Velocidade de download lenta (windows e linux)

bom dia pessoal, sou iniciante no linux e no forum, acho q esse topico ja foi discutido aqui mas nn achei uma resposta q se adequasse ao q eu preciso, o problema é o seguinte, eu comecei a usar linux recentmente, usando o mint e dps inventei de migrar pras outras distros, minha internet é de 300 mb, cabeada, uso um desktop com uma placa mae asus tuf gaming b550m plus com a placa de rede enp7s0 (o medelo é esse) tds os downloads q vou fazer, seja via flatpak, dentro do firefox e nas lojas de programas das distribuiçoes, ficam limitados a 1mb, alguns começam em 10mb e vao descendo ate ficarem abaixo de 1mb, tds sem exceçao estao lentos, ja coloquei o duplex em 1000, ja desativei o ipv6, ja tentei dns, ja fiz tudo, e o pior é q antes do meu linux mint quebrar eu dei uma passada rapida no windows 10 e la tbm estava baixando nessa velocidade, eu estou a alguns dias sem jogar nada, apenas lutando para baixar isos pq eu realmente quero experimentar outras distros mas ta desanimador, oq eu realmente queria saber é apenas se isso é um problema normal no linux (oq eu acho q nn seja) ou se é problema do meu provedor q é um banana (oq eu acho q seja) meu provedor é um desses provedores locais, de cidade pequena, eu conversei com a moça pessoalmente e perguntei se tava havendo alguma estabilidade no servidor deles, ela disse q nn, mas eu nn confiei muito, sera q poderia ser algo no servidor deles, ou talvez o roteador? eu queria saber se devo tentar insistindo em configs no terminal ou procurando em foruns, ou sendo auxiliado por ia, ou se realmente isso deve ser problema do meu provedor, ta realmente dificil

Roda esse comando no terminal e posta aqui para nós te ajudar melhor:

lspci -k | grep -A3 Ethernet
sudo lshw -C network

opa mano, so vi agr, ja rodo, to so terminando de atualizar o mint deb q eu acabei de baixar

foi isso aí irmao