Ventoy corrompendo meu pendrive

Eu comprei um pendrive de 16GB da Sandisk pra instalar o Ventoy e colocar algumas isos, mas da primeira vez o ventoy deu erro e o pendrive simplismente parou de funcionar, nem sendo mais reconhecido pelo PC. Ai eu voltei pra loja onde eu comprei o pendrive e la o cara conseguiu formatar e falou que não tinha nada de errado com o pendrive, mas mesmo assim me deu outro lacrado pra evitar problemas. Então cheguei em casa e o pendrive que o cara me deu estava funcionando até eu tentar formatar o pendrive, e então aconteceu a mesma coisa.
Levei denovo e o pendrive que ele me deu realmente foi perdido dando erro de “no media”, o cara me devolvel o pendrive antigo e falou que não avia nenhum problema com ele, e podendo até mesmo formatar sem problemas.
Cheguei em casa, o pendrive realmente estava funcionando corretamente, então, apos formatar o PC eu tentei instalar o ventoy denovo e deu o mesmo erro de antes.
Eu verifiquei o tipo de arquivo atual do pendrive e consta como MBR.

1 curtida

Estranho, qual erro estava dando e como você fez a formatação ?

1 curtida

eu não me lembro o erro, mas eu tentei formatar pelo proprio gerenciador de disco do Windows, depois eu tentei pelo easeus disk manager mas deu erro nos dois

O estranho é que no gerenciador de dispositivos o pendrive estava com o nome de Cicada Flash Reader USB

No caso, você tentou instalar o ventoy no pendrive usando o Windows ?

1 curtida

é por ele que eu tentei instalar

1 curtida

Isso é estranho, sem o código de erro fica difícil saber, mas tenta formatar ele novamente e instalar o ventoy nele, se der algum erro você tira print e manda aqui.

Em tese, você não precisa formatar o pendrive antes de instalar o ventoy nele, porque quando você instala, ele automaticamente vai formatar o pendrive pra você, então, instala ele direto, se der algum erro você mostra aqui.

1 curtida

o problema é que eu tentei e tive que ficar 1hr formatando o pendrive para um formato que o Windows / tudo reconheça

Então instalar o Ventoy pela 3º vez para verificar o mesmo erro que deu nas outras duas vezes é complicado

1 curtida

Mas, se você formatou o pendrive no windows, ele automaticamente já está em um formato que o windows lê. Coloca ele no pc, clica com o botão direito do mouse nele no gerenciador de arquivos e coloca pra formatar

O problema é que o formato do pendrive dps do erro vira GPT, e eu demorei mt tempo pra conseguir achar um jeito de formatar o pendrive

Cara, eu realmente não to entendendo kkkkk

Se ele está virando GPT, não significa que o Windows não vai ler, você está confundindo as coisas.

Se estiver com dúvidas de como fazer o pendrive, veja esse vídeo curtinho do Dio, o processo é o mesmo tanto pra linux quanto pra windows eu creio.

Por isso que deu trabalho pra formatar, tive que usar o diskpart e mesmo assim demorou mó cota

Vou tentar instalar o ventoy dnv, pra pegar o codigo de erro

Screenshot 2022-05-27 200717

1 curtida

E quado você formata ele direto pelo windows, aparece o que ?

não da pra formatar, esse é o problema, eu tenho que fazer via diskpart dps de tentar instalar o ventoy

Pra mim o problema parece ser que você tem um pendrive falso com uma capacidade de armazenamento falsa e por isso há falha ao formatar o pendrive, não sendo nada relacionado ao Ventoy. Com o pendrive formatado de forma que o Windows reconheça, já tentou fazer o teste no h2testw pra ver se o pendrive realmente tem todo o armazenamento prometido? Você pode olhar no YouTube algum vídeo sobre o programa se não entender bem como ele funciona. E o erro no Ventoy sugere um arquivo de log, você já tentou ver o que ele diz?

Pesquisando olha o que eu achei no google:

Parece que é um problema conhecido.

Eu não consigoi mandar o arquivo log, mas eu verifiquei o programa que vc me falou e aparentemente o pendrive realmente tem 16gb