Recentemente foram descobertas vulnerabilidades graves no CUPS, o sistema de impressão utilizado por muitas distro Linux. Entenda o problema e como evitá-lo em seu computador.
Eu tô aqui no Linux Mint (Debian Edition) e como não uso impressora, desinstalei o cups
Para apenas desabilitar o cups:
systemctl mask cups
systemctl mask cups-browsed
Ou para desinstalar:
sudo apt autoremove --purge cups cups-browsed
Uma vulnerabilidade de segurança não significa que o sistema está uma completa peneira. Aliás, lendo sobre essa vulnerabilidade, vi que não era tão simples lograr uma “invasão”. No mais, usar um firewall ajuda bastante para muitas ameaças, inclusive a mencionada.
no ubuntu já atualizou.
Eu só percebi que isso era grave quando vi a Canonical colocar um aviso no apt via linha de comando avisando sobre essas correções. Achei bacana da empresa lance tão rápido a correção e avisar o usuário.
Alguém saberia dizer a partir de qual versão do CUPS isso já foi corrigido?
Nas versões stable:
2.4.2-3+deb12u7 - debian
2.4.7-1.2ubuntu7.3 - ubuntu
Valeu! Muito obrigado!
[off topic]
@help, uma curiosidade, qual versão do Debian você usa? Stable, testing ou unstable?
@msteles eu uso o 12 em stable, mas volta e meia estou ativando o testing para puxar um pacote em uma versão mais atual. Estava até pensando em fazer a loucura de ativar o testing de vez e pegar o gnome 46, porém meu workflow está lindo assim do jeito que está kkkkkk
Obrigado pela resposta. Estou pensando em instalar o Debian em uma máquina que tenho parada aqui, por isso a pegunta. Nunca usei o testing, mas me disseram que é ótimo para desktop e bem estável.
É muito estável, sim. Não tenho do que reclamar.
Aliás, se decidir instalar, há este excelente guia do KairanD:
Valeu! Tks
Debian 12 atualizou.