Vocês já tiveram a idéia de criar uma distribuição linux (ou remaster de uma)?

Olá! Eu fiquei bem curioso com esse tema, principalmente pelo fator de “customização” que você conseguiria após realmente fazer uma! Mesmo sendo um trabalho complexo de se fazer, ainda é um aprendizado íngreme sobre elas e, te dá uma experiência de software muito ampla, fazendo você pesquisar em fóruns, wikis, sugestões e suas próprias conclusões para fazer o projeto.

Minha dúvida é, vocês já tiveram isso? se sim, continuou ou parou o desenvolvimento? se puder contar como era e os motivos dela ser assim, agradeceria

Eu acho que a equipe do TigerOS pode dar uma boa resposta neste tópico.

O Dio também já teve sua distribuição… lembrei agora

eu não duvidaria saber que ele teve (ou teria)

Eu só comecei um remaster de um remaster do arch com instalador calamares e kde plasma desisti pq da muito trabalho e ja existe distros melhores com tudo q preciso mas é muito divertido e aprendi bastante.

Sim, lembro do kang “Eu nasci no século 31. Uma época em que tudo já havia sido descoberto. Tudo já havia sido inventado. Não restava nada para conquistar.”

pensei algumas vezes em criar uma distro com softwares e ferramentas específicas, mas desisti da ideia porque quase qualquer distro serve para ser instaladas as ferramentas então não tem uma diferença tão significativa

não. nunca.

Ideias, eu já tive 396 zilhões – mas felizmente sou um procrastinador profissional! – Fico olhando a ideia, pensando nos requisitos, custos, trabalho, consequências… e 99% das vezes, deixo quieto.

Uma coisa, é fazer um “remaster”. – Você configura uma distro, personaliza, tira umas coisas, bota outras. – No final, clica numa ferramenta, e gera uma ISO.

– Oba! – Se acontecer um desastre, basta instalar de novo – tudo redondinho.

Seis meses depois, aquela ISO já ficou superada.

Nunca fiz isso. – Mas, instalei o Knoppix num Pendrive, “com persistência” – ou seja, com uma partição gravável para guardar modificações.

Seis meses depois, já estava superado.

Outra coisa, é oferecer sua ISO para outros usarem. – Todo dia, você precisa fazer atualizações. – Precisa ter um repositório para disponibilizar as alterações, correções, atualizações.

E um canal para o povo apontar bugs, problemas, pedir novos recursos.

Você acorda de manhã, escova os dentes… e descobre 300 pedidos na fila! :rofl:

Melhor, não.

eu acho que é muito trabalhoso, melhor seria criar um mirror para ceder espaço para os poucos projetos nacionais que já existem e focarmos no marketing para ajudar estes projetos crescerem