Você migrou totalmente para o Linux e esqueceu do Windows, ou aquele dual boot maroto esta presente?

vlw, cara joguei alguns games no período que usei o Mint, funcionavam muito bem e ate mesmo os que usei no wine, talvez seja esse o motivo tbm de querer migrar, poder jogar e ter uma produtividade ótima e um sistema muito bonito.

Sim, essa questão dos jogos evoluiu muito nos últimos 2 anos, com o desenvolvimento do Proton e do Lutris. O Proton permite que os jogos da Steam rodem em sua maioria transparentemente no Linux, e o Lutris fornece ferramentas para facilitar a instalação dos jogos (inclusive de emuladores para video-game), incluindo scripts já prontos que instalam e configuram os jogos automaticamente. O Lutris também permite usar o Proton e outras versões otimizadas do Proton/Wine para rodar os jogos. Ou seja, uma combinação perfeita!

Edit:
Esqueci de citar a GOG, também, que disponibiliza uma parte dos jogos em formatos próprios para o Linux, bastando baixar e instalar. O Lutris permite importar os jogos diretamente do GOG, fazendo o login no GOG pelo aplicativo, e instalar os jogos em poucos cliques.

1 curtida

ARK, Dota2, Brawlhalla, Skylines, CSGO, Creative Destruction, DST, DS, Hero Siege, Rising World, Tomb Raider
Tem outros mais eu nem jogo a maioria peguei de graça acabo nem jogando.
Eu tenho para mim comprar so jogos que rodam nativamente no LinuxOS eu ate coloquei o SteamOS+Ubuntu no filtro da Steam.
Já tem mais de 7 anos que estou sem dualboot.

1 curtida

Quando migrei foi 100%. Na unha. Tem alguns meses. Problema que o mais estressante não é buscar ajuda em alguma dificuldade. Problema é ficar ouvindo que o problema não é o sistema, o problema não é programa… Software empurra pra Distro, Distro empurra pro Software… alguns culpam a GUI e no fim mesmo você acaba culpado porque precisa algo nonfree no sistema e isso vai contra as regras da comunidade.

Usuário comum sofre. :rofl: :rofl: :rofl: Na instalação de uma distribuição devia vir lá o asterisco com aviso das faculdades e cursos que te habilitam enquanto usuário. :rofl: :rofl: :rofl:
Obs: Não penso isso mas assim fazem o leigo se sentir.

Sobre softwares… vai depender do que usa, não, não existem softwares à altura da Adobe ou Microsoft Office. Sempre tem um “se” ou “porém”. E não falo dos motivos. Alguém vai falar que a culpa é X ou Y… no meu ponto de vista não me interessa, sou usuário… não tem nada como Adobe o Office…

Então, minha postura hoje é, teste os software no Windows. Baixe os programas no Windows primeiro. Tem LibreOffice, tem Gimp… enfim toda a turma tá lá. Não precisa de um sistema “Linux” pra rodá-los.

Pra uso “civil”, internet… um documento ou outro… abrir seu banco pagar umas contas. PDF… imprimir algo… creio ser praticamente imbatível o Linux.

2 curtidas

Bom eu esqueci o Windows mas sinceramente pra mim tanto faz, tanto Windows quanto Linux pro meu uso os dois fazem a mesma coisa eu só to no Pop!_OS porque foi o último SO que instalei e agora tenho preguiça de fica formatando kkkj mas como eu disse pro meu uso eu não vejo nenhuma vantagem em nenhum dos dois sistemas é literalmente a mesma coisa.

3 curtidas

Só Linux há alguns anos. Não sinto falta do Windows nas minhas atividades.

2 curtidas

Mesmo utilizando Arch, passando pelo Slack por um tempo eu ainda mantenho o dualboot por conta do C# e jogos.

Aproveitando o tópico, alguém poderia me explicar o motivo das pessoas terem aquele ódio por um sistema operacional? As vezes eu vejo o pessoal que trabalha na área, que precisa ter um conhecimento um pouco mais “avançado” com sistemas falarem mal por um problema simples que pode ocorrer em uma máquina e na outra não e preferem reclamar na internet que só resolver, se referem Windows como “ruimwindows” e outros apelidos aleatórios só para denegrir. Eu sinceramente não consigo entender o real motivo da pessoa propagar ódio por um sistema, ao meu ver isso só afasta as pessoas de qualquer diálogo e possível migração para o pinguim futuramente.

Eu particularmente comecei a utilizar Linux lá em 2011-2012 com Ubuntu 9.4 se não me engano, e pelo fato de não saber instalar drive de rede no Windows 7 e está tendo aula de Linux no curso, desde então eu passei a testar quase todas distros sempre mantendo em dualboot ou instalando em um HD secundário.

Não vejo uma explicação lógica para uma pessoa tratar um sistema como uma religião, se o Jim Zemlin que é o diretor executivo da Linux Fundation usa Mac, por que um usuário comum do Linux iria brigar pelo sistema do outro?

