#WaylandForce - Já experimentou o Wayland?

É possível usar o Wayland com placas NVIDIA? Terei muitos problemas?

Tenho essa mesma placa de video e também ocorria tearing ao redmensionar janelas. Como instalo o Wayland no Pop!_OS?

Tem um post aqui no fórum, mas coloca no terminal:

sudo nano /etc/gdm3/custom.conf

Depois, na linha que tiver o WaylandEnable=false é só botar como comentário, ou seja, com um “#” na frente da linha. Após isso, salve e reinicie a maquina. Ai na tela de usuario vai ter a engrenagem com a opção.

1 curtida

fiz uns testes quando usava o Zorin, agora até habilitei no Pop!_os mas esqueci de testar.
Muito bom o wayland, eliminou um problema bem estranho q descobri q é do X11, tem um notebook e uso teclado usb, quando mudo o teclado, o sistema da uma travada, o uso do cpu sobe, e ai faz oq tem q fazer, seja tecla de mídia ou uma tecla normal, já no wayland, não acontece nada

já usei o wayland sim, tudo funcionava normalmente, parecia até melhor honestamente (em performance)

1 curtida

Eu nunca experimentei o Wayland, mas já pensei em experimentar.

Eu já experimentei no Fedora e no KDE Neon, e não tive problemas.

1 curtida

:grimacing:

Possível é, mas sem problemas não. Não sei muito bem hoje, mas Wayland não lida bem com drivers proprietários, então um esforço é preciso; mas em algumas distros (não lembro de cabeça), já começaram a se mexer.

Por ser distro Ubuntu-based, se você procurar um tutorial de como instalar o Wayland no Ubuntu, creio eu que você consegue sem problemas.

É interessante usar o GNOME como DE pelo suporte nativo e por estarem sempre de olho nos bugs dele; mas se quiser usar algum compositor como Sway (recomendado) e river, fica a sua escolha.

2 curtidas

Estava ministrando uma aula hoje compartilhando minha tela pelo Firefox sem problemas algum usando Wayland e nem tinha percebido. Eu tenho o costume de trocar para o Xorg para compartilhar minha tela, mas acabei esquecendo hoje e felizmente acabei descobrindo que está funcionando 100%. Grata surpresa.

Só falta a NVIDIA tomar vergonha na cara. Wayland está pronto.

5 curtidas

Ainda me bato nessa de compartilhar tela por causa do discord, tenho q abrir ele no navegador pra funcionar, coisa q era só o pessoal ativar o recurso, ja q o app deles nada mais é q webapp

4 curtidas

Ainda é muito precário com NVIDIA, vamos precisar esperar 1 ou 2 releases das DEs para ficar minimamente usável (com sorte). A versão estável do driver atualmente é a primeira com ajustes em direção ao caminho certo.

3 curtidas

Interessante esse tópico!

Ja faz muito tempo que meu setup é plasma wayland com sway. Ontém/Antes de ontém que eu tirei o sway, porque eu não estava utilizando tanto. Agora vou adotar o wayfire, que eu vi que está exelente também. Quase nunca tive problemas com o wayland , mesmo tendo um intel e dois amd. Praticamente tudo mundo que não tenha nvidia, eu recomendo usar o wayland.

@Talls você ja usou wayland? :joy:

3 curtidas

eu passei a amar o wayland apos ver meu antigo notebook de 2006 rodando video do youtube em 720p(que é a resolução da tela dele ) sem travar, sem nenhum rasgo na tela, foi um show.
hoje só uso wayland, migrei até pro fedora para acompanha de perto.
ai me vem algumas pessoas me dizer que wayland ainda não esta pronto, mas é aquilo se niquem testar nunca fica bom.

2 curtidas

Top do wayland é que ele é construido já para não ter tearing, sem necessitar de truques e hardwares para isso…

2 curtidas

Usando a anos aqui, o legal é tentar usar o máximo de apps nativamente (sem usar Xwayland):

No Fedora 35 vai ser possivel escolher Wayland no login para os Nvidia user…

1 curtida

:wave:t2:

Dependendo do hardware e software do usuário, o Wayland é melhor.
Eu usava o Ubuntu desde 2008 até meados de 2019 com Xorg e funcionava legal. De repente em uma atualização, começou a causar tearing para todos os lados, até para digitar. Testei o Wayland e acabou o problema.
Depois fui para o Arch e usei direto o Wayland. Fiquei 9 meses no Arch.
Tempos depois, mês passado, instalei o Gentoo e resolvi testar o Xorg para ver. Vai que resolveram o problema. Nada, o mesmo tearing para todo lado. O jeito foi o Wayland e funciona que é uma maravilha!

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

O bom é que hoje testar é mais do que nunca uma escolha, uns 10 anos atrás uma DE decidia se reinventar e várias distros iam jogando o que vinha em seus releases “estáveis”. O irônico é que agora quem faz isso é o Windows.

1 curtida

Dev do Fedora / RedHat que está trabalhando em conjunto com Nvidia para compatibilizar seu driver com desktop Linux moderno, está tendo progresso na sessão wayland! Ainda não vi testes com o driver beta…

2 curtidas

Queria usar o Wayland, mas com duas telas e placa Nvidia, sem chance! :cry: