Wifi lento tanto no apt install quanto em downloads comuns

wifi muito lento, não passa de 50kbps, mas a pesar disso a navegação web continua rapida, e ate consigo ver videos em full, só não consigo abaixar nada.

System:
  Kernel: 5.15.0-60-generic x86_64 bits: 64 Desktop: Xfce 4.16.0
    Distro: Linux Mint 21.1 Vera
Machine:
  Type: Laptop System: Multilaser product: PC131 v: 1.0
    serial: <superuser required>
  Mobo: Multilaser model: Multilaser Industrial v: In-S001
    serial: <superuser required> UEFI: C116B.MULTILASER.B002 v: 5.11
    date: 08/21/2020
Battery:
  ID-1: axp288_fuel_gauge charge: 28% condition: N/A
CPU:
  Info: quad core model: Intel Atom x5-Z8350 bits: 64 type: MCP cache:
    L2: 2 MiB
  Speed (MHz): avg: 480 min/max: 480/1920 cores: 1: 480 2: 480 3: 480
    4: 480
Graphics:
  Device-1: Intel Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx
    Integrated Graphics
    driver: i915 v: kernel
  Device-2: Realtek USB Camera type: USB driver: uvcvideo
  Display: x11 server: X.Org v: 1.21.1.3 driver: X: loaded: modesetting
    unloaded: fbdev,vesa gpu: i915 resolution: 1366x768~60Hz
  OpenGL: renderer: Mesa Intel HD Graphics (CHV) v: 4.6 Mesa 22.2.5
Audio:
  Device-1: Intel Atom/Celeron/Pentium Processor x5-E8000/J3xxx/N3xxx Series
    Imaging Unit
    driver: N/A
  Sound Server-1: ALSA v: k5.15.0-60-generic running: yes
  Sound Server-2: PulseAudio v: 15.99.1 running: yes
  Sound Server-3: PipeWire v: 0.3.48 running: yes
Network:
  IF-ID-1: wlan0 state: up mac: <filter>
Drives:
  Local Storage: total: 88.42 GiB used: 23.19 GiB (26.2%)
  ID-1: /dev/mmcblk0 vendor: ISOCOM (Shenzhen Longsys Electronics)
    model: N/A size: 28.91 GiB
  ID-2: /dev/mmcblk1 vendor: SanDisk model: SC64G size: 59.51 GiB
Partition:
  ID-1: / size: 27.79 GiB used: 23.19 GiB (83.4%) fs: ext4
    dev: /dev/mmcblk0p2
  ID-2: /boot/efi size: 511 MiB used: 6.1 MiB (1.2%) fs: vfat
    dev: /dev/mmcblk0p1
Swap:
  ID-1: swap-1 type: file size: 1.32 GiB used: 44.2 MiB (3.3%)
    file: /swapfile
Sensors:
  System Temperatures: cpu: 57.0 C mobo: N/A
  Fan Speeds (RPM): N/A
Info:
  Processes: 240 Uptime: 6m Memory: 1.86 GiB used: 1.14 GiB (61.2%)
  Shell: Bash inxi: 3.3.13

*edit: ele tem outro kernel, apenas iniciei nesse para ver se resolvia mas não resolveu

1 curtida

Entre em um aplicativo chamado “Software Sources” do mint, la vão ter 2 opções de espelhos que você está usando, talvez seja isso, clique em cada um deles e espere o teste de velocidade terminal, após isso selecione o espelho que tem maior velocidade para a sua conexão. Talvez isso resolva, problemas relacionados a velocidade de download tendem a estar relacionados a espelhos muitos distantes.

Já tentei isso, a maioria segue inativo ou com velocidade 0/s.
E se eu seleciono mesmo assim um servidor brasileiro ele fica dando erros no update.
Quer uma foto

Vale dizer que em testes de velocidade a internet fica constantemente Alta, apenas downloads ficam lentos

Poderia mandar uma foto?

tinha só tres servidores que pegavam, mas não passavam de 300kb e iam diminuindo ate ficar com 50kb de novo

Então, primeiro tem que saber se o problema é ao atualizar os repositórios e baixar atualizações ou é pra qualquer download. Teste fazendo downloads no navegador ou torrent pra ver se a velocidade cai, se não for é algo relacionado ao mirrors dos repositórios.

Estranhamente não encontrou a sua placa e qual driver está sendo usado.

Tente rodar o comando:

inxi -Nn

Vamos ver se assim da uma pista.

Fica lento com qualquer tipo de download

cara, o negocio voltou a funcionar do nada
Captura de tela_2023-03-07_14-02-33

só que mesmo assim não reconhece a placa de rede.

E não era problema de wi-fi, eu estava baixando os arquivos que precisava pelo celular

1 curtida

Muito estranho. Estava lendo outro tópico e vi que o pessoal tem bastante dificuldade com modelo parecido ao seu: Multilaser PC101 - Dificuldades na instalação do linux - Linux - Diolinux Plus

Bom no meu pegou, e aliás eu também tive problemas com várias distros e a única que funcionou legal foi o Linux mint, só tive problemas com o áudio que ficava apitando depois de alguns segundos, mas resolvi e tive esse problema agora com o wi-fi mas voltou a funcionar do nada

1 curtida

Um problema deveras exótico esse, estava pensando que poderia ser um bug que estava alterando na gui mas não no arquivo de fato. Que bom que voltou a funcionar.

Descobri o problema, o wi-fi fica em 50kb quando eu liguei o Bluetooth pra conectar o controle, daí o wi-fi ficou uma mer@#$ mas desligar o Bluetooth não adiantou, ai eu dei um sudo /etc/init.d/Bluetooth stop e tirei o Bluetooth da inicialização e reiniciei. Mas aí é um ou outro, acho que esse note não tem duas placas independentes pra wi-fi e Bluetooth.

Obrigado a todos.

3 curtidas

pode ser desconfortável e ocupe uma entrada usb, mas vc pode experimentar um dong bluetooth separado se precisar muito dele.

1 curtida

Percebo que as marcas brasileiras as vezes adotam algumas decisões estranhas na construção de hardware, já tive e fiz manutenções em notebooks e computadores que misturam peças de qualidade excelente com outras péssimas. Difícil ver algo realmente equilibrado. Eu tinha um note positivo com tela e processador muito bons (para a época), mas a placa mãe, bateria, placa de rede e o chassi horríveis. A placa mãe não demorou a queimar…

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.