Você desliga seu computador?

Isso depende das especificações do seu equipamento. Meu desktop, por exemplo, tem um Ryzen 7 5700X, 2 pentes de RAM e uma GTX 1070Ti, além de vários fans, discos e iluminação. Com base em reviews, eu diria que o consumo dele em idle (parado), estimando por baixo, deve ficar por volta dos 60 W. Se considerarmos que a eficiência de uma fonte decente tende a ficar perto dos 80% em baixa carga, temos um consumo de:

P (W) = 60 W / 0,8 = 75 W

Consideremos agora, tomando todos os dias (incluindo finais de semana), que a média de uso diária do computador seja de 8h. Isso significa que nas outras 16h ele ficaria parado se ficasse ligado direto, puxando os 75W da tomada. Logo, calculemos o consumo para essas 16h desperdiçadas:

C (kWh) = P (W) x horas de uso por dia (h) / 1.000
C (kWh) = 75 W x 16 horas / 1.000 = 1,2 kWh.

O preço do kWh varia dependendo de onde você mora e da bandeira na ocasião. Aqui na minha região (companhia CEMIG), atualmente custa em torno de R$ 0,95. Isso quer dizer que o gasto seria:

Por dia: G (dia) = 1,2 kWh x R$ 0,95 = R$ 1,14.
Por mês: G (mês) = 30 d x R$ 1,14 = R$ 34,20.
Por ano: G (ano) = 12 m x R$ 34,20 = R$ 410,40.

Ou seja, deixando esse desktop ligado direto, eu desperdiçaria aproximadamente R$ 410,40 por ano simplesmente com o tempo que ele ficou parado sem fazer nada. Daria para comprar um belo SSD NVMe 4.0 de 1TB e sobraria grana. Por sinal, no exemplo, estou considerando que o monitor estaria desligado enquanto o computador está em idle, sem ninguém usar (se estivesse ligado, o consumo subiria).

Ou seja, dependendo do equipamento, sim, a economia é considerável. Mas, mesmo que não fosse, atualmente não existe motivo para deixar o computador ligado o tempo inteiro. Essa máquina do exemplo mesmo liga o Debian em poucos segundos.

Enfim, resumindo: desligar o computador (ou pelo menos suspender) faz bem para o seu bolso, para o meio ambiente e para o próprio equipamento a longo prazo (que vai ter desgaste menor e não vai acumular sujeira tão rápido). Como eu costumo dizer para meus amigos: “computador não é geladeira. Não é para ficar ligado direto”, rs.

8 curtidas