Valve traz novidades na UI do Steam Client e suporte oficial ao controle do PS5

A Valve trouxe algumas novidades muito bem vindas para o seu cliente Steam e dentro delas uma nova UI para a parte de propriedades dos games e o suporte oficial ao controle do PS5 com DualSense.

Suporte ao controle DualSense do PS5

Há mais ou menos 15 dias, finalzinho de novembro, fizemos uma postagem mostrando que a Valve estava trabalhando no suporte ao controle novo da Sony na versão Beta do Steam Client e que estava colhendo os feedbacks dos usuários. Bom, parece que agora é oficial.

Em postagem foi feita no seu site na segunda-feira (dia 07/12/2020) contando algumas novidades e dentro delas estava o suporte. O suporte virá dentro do Steam Input e com isso qualquer jogo que utilizar ele terá acesso ao update. Foram adicionado a ele as seguintes melhorias:

  • Adicionado suporte para controladores PS5 ao Steam Input incluindo trackpad, giroscópio, lightbar e rumble functionality

  • Adicionado um modo swipe direcional para ser usado com trackpads e giroscópio

Correções na versão Linux

Na versão para Linux tivemos algumas correções e updates que costumam dar aquela melhorada no Steam Client. As correções e updates foram:

  • Steam runtime atualizado para a versão 0.20201203.1

  • Melhorado a filtragem das ferramentas de filtragem disponíveis na caixa de diálogo das propriedades do jogo;

  • Corrigido o lançamento de games não-Steam sobre o Proton 5.13;

  • Corrigido problema em que os jogos não eram parados quando o botão “Parar” era acionado na interface do Steam Client;

  • Adicionado a migração automática das bibliotecas (libraries) Steam que eram usadas no antigo repositório “SteamApps” e agora irão para o diretório “steamapps” quando for possível. Os usuários serão avisados quando a transição for necessária, mas só quando a migração automática for falha.

  • Melhorado como o host pega as configurações selecionadas em LD_LIBRARY_PATH e são convertido para o Steam runtime;

  • Melhorado o suporte para o host de LD_LIBRARY_PATH

  • Foram corrigidas as janelas em branco que apareciam na interface, quando o client era inicializado.

Repaginada na interface das propriedades nos jogos

Outro update que apareceu nesta sexta-feira (11/12/2020) foi uma nova UI para quem vai nas propriedades dos jogos e agora se depara com uma “skin” mais moderna e harmoniosa em relação ao restante do app. Essa novidade é para quem usa a versão Beta do Steam Client.

Agora em vez das guias ao longo da barra superior temos uma barra lateral para acesso às funcionalidades, como por exemplo trocar a versão do Proton e colocar algum parâmetro para inicialização.

Essas foram as novidades que “apareceram” no Steam Client neste mês de dezembro.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

3 Curtidas