Velocidade de download lenta (windows e linux)

bom dia pessoal, sou iniciante no linux e no forum, acho q esse topico ja foi discutido aqui mas nn achei uma resposta q se adequasse ao q eu preciso, o problema é o seguinte, eu comecei a usar linux recentmente, usando o mint e dps inventei de migrar pras outras distros, minha internet é de 300 mb, cabeada, uso um desktop com uma placa mae asus tuf gaming b550m plus com a placa de rede enp7s0 (o medelo é esse) tds os downloads q vou fazer, seja via flatpak, dentro do firefox e nas lojas de programas das distribuiçoes, ficam limitados a 1mb, alguns começam em 10mb e vao descendo ate ficarem abaixo de 1mb, tds sem exceçao estao lentos, ja coloquei o duplex em 1000, ja desativei o ipv6, ja tentei dns, ja fiz tudo, e o pior é q antes do meu linux mint quebrar eu dei uma passada rapida no windows 10 e la tbm estava baixando nessa velocidade, eu estou a alguns dias sem jogar nada, apenas lutando para baixar isos pq eu realmente quero experimentar outras distros mas ta desanimador, oq eu realmente queria saber é apenas se isso é um problema normal no linux (oq eu acho q nn seja) ou se é problema do meu provedor q é um banana (oq eu acho q seja) meu provedor é um desses provedores locais, de cidade pequena, eu conversei com a moça pessoalmente e perguntei se tava havendo alguma estabilidade no servidor deles, ela disse q nn, mas eu nn confiei muito, sera q poderia ser algo no servidor deles, ou talvez o roteador? eu queria saber se devo tentar insistindo em configs no terminal ou procurando em foruns, ou sendo auxiliado por ia, ou se realmente isso deve ser problema do meu provedor, ta realmente dificil

Roda esse comando no terminal e posta aqui para nós te ajudar melhor:

lspci -k | grep -A3 Ethernet
sudo lshw -C network

opa mano, so vi agr, ja rodo, to so terminando de atualizar o mint deb q eu acabei de baixar

foi isso aí irmao

mandei aí em cima irmao, eu so espero q seja algum problema com o meu provedor de internet, pq pra mim é mais tranquilo q ter q ficar indo atras de codigos e varios deles nn funcionarem

Então isso parece ser um problema comun com sua placa de internet
tenta essa solução

outra coisa paresse que isso ja foi resolvido em kerneis mais novos vc tmb pode testar uma distro como Fedora ou cachios e ver se tem esse problema nelas sem precisar instalar nada teste em modo live se quiser.

blz irmao, vou testar daqui a pouco, so uma pergunta, eu ja rodei esse comando pra subistituir a versao da placa de rede de final 9 pra 8, se nn me engano é isso, e msm rodando o comando, em mais de uma distro diferente, quando verifiquei a com final 9 ainda era a padrao, sera q eu digitei o comando errado? nesses ultimos 3 dias eu fui obrigado a usar o chat gpt pra me ajudar no linux pq foram dias muitos corridos e eu tava com pouca paciencia de pesquisar sobre, provavelmente o chat gpt me passou informaçoes erradas ou incompletas nn é?

se o driver 9 aparece é pq o black list não funcionou dai tem que procurar como fazer isso na sua distro aconcelho a procurar primeiro em foruns e depois ia em ultimo caso

sudo echo "blacklist r8169" > /etc/modprobe.d/r8169_blacklist.conf 

mas como zorinos 18 e linux mint 22.3 são baseados no ubuntu 24.04 acho q o mesmo comando resolve para vc.

executei os comandos aqui e o terminal me respondeu “permissao negada” para criar a blacklist, eu usei o sudo e nn me pediu a senha

faz manualmente

abri o nano, criei a blacklist e ainda assim o r8169 continua sendo o padrao, nn sei pq msm executando os comandos ele nn troca

reinicia o pc e checa novamente
se não funcionar ainda faz isso
https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=302073

sudo modprobe -r -v r8169
sudo update-initramfs -u

cara, eu fiz isso ai e basicamente desativou a internet do meu pc, mas eu ja reativei e consegui baixar o modulo r8125, ta ativo agr mas ainda nn testei, vou testar daqui a pouco e volto pra falar oq deu, preciso sair agr

cara, instalei o modulo novo, testei via apt e continua a 500kbps, nn sei oq pode ser

opa mano, entt, eu testei download nos locais q eu falei antes, e continua baixando lento, porem eu fui testar na steam agr e ela ta baixando a 200mb entt sla oq pode ser

Já tentou outro cabo? Aqui no meu notebook tem uma opção na BIOS que limita a entrada a 100mbps, marcando a opção vai pra gigabit, talvez tenha algo aí na sua BIOS também? Realmente é na tentativa e erro.

Veja aqui

bom dia irmao, ja tentei outro cabo, foi uma das primeiras coisas q eu fiz, vc sabe como se chama essa opçao na bios? talvez tenha algo semelhante na minha

bom dia irmao, eu acho q consegui resolver o problema, uma pessoa comentou q outra distro poderia se comunicar melhor com o meu sistema, eu instalei o cachy os e foi a unica distro q executando o speedtest-cli mostrou a velocidade de download a 120Mbit, acho q vou ficar nele msms

Bom dia, @alvaro_pc_fodao

Não confie no speedtest-cli. – Ele depende da rede de servidores coordenada pela Ookla – e já faz tempo que a Ookla está “meio que sabotando” o speedtest-cli.

Eu recomendaria utilizar o Conky, para saber a verdadeira velocidade, em cada tarefa – download de atualizações, download de imagens ISO etc:

Minhas anotações sobre isso, aqui.