Multilaser PC101 - Dificuldades na instalação do linux

Olá,
Estou aqui tirando uma dúvida acerca do meu notebook multilaser PC101. É um notebook com placa de tablet, o que já é um empecilho por si só. Quando comprei, esperava instalar o linux nele para poder usar com mais qualidade, já que só tem 2GB de RAM e 32GB de armazenamento e um processador Atom.
Tentei instalar diversas distros no pc, tentei o chromium, o mint, o ubuntu, o xubuntu e o elementary os. Em todos, o problema quer eu enfrento é normalmente o mesmo: Drivers de rede. O notebook não possui entrada para cabo de rede, sendo assim preciso dos drivers de wifi funcionando assim que ligo. Só no xubuntu, a rede wifi funcionou na versão live, nos outros nem isso aconteceu. Entretanto, quando instalo o xubuntu e ligo o pc, ele não reconhece a rede wifi. Todos os sites que encontrei ensinavam a instalar os drivers por meio de programas que utilizavam internet.
Vale ressaltar que o windows também não reconhece os drivers, e eu tenho que instalar eles de forma manual depois da inicialização do pc. Consigo instalar por saber como o processo funciona manualmente no windows e baixo direto do site da multilaser os drivers, mas no linux não tenho conhecimento de como fazer essa instalação de forma manual. Todos os videos e sites que vi usavam um programa que precisava de acesso à rede. E isso não é uma opção.
Observação: Eu escolhi a versão de instalação completa em todos os sistemas que tentei instalar, no xubuntu, foi o único que tinha conexão com a internet durante a instalação, e achei que daria certo dessa forma, mas mesmo assim não funcionou a brede depois de instalado, quando entrei no modo live pelo pendrive novamente, a rede estava funcionando.
Observação2: Também tentei instalar o sistema em um pendrive e usei ele em outros computadores direto do pendrive, e funcionou normalmente, um pouco mais lento do que o normal porque estava no pendrive, mas quando espetei o pendrive no meu notebook após a inicialização, não havia conexão.

Alguém tem alguma ideia de como resolver o problema?

Tento sempre instalar o linux da maneira como sempre fiz em diversas máquinas que eu tive, essa é a primeira que está me dando dor de cabeça.

Por favor, me ajudem!

2 curtidas

Tenho um notebook do mesmo. Após várias tentativas. A única distribuição que conseguir roda, foi o Kubunto 19.04. Tudo pq o kernel 5.0. Conseguiu reconhecer os driver todos. Inclusive wi-fi e áudio. Tá com plasma fluido. Funcionando 100%. Faça o teste.

3 curtidas

Vou tentar. Muito obrigado cara!!!

Acabei de abrir o kubuntu na versão live e o som está funcionando, mas a rede não.
Consegue me explicar como fez?

Por incrível q pareça. Ele rodou com todos os drivers. Não ocorreu esse erro. Vou roda via Live. E te mando o print


Olha aí. Modo Live. Tudo reconhecido. Automático

1 curtida

Você pode tentar usar a ancoragem USB do Android pra compartilhar internet com o teu PC e partir daí tentar seguir os tutoriais que achou na internet.

2 curtidas

O Puppy deve rodar nele conforme esse vídeo:


Teste com um live-CD.
1 curtida

Olá, no caso você conseguiu instalar e só não conseguiu rede, eu não sou usuário do Linux e em todos os tutoriais que vi não consegui fazer o mesmo nesse notebook. Simplesmente a tela fica preta na hora que da boot pelo pen drive. Poderia me dizer como foi feita a instalação? Desde de já grato.

Olá, eu instalei o linux XUbuntu no meu e todos os drivers foram reconhecidos automaticamente. Tanto na versão live quanto após a instalação mesmo.

Aqui tem o tutorial: Formatar e instalar linux no Multilaser PC101 - Igor Fortes

2 curtidas

Estou enfrentando o mesmo problema, eu já instalei até o sistema Linux da Google, mas ficou sem áudio. Tentei agora o Mint, mas estou sem Wi-Fi, queria saber qual a solução pra esse tablete disfarçado de notebook

Amigo, pode me dizer qual a marca do driver de rede da sua máquina?