Video sobre verificação de idade no Brasil (Lei nº 15.211)

votem aqui, ou aceitem o fim de vários serviços e o vazamento de seus dados.

Cara quanto tempo eu não via o Alessandro Cabelo! Já li altos tutoriais dele no Viva o Linux, ótimo texto!

No fim, esse episódio não fala apenas sobre Linux ou sobre a Lei 15.211/2025. Ele revela algo mais amplo e preocupante: a velocidade com que boatos se tornam “verdades” quando são emocionalmente convenientes. Em vez de leitura, contexto e análise, escolhe-se o pânico performático. Em vez de debate sério, produz-se barulho.

A lição é simples. Antes de decretar o fim do Linux, do software livre ou da internet como conhecemos, vale a pena fazer o básico: ler a lei. Porque, neste caso, o suposto escândalo nasceu muito menos do texto legal e muito mais da preguiça intelectual de quem preferiu acreditar na desinformação.

Salve!

Ele não parece ter sido “banido”, é perfeitamente possível acessar o site ainda.

Tenho a impressão de que alguns outlets se usaram do nome do projeto para dar a entender que o “Arch Linux” saiu do ar, quando o problema foi diferente, talvez até por ordem técnica do site, não tenho certeza. De toda forma, nada como alimentar o pânico por alguns cliques, não é?

Sobre levar a sério: Eu sempre levei a sério, mas existe uma diferença entre ser histérico sobre o assunto e analisar friamente, para só então emitir um comentário.

Sou apenas uma pessoa comum, assim como todos os brasileiros, tendando compreender essa ideia toda.

Me abstenho de falar sobre algo quando percebo que eu não tenho respostas, ou quando sinto que não tenho nada de produtivo para adicionar à discussão.

Para ser honesto, a repercusão online nos recentes dias, juntamente com uma questão pessoal, desencadeou uma carga de stress altíssima em mim. Nós nunca nos expressamos bem e nunca pensamos direito sob uma alta carga de stress.

Como eu prefiro fazer comentários ponderados sempre que possível, estoicamente falando, é melhor dar um passo atrás, tentar entender a situação, e ver as coisas de forma pragmática. Abordar o assunto “correndo” não iria trazer nenhum benefício, a não ser views para o canal, mas isso não é o mais importante.

Talvez não fosse isso que você esperasse de mim (a expectativa é mãe da decepção), talvez você não se importe com o o meu bem-estar nesse sentido (o que seria o esperado, inclusive!), mas me nego a danificar a minha saúde mental por qualquer motivo, especialmente por ansiedade de falar sobre algo que todos estão falando.

Mais do que nunca, precisamos de clareza. Tá ótimo de barulho já, e eu não queria só adicionar mais disso, que, infelizmente, seria a única coisa que eu conseguiria fazer no momento.

Ainda assim, o assunto provavelmente será abordado no Diolinux Responde do mês, que deve sair da última semana de Março.

Estou lendo as leis com atenção, assim como as discussões e pull requests, observando o comportamento na Califórnia e a implementação feita no reino unido há algum tempo para fins comparativos, entre outras coisas.

Humildemente falando, ainda acho que não tenho tanto para adicionar, ao menos, nada que não pudesse ser coberto por alguns links referenciais, mas pelo menos, vou poder compartilhar uma perspectiva mais ampla.

Geralmente as conversas produtivas, as que tem o potencial de mudar as coisas de verdade, acontecem depois que a poeira baixa, ao menos, essa é a tendência.

Abraço! :slight_smile:

olha la quem mais está por tras de leis como a Lei Felca

Resumindo… “Lei Felca” serve para proteger pedófilos e para o governo monitorar quem acessa a internet.