Eis uma questão bastante peculiar, temos proton, wine, lutris, mas vale a pena jogar no Linux? A ganho de performance? Ou apenas não querem mais usar windows? Isso é uma coisa que estou fazendo nos útltimos tempos!
Essa é uma pergunta muito subjetiva. Pode valer a pena para mim, e não valer para você.
Pergunte à si mesmo:
- Os jogos que eu jogo rodam no Linux?
- O desempenho dos jogos que eu gosto, com o meu hardware, proporcionam uma boa experiência no Linux?
Em geral, o Windows ainda é muito mais completo que qualquer distro Linux no quesito jogos, mas dependendo de o que tu quer jogar, a experiência pode ser bem semelhante.
Sim, pq vejo muitos usuários usando o Linux para jogar, pode ser que o desempenho seja melhor(só ouvindo isso de quem realmente joga) ou quer sair de vez do windows!
Realmente eu não vejo essa pergunta como não sendo pessoal.
Para mim vale a pena jogar no Linux.
Eu não me importo com a quantidade de FPS desde que seja jogável.
Eu tenho o driver de video e o jogo que eu jogo é nativo para o Ubuntu então não teria diferença grande de Windows para o Lubuntu eu ate mesmo nunca fiz benchmarking a pequena diferença não me interessa mais o Diolinux diz que o Dota tem mais FPS no Linux.
Depois do Proton, que enriqueceu muito a minha biblioteca do Steam, dá para dizer que vale à pena, sim.
A biblioteca é significativamente menor, mas a diferença já foi abissal. Hoje em dia, você tem um conjunto de opções relativamente razoáveis.
No meu caso, da minha biblioteca só não funcionam Flight Simulator, PES, Farcry e GTA5, daqueles que são mais relevantes.
Sobre desempenho, sem pirar a cabeça, não sei, sinceramente, em qual sistema roda melhor. Mas pego como exemplo um jogo como Railway Empire, que jogo em 4k de boa num Ryzen 3200G.
Depende do jogo, tem o ProntoDB onde vc pode conferir como os jogos estão rodando no Linux.
Depende de muita coisa cara, você nunca vai saber essa resposta a não ser que você tente. Depende do jogo que você vai jogar, se joga original ou não, se o seu hardware vai se comportar bem com a distro que usa…
Eu uso o Manjaro KDE para jogar algumas coisas mas tenho um Dualboot com Windows para jogar outros jogos que não são tão fáceis de configurar ou que são realmente incompatíveis no Linux.
Complementando a sua resposta o Windows, como bem informou, é uma boa opção para jogos. No assunto emuladores, Linux acaba tendo ótimos resultados e dependendo do emulador em questão sai na frente. Alguns que posso citar, que tem melhor rendimento no Linux (inclusive alguns devs dos próprios projetos até mencionaram isso em algum momento), sendo o PPSSPP e RPCS3 (Playstation 3). O Citra é outro que tem ótima performance. Quando o assunto é emulação de consoles, o pinguim é bem servido. Infelizmente ainda não em todos emuladores de consoles, mas em grande parte.
Como sempre, gosto de dizer que cada caso é um caso (basicamente tu disse o mesmo… rsrsrs). No geral o Windows terá mais “compatibilidade”, porém distribuições Linux podem trazer outras vantagens que somadas acabam sendo um baita atrativo (e isso muitos esquecem na hora).
Depende.
Se você for um jogador profissional e o jogo só tem suporte oficial para Windows, é claro que o ideal será jogá-lo no Windows.
Mas eu uso Linux e jogo só pra divertir, então é claro que eu prefiro jogar no Linux. Simplesmente porque eu prefiro o Linux. Se o jogo roda bem no Linux eu não me importo se ele roda com alguns fps a mais no Windows. Não quero ter que fechar tudo o que eu to fazendo, reiniciar o pc e esperar o Windows iniciar só para jogar. Eu quero simplesmente abrir o jogo e jogar, assim como qualquer outra tarefa que preciso fazer. Alguns jogos eu acabo não jogando porque não rodam bem no Linux, mas sem estresse.
Acho que são raros os casos em que os jogos têm desempenho melhor no Linux. Não estou dizendo que o desempenho no Linux é necessariamente pior, as vezes é o mesmo ou leve e imperceptivelmente inferior; muitas vezes o problema é que o Wine ou DXVK não traduz corretamente um comando do Windows/DirecrtX e aí tem um bug decorrente dessa “emulação”.
Ignorando emuladores (que são igualmente muito bons no Linux) e jogos para consoles, não faz sentido perguntar qual sistema operacional é melhor para jogos. É claro que é o Windows, não porque o sistema da Microsoft seja tecnicamente superior, mas porque os jogos, em sua maioria (apesar disso estar mudando pouco a pouco), são lançados para rodar exclusivamente no Windows. Vai comparar um jogo rodando nativamente com um “emulado”?
