Valve lança atualização do Steam Play Proton com Cyberpunk 2077 sendo compatível

A Valve realmente está trabalhando “forte” neste mês de dezembro (2020) para trazer algumas novidades ao mundo dos games, principalmente para quem usa Linux. Já comentamos que houve uma reformulação na UI na parte das propriedades dos jogos e suporte ao Controle do PS5 DualSense e agora novidades referentes ao Steamplay Proton.

Novidades na versão 5.13.3 do Próton

Vamos começar com as novidades e correções que chegaram na versão 5.13 que são:

  • Os jogos Yakuza: Like A Dragon, Soulcalibur 6, Lords of the Fallen, e Hammerting agora estão jogáveis.

  • Restaurado o controller hotplugging.

  • Corrigido o som em Warframe e Ghostrunner.

  • Corrigido flickering gráficos em Serious Sam 4.

  • Corrigido falhas de rede em Call of Duty: World War II.

  • Corrigido o crash no lobbies multiplayer no Age of Empires II HD.

  • Corrigido launchers dos games da Paradox.

  • FAudio atualizado para a versão 20.12.

  • DXVK atualizado para a versão 1.7.3.

Novidade na versão 5.13.4

Bom a novidade mais “bombástica” desta versão do Proton, a 5.13.4, foi a possibilidade de jogar o game Cyberpunk 2077 no seu lançamento e a notícia veio através de um dev da própria Valve, o Pierre-Loup Griffais, através do seu Twitter pessoal.

No tweet dele é mencionado que por hora está em uma fase experimental e que bugs podem acontecer. Também é falado que foi testado em uma GPU da AMD com o Mesa git (a versão de testes) para poder rodar o game no Linux. O que chamou a atenção, foi que a CD PROJEKT RED disponibilizou para ele o jogo de forma antecipada, podendo assim fazer os ajustes necessários mencionados no tweet dele.

Quem também foi “correndo” para testar o jogo foi o Director Of Engineering e da Divisão de Desktops do Ubuntu (Canonical), Martin Wimpress, que também compartilhou a sua experiência através do seu Twitter. Mas no caso dele, foi usado o Ubuntu Mate 20.04.1 e uma GPU da NVIDIA com o driver 455.45.1.

Muito bom ver a Valve ter feito esse “esforço” para trazer um jogo AAA em seu lançamento com uma compatibilidade com o Proton, mesmo que seja em fase experimental, mas já é um grande avanço para os “Pinguins Gamers”.

As duas releases do Proton você confere aqui.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS