[RESOLVIDO] Ativação do bluetooth no PC com Mint 19.* derruba o Wifi

Meus caros, tenho um problema com o Bluetooth do meu PC que vem me impossibilitando de utilizá-lo. Toda as vezes em que ativo o Bluetooth no computador, o Wifi da minha casa se torna imprestável. Sei que há um problema crônico entre as redes Wifi e o Bluetooth, que se pode resolver alterando-se a faixa do modem (de 2.4 para 5 GHz). Meu modem não tem essa opção, mas algo que me chama a atenção é que esse problema só ocorre quando ativo o Bluetooth do PC, para conectá-lo a uma caixa de som, por exemplo; ao ativar o Bluetooth do celular para conectá-lo à mesma caixa de som, não ocorrem problemas com a rede Wifi. Isso pode ser algum problema de configuração no computador? Uso o Mint 19.2, mas isso já acontecia no 19.1.

2 curtidas

Esse problema acontece também no Deepin. Até desisti de conectar. No RaDix SO instalei o blueman e funciona de boa, Não derruba o WiFi.

Aqui no Mint não tem problemas.
Não entendo muito de redes sem fio, mas acredito que se a rede WiFi e Bluetooth estiverem na mesma frequência pode dar problemas.
Já tentou mudar a frequência do WiFi? :thinking:

1 curtida

Oi, Lissandro. Como eu disse ali, acho estranho ser o problema da frequência, uma vez que isso só ocorre quando ativo o Bluetooth do PC - ao ativar o do celular, o problema não ocorre. De todo modo, meu modem não permite essa alteração.

Obrigado pela força!

qual a saída dos comandos?
lspci -nnk | grep -iA2 net
lsusb

Seguem:

~$ lspci -nnk | grep -iA2 net
02:00.0 Network controller [0280]: Qualcomm Atheros QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter [168c:0036] (rev 01)
Subsystem: Lite-On Communications Inc QCA9565 / AR9565 Wireless Network Adapter [11ad:0803]
Kernel driver in use: ath9k
Kernel modules: ath9k

03:00.1 Ethernet controller [0200]: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller [10ec:8168] (rev 12)
Subsystem: Acer Incorporated [ALI] RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller [1025:108f]
Kernel driver in use: r8169
Kernel modules: r8169

~$ lsusb
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 001 Device 004: ID 04f2:b571 Chicony Electronics Co., Ltd
Bus 001 Device 002: ID 045e:0745 Microsoft Corp. Nano Transceiver v1.0 for Bluetooth
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

veja se funciona

crie o arquivo /etc/modprobe.d/ath9k.conf

e adicione

options ath9k nohwcrypt=1

reinicie o pc e veja se o problema persiste

Também sofro desse mal; mas não sei se é culpa do Deepin.

Qdo conecto com alguma coisa, a internet fica muito (aliás, absurdamente lenta). Mas sem conectar nada com o bluetooth ligado… Não há problemas de navegação.

1 curtida

alexwender

qual drive vc utiliza?

lspci -nnk | grep -iA2 net
lsusb

infelizmente, não funcionou, @swatquest

ok…

veja aqui

veja se funciona
Creating a file named /etc/modprobe.d/bluetooth-audio.conf with the following content:

options ath9k btcoex_enable=1 bt_ant_diversity=1

outra opção

echo "options ath9k btcoex_enable=1"  >  /etc/modprobe.d/ath9k.conf
exit

caro @swatquest ,

a primeira solução parece ter funcionado! criei o arquivo /etc/modprobe.d/bluetooth-audio.conf com o conteúdo options ath9k btcoex_enable=1 bt_ant_diversity=1 , reiniciei o computador, ativei o bluetooth e a internet funcionou normalmente. então reiniciei novamente, para testar outra vez a efetividade, e as coisas estavam funcionando como deveriam! =)

o único senão é que tive de rodar o comando “sudo rfkill unblock bluetooth” nas duas vezes em que reiniciei o pc, ou então não conseguiria conectar o dispositivo. dos males o menor!

se não for pedir demais, você saberia me explicar o que exatamente eu fiz ao criar esse arquivo com esse conteúdo?

muito obrigado pela ajuda!

ok…

recomendo testar só o btcoex_enable=1, no /etc/modprobe.d/bluetooth-audio.conf caso tenha utilizado este nome

options ath9k btcoex_enable=1

sem o bt_ant_diversity=1 e veja se continua o problema…

aqui está a explicação
https://wireless.wiki.kernel.org/en/users/drivers/ath9k/btcoex

basicamente
Habilita a coexistência de bluetooth

1 curtida

perfeito! funcionando normalmente, sem derrubar o wifi e sem ter que desbloquear cada vez que o sistema é reiniciado. muito obrigado, meu caro!
e obrigado também pelo link com a explicação.