Eu ficaria com o Lubuntu 22.04 LTS mesmo. Novinho em folha. Bem organizado. Teve bom desempenho nos testes do Diolinux. É time que está ganhando.
Eu seriamente estou pensando nisso, eu acabei esquecendo do porque que eu não gostava muito do 20.04, e sim do 21.10.
Quando eu ter um tempo, eu vou instalar o Lubuntu 22.04
Tenho o Lubuntu 22.04 LTS instalado num notebook Compaq só com 2 Gb de RAM, e seu desempenho é mais que satisfatório. Não é o sistema mais leve, mas é suficientemente leve, com a vantagem de ser muito prático. Os colegas aqui deixaram excelentes dicas, de todo modo.
Eu insisto no Q4OS com Trinity Desktop Environment, nessa distribuição você terá todo o repositório do Debian Bullseye e a possibilidade de usar Snaps, Flatpaks e Appimage.
A distribuição inicializa consumindo menos de 300 mb de RAM.
O desktop é ao mesmo tempo leve e moderno. O TDE é o ambiente de desktop mais leve e funcional que existe, pois ele tem aplicações para tudo o que você precisa: editor de textos para programadores, gerenciador de arquivos repleto de funcionalidades, compressor de arquivos, aplicativo de música, aplicativo de vídeo, etc.
Lista de aplicativos que fazem parte da coleção do TDE:
- Gwenview: visualizador de imagens repleto de recursos;
- Digikam: software para gerenciamento de imagens, ideal para fotografia;
- Chalk: editor de imagens;
- Karbon: editor de ilustrações vetoriais;
- Kolourpaint: um editor de imagens similar ao Paint;
- Kooka: aplicativo de OCR e digitalização;
- Ksnapshot: aplicativo para capturar a tela;
- Konqueror: gerenciador de arquivos e navegador web;
- Dolphin: gerenciador de arquivos remodelado;
- Kmail: cliente de e-mail;
- Kopete: aplicativo de mensageiro instantâneo;
- Akregator: agregador RSS;
- Kontact: gerenciador de informações pessoais;
- Amarok: reprodutor e organizador da biblioteca de música;
- Krec: gravador de som;
- K3b: gravador de CD/DVD;
- Kaffeine: reprodutor de vídeos;
- Kivio: editor de diagramas;
- Kword: processador de textos;
- KMyMoney: gerenciador financeiro pessoal;
- KPdf: visualizador de PDF;
- Kspread: planilha;
- Kexi: aplicativo de banco de dados.
Além disso, você pode rodar outras aplicações, mesmo aquelas do Gnome, do KDE, feitas em QT3, QT4, QT5, GTK2, GTK3, GTK4, Python e tantas outras.
Uma outra opção seria o Puppy Linux, mas a ideia do Q4OS com Trinity é ótima, um desktop funcional e leve, ainda se mantém na base Debian que não vai sair tão longe do Lubuntu que usa hoje.