
Aquela antena wifi ali no PC, ta inútil sim, percebi que parte do problema era altura :confused: