Vocês sentem falta de CD/DVD?

Nossa, que caros! Pra q isso??

Eu lembro desses CDs pretos no Playstation quando se comprava algum jogo original mas tambem queria saber o pq. ( ja vim vermelho tbm)

1 curtida

Além de serem raros, usam uma tecnologia mais sofisticada de até 52x, são mais resistentes à riscos e perda de dados por desmagnetização (são perfeitos para gravar jogos de PSX, CDs-multimídia e CDs de áudio) eles tem qualidade profissional. É claro que existem alguns que são falsos apenas pintados de preto.

2 curtidas

São de alta qualidade.

2 curtidas

Sentir falta não sinto não, mas tenho boas lembranças de quando eu ripava vários jogos de PS2 estragados para um DVD virgem… Bons tempos :).

A indústria ainda tenta:

Eu sempre torço para quem algo vingue, principalmente para o uso em backup. Ter alternativas é legal. Não gosto que tudo seja APENAS em nuvem.

2 curtidas

Não sinto falta da “época”, porque seria retroceder ao tempo em que não havia opções melhores.

Dos DVDs, propriamente ditos, não sinto falta, porque tenho um dispositivo (Sata3, acho) no PC-desktop. – Enquanto houver dispositivos e discos no mercado, provavelmente vou sempre incluir na montagem dos meus futuros PCs e continuar usando.

CD já sumiu do mercado. – Se ainda existe, as lojas do lugar onde moro não oferecem mais. – Mas a verdade é que há muito tempo não encontro quase nada que caiba num CD.

Uso para “queimar” imagens ISO e rodar sessões Live ou de instalação direta. – O boot demora bastante, como o colega já observou, mas é só 1 vez, e dá para tomar um café, fazer um cigarro de palha, capinar um pedaço da roça. – Guardo CDs e DVDs desde os tempos do Kurumin 5, e continuam funcionando (dentro do possível). Só não tenho ISO’s de um período em que preferi usar Live Pendrive (e que depois acabava apagando).

Também tenho mais de 100 CDs / DVDs com “backups” feitos desde 1990. – Os mais antigos são principalmente velhos arquivos MS Word, desenhos “exportados” do AutoCAD (.dxf, que o CorelDraw “importa”), e softwares pré-históricos, como XTree, SkyGlobe, Flight Simulator etc. (sim, funcionam, pelo menos para lembrar como eram). – Os mais “recentes”, incluindo milhares de fotos digitais e instaladores que o Wine ainda reconhece, copio de volta para o HDD 1TB, pois é muito chato ficar buscando nos CDs / DVDs (sim, tenho um índice de cada CD / DVD, em TXT – e o CTRL+F do Dolphin encontra as coisas no “conteúdo” desses TXT’s).

É importante ficar atento aos sinais de que uma tecnologia vai desaparecer, e tratar de copiar para a tecnologia seguinte. – Por exemplo, perdi tudo que eu tinha em Disketes 5¼ do velho SO Apple 8bit e em seguida os Disketes 5¼ gravados pelo SO CP/M 8bits, pois quando tentei transferi-los para o mesmo tipo de Disketes em formato IBM-PC 16bit, já não existiam serviços para isso. Perdi o momento certo. Daí por diante, fiquei mais atento.

Por isso, só tenho backups do IBM-PC 16bit em diante (1990). – Quando dispositivos para Disketes 5¼ e 3½ começaram a cair em desuso, copiei tudo para Disketes ZIP-Drive – e pouco tempo depois, para CDs / DVDs.

Não vejo nenhuma tecnologia à vista, para desempenhar esse papel. – Tudo que ainda posso precisar, está copiado no HDD 1TB (Depot1), com backup no SSD USB 1TB (Depot2). – No fundo, velhos backups ocupam pouquíssimo espaço. Quanto mais antigos, menores os arquivos.

1 curtida

Eu,Sinceramente,só tenho saudade é do disco de Vinil.Cds e DVDs com a Tecnologia de Hoje,se tornaram frações pífias de Armazenamento de Dados.Claro que isso é uma faca de dois gumes,por um lado você tem Terabytes de Armazenamento,por outro,e se um dia você perder todos os seus dados em um SSD destes da vida?,e se a internet sofrer um Apagão?no caso de uma guerra nos EUA e um outro país inviabilize a transmissão de dados,sua nuvem já era meu filho.Então A Gente Hoje tem de confiar na durabilidade dos Novos Hard Disks,estamos na mão deles,lógico que surgirão novas tecnologias,portanto,salve o que voce puder salvar,não deixa pra amanhã.

Me lembro do meu finado notebook HP G42 que tinha um Gravador cd/dvd com lightscribe, os CDs eram mais caros coisa de 5~7 R$ na época mais era interessante deixar os CDs personalizados para diferenciar e dispensava escrever a mão no disco com caneta. Personalizei muitas CDs de musicas, SOs, documentos com Sasha Grey…

1 curtida

Honestamente já tem mais de anos que não uso meu drive de dvd/cd… mas ainda tenho muitas mídias guardadas e pelo visto não são relevantes para uso, porém não consigo me livrar deles rsrsrs.

Para toda e qualquer mídia a “dica de ouro” é nunca confiar. Se os dados são importantes, o ideal é sempre ter uma cópia, independentemente de qual mídia seja.

Eu aqui tenho um SSD para o sistema operacional e três HDDs: um para coisas sem importância, como jogos, e outros dois com meus preciosos dados. Os HDDs de dados são criptografados e eu mantenho cópias atualizadas a cada 6 meses em HDDs externos criptografados de mesmo tamanho.

Os arquivos que uso para trabalhar frequentemente eu edito direto na nuvem (Google Drive), e a cada seis meses coloco o que já foi finalizado no disco (antes do backup). Também mantenho cópias frequentes dos arquivos da nuvem no cartão SD do meu smartphone.

Dessa forma, a minha perda se um disco falhar - ou mesmo se a nuvem for perdida, o que é bem improvável - tende a zero ou quase zero. No futuro pretendo trocar todos esses HDDs por SSDs, mas por hora vou usando até estragarem.

1 curtida