Você migrou totalmente para o Linux e esqueceu do Windows, ou aquele dual boot maroto esta presente?

Bom gente eu usei por algum período o Mint mas por motivos tive que voltar ao Windows(mesmo não querendo), gostaria de migrar definitivamente para o linux por motivos que todos nos já sabemos… queria saber de vcs as suas experiencias e se realmente e possível deixar o windows de lado… Desde já grato a todos que me ajudarem. Abraços.

1 curtida

100% Linux desde 2006 - como não jogo e nem preciso do MS Office, manter o dualboot não faz sentido.

2 curtidas

Então, eu jogo bastante e ainda tem um agravante que seria o uso do office, photoshop e etc…

1 curtida

tb queria mas nem meu game que jogo diariamente não posso jogar no mint pois só pega a versão da steam , porém minha conta não é da steam e sim da versão pc que vc baixa pelo site do jogo, dá pra jogar junto mas não dá pra por a mesma conta.

Entendi, e nao tem como migrar essa sua conta para a steam ? hoje em dias alguns games estão fazendo isso.

1 curtida

sim n tem a steam é um server diferente da versão pc ai eles juntaram os serves pra jogar junto mas minha conta n da pra jogar na steam.

Uso dualboot e o que me prende são jogos. Mas cheguei a abandonar o Windows como relatei aqui, mas depois vieram as as atualizações da Intel que f*deram com meu sistema como relatei aqui.


Apesar de tudo o que eu disse. Dá sim, meu problema é ter hardware fraco, mas se não fosse isso, todos esses problemas seriam contornados.

Como terminei a universidade, não preciso mais do Microsoft Office, mas caso eu necessite editar um documento dessa suíte de escritório, posso muito bem abrir a máquina virtual com Windows 7 32bit e editar o documento no Microsoft Office 2010.

E se eu tivesse um hardware mais poderoso, talvez essas mitigações das falhas de segurança da Intel não me afetariam tanto.

De qualquer forma fico 99% no Linux, uso o Windows exclusivamente para jogar e nem sequer deixo esse sistema operacional se conectar à internet.

1 curtida

Eu nunca entendi direito qual o sentido de um dual boot, somente no caso de vc precisar especificamente de um programa do windows pra rodar alguma coisa tão pesada que não funcione direito numa maquina virtual ou pra rodar jogos… Não faz muito sentido, sei lá.

Eu tenho um desktop com placa de vídeo dedicada e com W10 rodando 100%, mas o uso dessa máquina é somente para jogos, mas aonde passo 80% do tempo trabalhando e estudando é no notebook com linux.

Esses dias meu pai veio me pedindo pra ajudar com o notebook dele que está muito lento (Window 10 cheio de porcaria, típico pc de tiozão mesmo, e olha que meu pai é de TI tbm mas do tempo que computador pessoal era uma utopia hehe), daí eu parei pra pensar e não lembro mais minhas manhas pós formatação do windows, o que instalar etc… Já uso a tantos anos o linux que de fato acho que esqueci.

Acho que vou colocar uma distro linux, talvez o mint, e o coroa nem vai perceber a diferença, seria mt maldade? heheh

Uso dual boot com o Windows como minha central de games.

1 curtida

Eu uso o windows para praticamente tudo.

Mantenho o xubuntu instalado em dual boot para não enferrujar tanto no linux (que eventualmente é útil em minhas pesquisas) e porque existe um programa específico que uso e que possui somente versão linux.

1 curtida

No meu PC antigo, por muitos anos eu fiquei apenas com o Linux.

Depois que comprei o meu atual notebook, que veio com o Windows pré-instalado, eu decidi deixá-lo e fazer dual-boot. Mas eu acesso ele no máximo 1 ou 2 vezes por mês só, as vezes para testar alguns programas/scripts que implementei no Linux e que precisam ter suporte para Windows, e também para finalizar e formatar os relatórios do trabalho no Office. Eu utilizo o Office Online para escrever, mas só o Office permite formatar as figuras, referências e algumas outras coisas, então acabo tendo que usá-lo.

