Utilizando a nova interface do SteamDeck em qualquer instalação da Steam

Estava fuçando no Reddit do SteamDeck, e encontrei essa publicação interessante, a qual estarei traduzindo abaixo.

Com este ajuste é possivel obter a interface do novo Steam OS em qualquer instalação normal da própria Steam.

Para executar o processo, execute o passo a passo abaixo:

Feche a sua Steam

Vá ao seguinte pasta:

~/.steam/steam/package

Nesta pasta, crie um arquivo com o nome beta e coloque o seguinte conteudo dentro do arquivo criado:

steampal_stable_9a24a2bf68596b860cb6710d9ea307a76c29a04d

Apos isso, execute a steam usando a flag -gamepadui

O jeito mais facil é abrir um terminal e executar o comando steam -gamepadui

Pronto, a steam irá atualizar, e começará a rodar na nova interface do Steam deck como padrão.

Se voce utiliza a Steam instalada via Flatpak, basta ao invez de ir na pasta /.steam/steam/package ir em ~/.var/app/com.valvesoftware.Steam/.steam/steam/package

O processo pode ser realizado no windows também, basta ir até a pasta C:\Program Files (x86)\Steam\package\ e executar o mesmo processo.

Post Original:
https://www.reddit.com/r/SteamDeck/comments/t57l4t/how_to_get_the_steam_deck_ui_on_windowsany_linux/

6 curtidas

acho ela bem mais bonita que atual, obrigado por compartilhar :slight_smile:

1 curtida

Sem dúvida, poderiam fazer dela o “novo Big Picture”.

1 curtida

Fiz o procedimento. Até abre e faz a animação, mas depois crasha e se fecha.

Você fez o processo com a Steam fechada?
Porque nesse processo, você está meio que instalando uma versão beta do cliente da Steam, então ela não pode estar rodando.
A steam gerou um arquivo de crash, compartilha aqui para verificar o que pode estar ocorrendo.

É claro, nem a tinha aberto quando liguei o PC hoje.

Vi nesse post do Reddit que alguém teve o mesmo problema.

Tentei o procedimento, funcionou na máquina com GPU AMD via Ryzen 5 5700G, mais literalmente deu pau na máquina com uma Nvidia GTX 1070 Ti, não sei se o problema é a placa de vídeo, mais não fui capaz de resolver.

Estranho, pois estou usando uma 1050 TI… Vou dar uma lida e ver se descubro o que pode estar ocorrendo.

Voce tentou antes de fazer o processo ativar a Steam beta nas proprias configurações?

1 curtida

Parece ocorrer um conflito de hardware por algum motivo, ou problemas com o drive de vídeo da nvidia, eu removi a placa de vídeo e deixei a onbord do processador Intel, (que é uma droga), no entanto o steam funciona, é aquele tipo de problema que talvez se corrija com uma nova instalação ou mudança de distro, mais o sensato é esperar um lançamento estável mesmo.