Vocês usariam o Slackware?

Eu vou editar, valeu pela sugestão.

Eu usaria pelo aprendizado, mas não como sistema principal. Estou esperando a versão 15 ser lançada pra colocar em dual boot pra testar.

Conseguiu editar? Se não, cria uma nova votação.

Não, disse que não dava mais pra editar depois dos primeiros 5 minutos.
Vou criar uma nova mesmo.

1 curtida

EDIT: Depois de algumas complicações com o Xorg no current, resolvi usar a versão Stable mesmo.

1 curtida

Como programador, entendo que um sistema operacional é como uma linguagens de programação, UMA FERRAMENTA. Já fiz aplicações web/desktop no Slackware, já usei no meu notebook pessoal por alguns meses e só retirei por gostar de formatar mesmo.

1 curtida

Que bom, amigo. Slackware é uma ótima distro caso você esteja muito disposto a aprender.

Como eu instalo? A instalação e grafica ou e via terminal?

1 curtida

Não é gráfica, é no terminal só que automatizada. Com aquela interface TUI, eu posso criar um tópico ensinando a instalar.
E tem duas opções: Current e Stable. O current é igual o Arch Linux: Tem sempre as versões mais atuais de pacotes. Mas tem que atualizar sempre, pois novas coisas aparecem diariamente; Se não prestar atenção nas atualizações, provavelmente vai acabar quebrando o sistema.
Já o stable é beeem diferente, a última versão lançada é a 14.2 de 2016, 5 anos atrás, mas é boa pra quem gosta de distros estáveis assim. Eu mesmo gostava bastante de RR, hoje curto coisas mais estáveis.
Você que escolhe.

Eu adoraria.

1 curtida

Ok então, só eu colocar um Virtualbox aqui e preparar tudo. :v:

2 curtidas

já usei slacué lá na versão 8, quando acreditava que quem dominava o slack entendia de linux. descobri que quem dominava a distro entendia só dela e mais nada. aquela ausência de dependencia que mais atrapalhava do que ajudava, e a eterna birra do Patrick J. Volkerding com o PAM, tornaram-se sem sentido pra mim.

Bem, o PAM taí firme e forte, ou se nem firme ou forte, continua vivo. O Patrick sumiu, o slacué tá órfão e perdido no tempo e no espaço.

1 curtida

Dizem que é no Slackware onde você aprende muitos comandos do Linux e o que eles fazem, e realmente eu aprendi vários. Mas aprendi muitos com as outras distros. Sobre o Slackware estar parado no tempo, eu até concordo, Distro de 2016 hoje não vale muito, provavelmente tem até pessoas que pensam que foi descontinuada, mas não foi. Só que mesmo assim, eu uso tranquilo sem reclamar, muitas vezes quando aparecem erros eu fico sem saber o que fazer até inventar uma gambiarra pra “resolver”. Em relação as dependências tem o slpkg, que resolve as dependências. Mas muitos provavelmente não gostam dele porque ele é muito fácil numa distro difícil, mas eu gosto. E como eu sempre disse e vou dizer: Slackware 15 vai mudar tudo.

2 curtidas

Estou tentando, desde 2017.

A edição “stable”, de 2016, com KDE4, me desapontou de imediato. Aí descobri a ISO Live “current” do AlienBOB com KDE5, e substituí na mesma hora.

Na época, a ISO by AlienBOB vinha com quase todos os pacotes que eu precisava, e consegui instalar mais alguns, como o Conky, speedtest-cli etc., que alguém já tinha preparado e deixado prontos para usar.

Além disso, o AlienBOB avisa sempre que lança uma nova versão do KDE Plasma, e fornece explicações bastante detalhadas.

A maior “dificuldade”, é que tenho várias outras distros mais “fáceis”, em dualboot, por isso acabo não investindo muito no Slackware.

Quando eu tinha Windows, até 2016, também era tentador ir deixando o Linux para depois. Só no final de 2015 resolvi forçar a mudança, e seis meses depois deletei o Windows. Nunca mais vi o Linux como “problema”. Nunca mais me faltou tempo para resolver tudo nele. Agora, só falta o Slackware.

1 curtida

Nunca usei e tenho bastante curiosidade… Particularmente não sei nada sobre e gostaria de saber mais, falta só ir atrás mesmo AHAHA

2 curtidas

Cara, se quiser saber bastante, você ainda tem muito pra ver. kkkkkkkk

1 curtida

to sabendo, assim que bater a disposição pretendo mergulhar fundo e aprender mais.

1 curtida

Isso mesmo, mais se você quiser aprender mais sobre o linux, você até vai gostar do Slackware. Foi assim comigo.

1 curtida

assim vc vai fazer eu parar de trabalhar HAHAAH

1 curtida

Kkkkkkkkkk