Wi fi caindo no ubuntu -22.04 e bluetooth desabilitado

Oi,

Fiz o dual boot e instalei o Ubuntu 22.04 LTS e estou com ploblemas com o Wifi que fica caindo e reconecta quando desligo e ligo o wifi novamente.

E o linux também não identifica o bluetooth do notebook.

Acredito que esses problemas tenham relação, pois tudo funciona perfeitamente no windows.

notebook acer aspire r3

Então… O que mais você vai encontrar no fórum e internet a fora é o pessoal P da vida com o Qualcomm Antheros. Minha sugestão é que experimente o Kernel 5.10 LTS, pois é o último que se há relatos de uma estabilidade em Ubuntu based com esse chip. Dá uma olhada no vídeo do Dio → Como instalar outro Kernel no Ubuntu (Pop!_OS, Zorin OS e Linux Mint) - YouTube
@Rodrigo_Chile

2 curtidas

https://forum.archlinux-br.org/viewtopic.php?id=10073

Texto copiado do link

Este adaptador integra wireless e bluetooth e normalmente o bluetooth acaba não sendo devidamente reconhecido pelo sistema. Observe abaixo.

Aqui demonstrando o wifi:

[jefferson@AcerNote ~]$ lspci

03:00.0 Network controller: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter (rev 01)

Aqui demonstrando o que deveria ser o bluetooth:

[jefferson@AcerNote ~]$ lsusb

Bus 002 Device 005: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 2.0 root hub

Acontece que “ID 04ca:3014 Lite-On Technology Corp. Qualcomm Atheros Bluetooth” é desligado após o carregamento do módulo acer_wmi. Então ele deve ser colocado na blacklist

/etc/modprobe.d/bluetooth-audio.conf
blacklist acer_wmi
Além disso, é bom adicionar btcoex_enable = 1 e bt_ant_diversity = 1 ao ath9k_htc_conf

/etc/modprobe.d/ath9k_htc.conf
options ath9k btcoex_enable=1 bt_ant_diversity=1
Agora basta reiniciar o sistema e lá estará ativado o bluetooth

[jefferson@AcerNote ~]$ lsusb
Bus 002 Device 005: ID 04ca:3014 Lite-On Technology Corp. Qualcomm Atheros Bluetooth

Referência: https://forums.opensuse.org/showthread. … cted/page3

1 curtida

Também tem aqui

1 curtida

Bem lembrado! Se não me engano uma das formas de quebrar o galho era usar o uma feature por vez…

1 curtida

Acredito que pelo kernel ser mais recente, pode ser que o Ubuntu 22.04 e sabores não apresentem o mesmo problema, não custa tentar

Desculpe, sou iniciante…
isso tem que ser feito no terminal?
Quando coloco os comandos no terminal da mensagem de erro

Tenta primeiro
Estou levando em consideração que usa gnome e que usa o gedit ainda como bloco de notas

sudo gedit /etc/modprobe.d/bluetooth-audio.conf

E adicione

options ath9k btcoex_enable=1

Salve e reinicie o pc.

Veja se funcionou.

Segui os passos do video, mas apesar do mainline dizer que a versão era a correta ao consultar a versão instalada trás outra informação
E agora? Como coloco a versão correta?

Quando tentei apareceu isso…

A causa pode ser este bug, provocado por um erro inserido por um dos desenvolvedores da Canonical no pacote firmware-linux: Bug #1969853 “No Bluetooth Found on QCA9565 (but replacing the a...” : Bugs : linux package : Ubuntu

No Ubuntu 22.04 LTS isso já foi corrigido. Em algum momento eventualmente chegará ao 20.04 LTS.

Na verdade falei errado, desculpa.
Aqui tá a informação certa

Tem várias versões 5.10 do Kernel basta instalar a mais nova? 5.10.117?

Ia fazer por esse VÍDEO mas fiquei na dúvida da versão porque no vídeo não aparece mainline test

Tenta com editor nano

sudo nano /etc/modprobe.d/bluetooth-audio.conf

Para salvar

Crtl +x