Por que as pessoas insistem em jogar no Linux? Simplesmente porque a galera não quer ficar saindo do Linux e entrando no Windows (assumindo que seu computador está em dualboot) só para jogar, eles querem jogar já no sistema padrão deles. E ainda têm o pessoal que não gosta do Windows e nem sequer o tem instalado nos seus computadores.
Eu penso assim, se um game foi desenvolvido para uma plataforma específica não espere que ele rode 100% em outra, é a mesma experiência em usar emuladores, então se você não liga para isso vale a pena.
Eu uso Windows e Linux em dual boot, quando um game não tem versão para Linux jogo no Windows, simples assim.
Jogando um game de uma plataforma em outra.
Se você gosta de jogar sempre jogos novos e recém lançados, ainda não vale a pena, sempre sai primeiro para consoles e Windows, e dependendo da desenvolvedora, pode até sair para Linux 6 meses depois.
Valeu pelos comentários, quis ver a opinião de cada um!
Como muitos disseram, esta é uma questão muito pessoal, adicionarei aqui minha opinião:
- Existem alguns linux voltados para Gamers, recomento o Manjaro Gamer que ja vem com drivers, Steam e quase todos os emuladores imagináveis… Você pode instalar tudo em qualquer sistema, mas, você poder baixar um linux já “montado”.
- Existe o proton e wine para você “emular” os jogos do windows, porém, reforço o que alguns já disseram, é uma questão mais de comodidade do que propriamente desempenho, afinal, seu computador vai precisar rodar o linux e componentes do windows antes de rodar seu jogo…
- Você precisa avaliar seu caso, eu jogo terraria que possui versão nativa para linux com fluidez justamente porque meu sistema só consome 400 mb de ram, neste caso, o linux salvou minha jogatina, mas, se você tiver que emular o windows vai precisar gastar mais recurso o que pode não ser um bom custo beneficio
- Finalizando, recomendo fortemente que você tenha o linux de sua escolha em dual boot e teste seus jogos favoritos.
. Avalie a fluidez dos seus jogos, use o sistema e caso esteja tudo ok pouco a pouco você vai deixando de usar o windows.
Vá devagar, pode demorar um pouco para você ter esta resposta, você pode precisar ir para o windows algumas vezes, mas, alguma hora creio que chegará na resposta se é melhor ter o Windows, o linux ou os 2 com Dual Boot.
Cara eu jogo Dota2 e CS:GO no linux e roda mais liso que rodava no windows. Nunca tive problemas.
Nem sempre. No caso de emuladores não é incomum encontrar mais recursos e melhor performance nos emuladores. Por experiência, possuo e já tive vários consoles e em muitos casos o emulador proporciona vários plus. No meu PSP ou N3DS tenho uma resolução X e performance Y, enquanto no emulador posso ter ainda mais vantagens (obviamente que no caso do Citra, nem se compara ao PPSSPP).
Também já presenciei casos de jogos via Proton rodando melhor no Linux do que no Windows… O porquê disso? Não sei…kkkkk. Mas meu irmão que joga no Ubuntu e também no Windows me chamou algumas vezes para ver a diferença na prática. Claro que ao se falar de jogos de Windows no Linux isso é uma exceção, já de emuladores nem tanto.
Porém dependendo da plataforma, pode ser sim uma verdade. Por isso, repito, cada caso um caso… rsrsrs.
Eu tenho o windows pra jogos mesmo, até rodei alguns games no Linux, mas meu notebook é placa hibrida, e uma gpu amd q não tem o drive proprietário, oq faz com q o desempenho(em alguns jogos e no meu caso) não seja o mesmo, e pra mim q rodo os jogos ali na casa dos 30 fps, qualquer 5 fps a mais faz diferença,
e tbm por conta de alguns anti-cheat, eu jogo paladins, e no linux roda com a mesma performace q no windows, utilizando o proton, porém o anti-cheat não deixa jogar partidas online
Sempre tem exceções, mas não deixa de ser uma adaptação, adaptador é um adaptador mesmo que tenha mais recursos.
Eu não vejo problema em rodar jogos de uma plataforma em outra, desde que funcione não vejo problema.
Acho que se você quer usar Linux, vale apena jogar no Linux, você vai abrir mão de alguns jogos, mas toda escolha uma perda, não em jeito. Se você escolhe usar Mac, também vai ficar privado de uma série de jogos. Aí você tem ver o que é mais importante pra você, o sistema pra você utilizar e desenvolver suas atividades ou os jogos. Claro que existem saídas como o dualboot, mas não acho prático e pode causar alguns problemas.
Realmente Soldier, dualboot as vezes pode dar problemas porque o Windows em alguns updates mexe onde não deve, só que nas tentativas aqui descobri uma coisa, se você deixar um disco só para o Windows e outro para o Linux isso não ocorre, aqui deixei 1 SSD de 256GB para o Windows para Jogos, e 1 SSD de 1TB para o Linux, já faz mais de um ano que estou usando assim e está perfeito, nunca mais tive problemas.