Sistema são só ferramentas, alguns podem ter caminhos diferentes, porém chegam no mesmo fim.

1 curtida

Tava somente no Linux um tempo desses, mas meu windows é uma plataforma de jogo, eu costumo chamar o windows de Fliperama, só uso mesmo pra jogar…

" - Ah, mas hoje em dia Linux ta bom pra jogar…"

Não para o meu Hardware, por incrivel que pareça tenho mais desemepenho em jogos no Windows do que no Linux.

!

4 curtidas

Dual boot em quase todos os meus sistemas.

1 curtida

Suponho que sim, ainda mais que os drivers da AMD para Linux são open-source e já vêm no kernel da mesma forma como acontece com os da Intel, então dariam menos dor de cabeça se comparados aos da Nvidia.

Mas nunca tive um computador com placa de vídeo dedicada, portanto não tenho experiência, falo só com base no que leio nos fóruns.

1 curtida

Tamo junto, meu hardware é novo mas acho muito mais fácil jogar no Windows! Para mim só serve para isso hoje em dia. rsrs

2 curtidas

Opa.
Uso Linux a aproximadamente 8-9 anos, e tirando o primeiro ano em que fiquei hora no Linux hora no Windows. No restante do período uso exclusivamente o Linux. Se acostumar com algo pode ser um ponto positivo ou negativo dependendo de cada pessoa. No momento em que optei por usar Linux eu abri mão de algumas facilidades no mundo Windows, e adaptei minha rotina ao mundo Linux. Hoje após esses anos de caminhada me adaptei de tal forma ao Linux que recentemente precisei instalar o Windows no Pc da minha mãe e não posso mentir eu fiquei perdido (esquecido kkk) em alguns comandos e processos pós instalatórios. Os dois sistemas tem prós e contras. Vejo muita gente querendo o que tem de bom em um sistema funcional em outro, se esquecendo que muitas vezes o usuário precisa abrir mão de determinados “costumes” e facilidades pra ter um ambiente que o atenda.

Até mais.

1 curtida

Na minha opinião, acho que é possível migrar 100% para o Linux quando:

1- Você não trabalha com softwares importantes que não funcionam no Linux. Se trabalha, creio eu que até dá para fazer algumas cambiarras, mas tenho minhas dúvidas se isso não interferiria no funcionamento ou na produtividade;

2- Quando vc está disposto a aprender a usar outros softwares ou mudar a sua maneira de trabalhar;

3- E quando vc se desapega dos seus softwares/jogos favoritos ou descobre que não precisa deles para “sobreviver”.

Houve uma época que para mim era impossível migrar para linux, pois, alguns softwares que precisava não funcionava nem mesmo no Wine e alguns eu não tinha tempo, nem paciência para aprender a usar. Depois, resolvi fazer dual boot para experimentar o linux, mas sempre com aquele medinho de me desapegar dos softwares que eu achava fundamentais. Porém, quanto mais fui usando o Linux, mais fui percebendo que dava para ficar sem o Windows, justamente pq eu não tinha mais nenhuma necessidade de softwares específicos e insubistituíveis, e alguns softwares que eu achava que eram insubstituíveis, acabei descobrindo que tinham opção viáveis e open source no Linux.

Por fim, estou muito bem agora sem dual boot e, apesar de viver muito bem sem eles, se tivesse Lightroom, Photoshop, Microsoft Office e o Evernote para Linux, eu ficaria muito feliz hahaha

5 curtidas

A maioria que tem dual boot e porque joga ou tem alguma aplicação muito especifica, não a nada demais em ter os dois sistemas, mais não recomendo você acaba não migrando totalmente e qualquer probleminha você corre pro windows, no geral para users linux o windows não passa de uma plataforma para jogos que não tem para Linux e só.

3 curtidas

100%. Não uso windows pra nada. :grin: :grin:

2 curtidas

lutris pode resolver com os jogos, ja sobre os software so mudando pra outras opções como Gimp…etc

2 curtidas

Eu tenho dual boot no meu computador antigo porque gosto do Windows 10, mas sinceramente eu já poderia ter tirado ele de lá, só não fiz porque tenho alguns jogos antigos. Eu não tenho o problema do Office porque uso LibreOffice há vários anos. Só mantenho o Windows 10 (no meu notebook) instalado porque ele me atende muito bem desde 2016 pelo menos. Agora se não precisa de Windows, pode instalar só Linux, mas se quiser dual boot, não tem problema.

2 curtidas

Obrigado galera, ajudaram bastante com suas experiencias, acho que me identifiquei com a maioria, provavelmente vou fazer um dual boot e usar o Win10 somente pra jogos kkk visto que tenho um ssd e um HD acho que fica de boas.

o WPS Office pra mim subititui totalmente o MSOffice, apenas uma dica caso vc tenha que usar algum office algum dia, no meu trabalho eu tenho que usar, e sinceramente o WPS é totalmente compatível e tem uma interface legal.,

o WPS Office é ótimo