Durante um tempo usei também para jogar Diablo 3, para não correr o risco de ser banido por usar o Wine, mas parei de jogar e desde então não tenho jogado nada no Windows.

Edit:
Esqueci de responder a pergunta… haha
Sim, claro que é possível, mas tem algumas pequenas exceções como as que eu citei. O Ubuntu, só pra citar um, é uma distribuição pensada também para o uso profissional, como em empresas e laboratórios de pesquisas, incluindo suporte profissional (cobrado à parte). Não é apenas um grupo de entusiastas por trás de um hobby, e sim uma empresa (Canonical) por trás de um sistema operacional, como a Microsoft é para o Windows. Porém, assim como o Windows não faz tudo, e até por isso eles estão se virando para implementar o WSL, o Linux também ainda não faz tudo. Se você realmente precisa dos programas da Adobe, do Office, jogar profissionalmente, e outras coisas que só são suportadas oficialmente no Windows, você vai ter que usar o Windows.

Edit 2:
E vale lembrar também que muitas empresas já enxergam o Linux como um SO profissional há um bom tempo, e dão suporte oficial de seus produtos, como a Intel, NVidia, AMD, Steam, e até a própria Microsoft tem lançado alguns de seus produtos de forma oficial para o Linux (Teams, VS Code, Skype, …)

2 curtidas

Plenamente possivel, dependendo apenas das suas necessidades… Imagine que sua empresa usa algum software que você não consiga rodar usando o wine, isso seria um problema… ou que seu jogo preferido só roda no windows, isso seria outro problema kkk No final das contas é plenamente possivel sim migrar completamente, faz mais de 1 ano que não uso windows, mas, ainda acabo sofrendo com meu colegas que me mandam arquivos docx e ficam desconfigurados no libre office :confused:

100% Linux. Eu jogo, estudo, trabalho e faço outras coisas. Não sinto falta do Windows.

Off-topic: se você quiser usar algum controle para jogar no Linux, saiba que o melhor é o de PS4. É só parear via Bluetooth 4.0, habilitar o suporte nas configurações da Steam e ser feliz.

1 curtida

Meu hardware nem é la tao forte…como queria que fosse kkk mas assim meu setup e full amd, ryzen 5 2400g + rx570 e tals, será que os drives da amd funcionam de maneira satisfatória igual os da nvidia ? essa e uma das minhas duvidas.

hahah basicamente o mesmo dilema que eu vivo, vc passou ai com o office e afins, obrigado me ajudou muito.

2 curtidas

bendito desse office me prende muito ao windows, principalmente por conta do trabalho. Edição de fotos e videos eu me viro em outros software…

1 curtida

vlw pela dica do controle kk eu tava pensando em como usar meu controle do xbox 360 sem fio no linux… Mas em quanto a compatibilidade dos games? a lista de jogos para linux eu sei que já e bem grande, porém já vi que alguns games bem famosos ainda nao estão nessa lista.

Atualmente uso somente o Lubuntu.
Eu fiz dualboot por um período de adaptação quando eu cheguei a conclusão de que eu podia mudar para o LinuxOS definitivo eu ainda estava preso no Windows por usar o Garena para o dotinha porque meu sistema não tinha potencia para rodar o Dota2.
Dei um upgrade no meu sistema agora ele roda o Dota2 e eu não preciso do Garena (Garena nem tem mais o dota) foi ai que acabei com o dualboot.
As outras coisas no período de adaptação eu fui aceitando que o Lubuntu era diferente e eu estava desposto a conviver com a diferenças e sem os software que não tem para o Lubuntu.

1 curtida

Quais os jogos que vc tem no seu Linux hoje ?

A principal base de dados sobre essa questão dos jogos é:
https://www.protondb.com/

Os jogos categorizados como Gold e Platinum rodam quase ou até perfeitamente bem, e os Native são os que possuem suporte nativo para Linux. Os vermelhos são os que realmente não funcionam de nenhum modo. Maioria deles é por culpa dos sistemas anti-cheats, que só são suportados oficialmente no Windows.

Vale lembrar que esse site só exibe os jogos da Steam. Mas é legal perceber que do Top1000 jogos quase 70% rodam bem no Linux.