Apos isso, execute a steam usando a flag -gamepadui
O jeito mais facil é abrir um terminal e executar o comando steam -gamepadui
Pronto, a steam irá atualizar, e começará a rodar na nova interface do Steam deck como padrão.
Se voce utiliza a Steam instalada via Flatpak, basta ao invez de ir na pasta /.steam/steam/package ir em ~/.var/app/com.valvesoftware.Steam/.steam/steam/package
O processo pode ser realizado no windows também, basta ir até a pasta C:\Program Files (x86)\Steam\package\ e executar o mesmo processo.
Você fez o processo com a Steam fechada?
Porque nesse processo, você está meio que instalando uma versão beta do cliente da Steam, então ela não pode estar rodando.
A steam gerou um arquivo de crash, compartilha aqui para verificar o que pode estar ocorrendo.
Tentei o procedimento, funcionou na máquina com GPU AMD via Ryzen 5 5700G, mais literalmente deu pau na máquina com uma Nvidia GTX 1070 Ti, não sei se o problema é a placa de vídeo, mais não fui capaz de resolver.
Parece ocorrer um conflito de hardware por algum motivo, ou problemas com o drive de vídeo da nvidia, eu removi a placa de vídeo e deixei a onbord do processador Intel, (que é uma droga), no entanto o steam funciona, é aquele tipo de problema que talvez se corrija com uma nova instalação ou mudança de distro, mais o sensato é esperar um lançamento estável mesmo.