Vocês sentem falta da época que cd/DVD eram bastante populares?
Pessoalmente não, mas uma vez ou outra alguém vem desesperado pedindo pra copiar algo de CD ou pra gravar algo em CD e não conseguia achar quem o fizesse.
Me faz falta sim. Tenho dois drives de dvd usb…
Pouca falta.
Um exemplo é se eu quebrar o meu SO, sem estar utilizando dual boot, ou mesmo se eu quebrar o Grub, sem possuir alguma distro já pronta no pen drive.
Nesses momentos um DVD gravado com uma distro quebraria o galho.
Mas além disso, não sinto a menor falta.
Um dia eu senti falta e resolvi queimar a iso netinstall do debian para instalar o sistema.
O boot demorou uma eternidade! Eu achava que com o pendrive lento era ruim ter que ficar uns 3 minutos esperando, no DVD demorou uns 15 minutos! Dava para ouvir o dispositivo procurando os arquivos e mandando a cabeça do leitor pra frente e pra trás igual louco.
Aí eu lembrei porque caiu em desuso… O uso é aceitável apenas para atividades em que ocorra leitura sequencial dos dados, como backups ou arquivos de vídeo.
Uso até hoje e não abrirei mão e enquanto puder de mídia física. Todas minhas instalações de sistemas operacionais foram com mídias físicas.
Man, drive em q sentido? DVD usb? Achei um pouco confuso seu comentário, se puder explicar melhor eu agradeço!
Não, pq uso até hj. Meu note tem leitor/gravador de DVD…
como queria isso no meu note…
Eu não sinto falta, mas eu achava legal quando comprávamos algum sistema ou game e vinha o box, eu costumava colecionar os Box.
Eu tenho ate hoje um BOX do Windows XP, que guardo com carinho para se lembrar.
Hoje, para meu uso, eu não sinto mais falta. Inclusive recente fiz uma “sessão desapego” e joguei fora várias mídias que não iria utilizar com coisas obsoletas.
Ahhhhhh, tendi. Eu tinha um destes, acabei vendendo.
O interessante e que ate hoje vem notebooks com leitor de dvd/cd, o da minha irmã e assim ela comprou no final do ano passado, tem certa utilidade principalmente pra recuperar alguns arquivos, mais prefiro pendrive.
qual marca/modelo? (20 carac.)
Dá para dar boot por esse negócio?
E um asus vivobook de 2019
Sim. Exatamente da mesma forma que daria boot em um drive sata ou pata
Falta nenhuma, tanto que retirei o drive de DVD do meu notebook pra usar um SSD no lugar.