Olá,
Estou aqui tirando uma dúvida acerca do meu notebook multilaser PC101. É um notebook com placa de tablet, o que já é um empecilho por si só. Quando comprei, esperava instalar o linux nele para poder usar com mais qualidade, já que só tem 2GB de RAM e 32GB de armazenamento e um processador Atom.
Tentei instalar diversas distros no pc, tentei o chromium, o mint, o ubuntu, o xubuntu e o elementary os. Em todos, o problema quer eu enfrento é normalmente o mesmo: Drivers de rede. O notebook não possui entrada para cabo de rede, sendo assim preciso dos drivers de wifi funcionando assim que ligo. Só no xubuntu, a rede wifi funcionou na versão live, nos outros nem isso aconteceu. Entretanto, quando instalo o xubuntu e ligo o pc, ele não reconhece a rede wifi. Todos os sites que encontrei ensinavam a instalar os drivers por meio de programas que utilizavam internet.
Vale ressaltar que o windows também não reconhece os drivers, e eu tenho que instalar eles de forma manual depois da inicialização do pc. Consigo instalar por saber como o processo funciona manualmente no windows e baixo direto do site da multilaser os drivers, mas no linux não tenho conhecimento de como fazer essa instalação de forma manual. Todos os videos e sites que vi usavam um programa que precisava de acesso à rede. E isso não é uma opção.
Observação: Eu escolhi a versão de instalação completa em todos os sistemas que tentei instalar, no xubuntu, foi o único que tinha conexão com a internet durante a instalação, e achei que daria certo dessa forma, mas mesmo assim não funcionou a brede depois de instalado, quando entrei no modo live pelo pendrive novamente, a rede estava funcionando.
Observação2: Também tentei instalar o sistema em um pendrive e usei ele em outros computadores direto do pendrive, e funcionou normalmente, um pouco mais lento do que o normal porque estava no pendrive, mas quando espetei o pendrive no meu notebook após a inicialização, não havia conexão.
Alguém tem alguma ideia de como resolver o problema?
Tento sempre instalar o linux da maneira como sempre fiz em diversas máquinas que eu tive, essa é a primeira que está me dando dor de cabeça.
Por favor, me ajudem!