Após muito tempo vendo alguma coisa que eu tivesse capacidade de colaborar definitivamente, resolvi me engajar no projeto do OpenStreetMap (pretendo ajudar no mapeamento de minha cidade).
E fiquei curioso para saber quais as formas e quem aqui no fórum, colabora ou faz algo em prol de algum projeto.
Eu acredito que só de você estar usando uma distro, programa, serviço, etc… open source e dando seu feedback e participando da comunidade (como esse fórum mesmo) já seja uma forma de colaboração, mas queria formas de como fazer ainda mais.
Linux Mint e Q4OS com contribuições financeiras. E com o Big Linux testando as versões beta e moderando a comunidade. porém já fui bem mais presente do que agora. As demandas de trabalho me deixam com pouco tempo para colaborar mais. Tanto no Big quanto aqui no Dio plus.
Esse tópico veio bem a calhar porque me lembrou que ainda não havia feito uma doação este ano!.
Eu fiz diversas colaborações com a tradução do Android (Google), Miui (rom android para Xiaomi), Gnome, Debian, Mautic, Worpdress, Slack, Google Play e um monte de jogos enviando e-mails para os desenvolvedores.
Também já reportei bugs no Git ou via listas para diversos projetos sejam eles de código aberto ou não.
Já fui beta tester de tanta coisa que isso virou até piada interna entre meus amigos, só para citar alguns: Gmail, Inbox, Warframe, Google Ads, Dropbox, etc… etc…
Apoio financeiro até hoje foi bem pouco, apenas umas duas vezes que eu me recorde.
Olha, eu confesso que ajudo muito pouco. Procuro divulgar sempre que posso os softwares open source que uso. Também tenho meus próprios projetos como, por exemplo, o último script de automação em bash que fiz, para instalação e execução de jogos (todos open source e freewares). Pretendo criar jogos agora, com propostas pedagógicas. Se tiver interesse em se aprofundar no assunto de contribuição em projetos open source, recomendo este guia: Como contribuir em Open Source.