Depois de umas 2 semanas de uso do KDE Neon, resolvi voltar pro Lubuntu.
O motivo foi, o meu PC é bem fraco para o KDE Neon e também tenho apenas 2gb de RAM, ai acontece que quando ficava no Firefox as vezes as guias recarregavam e também o PC travava por alguns minutos, o que era bem chato.
Lubuntu é o único sistema que sei que funciona bem no meu PC mas eu queria usar outros sistemas que talvez eu gostaria demais e usasse no lugar do Lubuntu.
Pensando em usar o Linux Mint Cinnamon ou o MATE (XFCE eu não consigo gostar e o meu PC nunca se deu bem com XFCE por alguma razão).
Alguma ideia de alguma outra distribuição que possa ser legal usar neste PC:
LG R410
Intel Pentium 4
2Gb de RAM (tem outro slot mas não posso comprar outra RAM pra por, e também seria uma obra pra colocar)
Existem duas bifurcações do Lubuntu. Uma com LXQT (20.04 em diante) e outra com o LXDE (até a versão 18.04), sendo esta segunda bem mais leve. Você pode experimentar o BusenLabs, que é o Debian com instalação facilitada e com i3wm openBox (uso ele num Atom de primeira geração com 2Gb de memória) ou uma com base no Arch, como por exemplo o ArcoLinux (ISO ArcoLinuxS). Se quiser testar algo mais leve ainda, Bodhi Linux. Só tenha em mente que não adianta o sistema subir com ~200Mb, pois os programas que você usará, como o FireFox, consumirão a medida que você usa (logicamente) @KairanD
Somente uma obsevação sobre o Busenlabs, o mesmo utiliza o gerenciador Openbox e não o I3WM, se procura ter a mesma experiencia mas quer algo base Arch a recomendação seria ArchLabs Linux.
Voltando ao assunto do tópico, com esta configuração minha recomendação seria de distros à qual o usuário mesmo se encarregue de configura-la, mas caso não for de seu interesse fica duas recomendações abaixo…
Meu amigo, seu pc esta bem limitado, mas nada impede de utilizar ele para programar ou fazer outras tarefas, testei muitas distros em pc similares ao seu, com procesadores pentium t4500 fazendo upgrade de procesadores e de memorio, o qual por minha experiencia nao recomendo.
Recomendo um zorin os lite, ou raspbian os, ou alguma versao bem clean e leve de Gnome como fedora, ou pop os (na versao 18.04).
Se voce conseguir comprar um notebook com intel de terceira geracao i3 3110m iou i5 3130m que sao bem economicos, com dual channel, funciona linux de maravilha, roda jogos competitivos muito bem, LOL, CS GO, tudo com 80fps e nao tem nada de diferenca com notebooks novos de decima geracao.
Se seu Computador é muito das Antigas,o Distro Hoping Mais amigavel pra você seria o - LInux Lite,MX Linux,e o Linux Mnt LMDE 32 bits,na pior das hipoteses,mas que XFCE não se dá bem com sua máquina,não entendi?voce está usando live iso?se voce está usando Lubuntu é que o caso é grave.Agora Pentium 4,é muito das Antigas,esqueça Jogos da Steam e o máximo de 3d que sua máquina vai rodar é um CS 1,Um Red Eclipse,um Xonotic,um Speed Dreams,Open Arena,isso de jogo pra pc.De Emuladores So Vai rodar bem o De Playstation 1 e Nintendo 64,o Resto,só joguinho 2d de Luta do MAME tipo Kof e afins,e pra programar,só se for projetinhos,pra compilar num pentium 4 hoje em dia,coloca uma barraca de praia lá perto.
Eu não jogo jogos, no máximo Just Dance Now que só precisa de um navegador, e Minecraft (usando o Linux Minecraft Launcher) dois jogos que eu jogo muito e ambos rodam perfeitamente bem.
XFCE por alguma razão é horrível no meu PC, não sei se foi por causa das distros que já usei, Zorin OS Lite e Xubuntu, tudo é lento, a navegação é pior ainda.
Entendi,cara acho que se o Lubuntu,pra você foi descomplicado,eu só aconselho é ir mudando o tema de janelas e de ícones,pra não enjoar ,o Suporte de Hardware do Ubuntu é o melhor até então…é um sistema muito leve,se voce não joga muitos jogos melhor ainda porque aqueles unicos rodarão com uma performance até melhor ,porque dai pra frente o mais leve que eu conheço,no radical do termo é o Openbox,qualquer distro linux com o Open Box,mas ele é bem pouco intuitivo.Existe o Mabox do Manjaro,o BunsenLabs que é debian,mas pra camarada iniciante que usa o linux como substituto do Windows,no dia a dia,eu recomendo o Lubuntu ou o Mint LMDE 32 bits(solução radical),mas os outros que eu citei podem resolver se voce enjoar…mas não posso garantir nada pois não usei nem Anti X,LXLE,Linux Lite e Mx Linux
O Mabox é uma distro independente, não um spin do Manjaro. Por sinal, um spin deles que vc pode testar é o Manjaro com MATE, bem levinho tbm.
E quem é responsável pelo suporte a periféricos é o kernel, não exatamente a distro - evidentemente cada distro ajusta o kernel, os headers e o arquivo de firmware… eu sugeri as acima pq sei que são otimizadas para equipamentos fracos e/ou antigos.
Se vc usar navegador de terminal, vc não tera nenhum lag, mas se você for usar navegador comum, você vai sentir umas travadinhas de vez em quando, bom pelo menos vc vai ter um OS atualizado.
Instala o Lubuntu 14.04 e assina o suporte de 10 anos, o suporte estendido para uso pessoal é permitido e gratuito para ate 5 maquinas.
Boa opção. Mas o Lubuntu 16.04 deve ser considerado.
O AntiX é excelente para máquinas antigas, o problema dele é não suportar Flatpak e Snaps.
Já o Q4OS versão com o Trinity Desktop Environment suporta tudo o que o Ubuntu 22.04 suporta e entrega um desktop bem leve.
A questão é sempre o navegador, não tem como acessar sites modernos com pouca memória RAM.
Navegador pra ele tem de ser o Midori ou Elza Browser app image
e pra ele ver video no youtube a Soluçao vai ser ele baixar o Smplayer
ele tem suporte ao youtube,e é muito melhor que o VLC em termos de desempenho.Falo isso porque já testei em museus que eu tinha e dá muito certo.
Eu não sei se você conhece mas testaria o Alpine Linux. Ele é muito leve e minimalista. Daria para instalar uma DE ou WM mais leve e utilizar o qutebrowser.
Seria realmente muito leve e com pouquíssimos pacotes instalados.