Usuários do KDE NEON, vamos falar sobre a distro?

De nada !marcque como resolvido .

1 curtida

Algum usuário do Neon usa a Latte Dock e se sim, como instalaram a versão mais recente.

*Resolvido;
Estranho que via Discover não achava de jeito nenhum o pacote, mas via terminal foi simples e fácil a instalação.

Instala o Muon, excelente gerenciador de pacotes. sudo apt install muon

Posso comentar da minha relação com o Kubuntu, Manjaro e KDE Neon, todas em suas versões/flavors/spins KDE Plasma. Já usei o Fedora e o OpenSuse, mas por menos de 2h, então não posso e nem devo comentar sobre.
Manjaro - Minha primeira verdadeira experiência com o Plasma, sem dúvidas foi boa e sem grandes problemas quanto a DE, infelizmente o sistema quebrou, não tive tempo e nem paciência pra saber se foi por minha causa, por um descuido meu ou pelo sistema, mas desde então não uso Manjaro.
Kubuntu - Até recentemente visto por mim como a distro Debian Based (Ou Ubuntu, que seja) mais estável com KDE, era até eu ter problemas na versão LTS (18.04) com o Plasma, bugs de cor, temas, fontes, cansei e fui para a minha última opção e que dá nome ao post.
KDE Neon - Vista por mim como a melhor distro KDE que já utilizei, me refiro parcialmente a distribuição em si, mas com foco na implementação, otimização e utilização do Plasma nesta distribuição. A impressão pode (e provavelmente é) devido a versão 5.18.2 do Plasma, que está magnífico e me arrancam elogios.

4 curtidas

Pessoal, estou pensando em sair do arch (acho q e melhor) pois minha experiencia nao esta muito boa com o i3wm, entao achei o kde neon, uma distro interessante, mas quero saber algo: ele e leve, bom para pcs fracos como o meu?

Seria legal colocar as configs da tua máquina. Eu mesmo nunca usei WM, estou muito acostumado a DEs. O Plasma roda com pouca memória mas puxa um tanto de CPU e GPU - sendo que dá pra melhorar isso. Uma opção são XFCE e LXQt, mais leves - a primeira em GTK e a segunda em QT. Agora há pouco instalei em VM um Arch com DDE e ficou “levinho”, mas com animações desligadas - pouco uso de RAM ao iniciar. Mas ele deu umas engasgadas. Então, minha sugestão é testar várias DEs, ver a que mais se encaixa com teu equipamento e a que te agrade mais. Aí testa em máquina física, primeiro live e daí instalando…

Estou estudando a possibilidade de migrar do Kubuntu para KDE Neon, aí fui testar ontem em VM e vi que o Neon já está com Plasma 5.20, achei sensacional, estou me segurando aqui. :joy:

2 curtidas

Ia começar um tópico kk, mas vai aqui mesmo.
Quem já está no Plasma 5.20; quais as impressões? Estou no Neon e gostando muito.

1 curtida

Kubuntu foi minha distro “principal” de 2009 até 2016. Foi com ele que me familiarizei e aprendi a lidar, quando me iniciei no mundo Linux.

Quando deletei o Windows em 2016, aproveitei o espaço para instalar o KDE Neon (em dualboot). Tive poucos problemas com ele, no primeiro ano, mas a partir de 2017 eu já não sentia diferença, nem conseguia mais decidir qual dos 2 era meu Linux “principal”. Me sentia muito bem com o KDE Neon, conseguia trabalhar com ele, dias seguidos, ou a semana inteira.

Desde o início, o KDE Neon sempre foi mais “leve”, pois nunca instalou o PIM por padrão. ─ Naquela época, tive de remover o PIM do Kubuntu, para ele ficar tão “leve” quanto o KDE. ─ Só recentemente, o Kubuntu começou a oferecer a opção de instalar sem o PIM.

Acho que há mais alguns pontos, em que o KDE Neon é mais “leve”, mais simples “por padrão”, mas não arrisco a dizer exatamente como, pois são itens que presto menos atenção.

Há 1 coisa que não me agrada muito: ─ O KDE Neon “deve” ser atualizado pelo comando pkcon (PackageKit), e não pelo apt upgrade, nem pelo Synaptic. ─ Acho isso uma idiossincrasia.

Gosto de remover “lojinhas”, Plasma Discover, PackageKit, em todas as distros. ─ Prefiro verificar atualizações manualmente, pela manhã, ou no final do dia. Essa esquisitice do KDE Neon me obriga a manter nele o PackageKit, para preservar suas características.

Outra “esquisitice”, é a recomendação de que a imagem ISO seja gravada no Pendrive pelo Rosa Writer ─ coisa que não uso, pois prefiro “queimar” pelo K3b em DVD (para guardar). ─ Já tive alguns problemas para carregar Live DVD do KDE Neon.

Atualmente, eu tenho o KDE Neon instalado, ao passo que abandonei de vez o Kubuntu.

Mas meu caso é muito específico, pois instalo até 12 distros em dualboot. ─ De 2017 até 2019, consegui me familiarizar e lidar bem com openSUSE, Arch, Debian testing, Fedora, PCLinuxOS, Mageia, Void, e cheguei a um ponto em que mal percebo se passei a semana inteira com uma ou outra distro. ─ Mas em 2017, o fato de o KDE Neon ser baseado no Kubuntu foi muito importante, pois era só com ele que eu tinha alguma experiência e me sentia à vontade.

Outra coisa importante (para mim), é que foi no KDE Neon que aprendi a lidar com um Plasma KDE “de ponta”, em evolução permanente, ─ e com alguns bugs eventuais. ─ Acabei viciado em KDE “de ponta”, e talvez por isso prefiro o Arch, o Neon, o PCLinuxOS, ao passo que gosto menos do MX Linux, cujo KDE hoje me parece “meio velho”.

Esta semana, vi alguns relatos de problemas com o KDE 5.20, por isso esperei uns 2 dias. Comecei a atualização pelo KDE Neon e pelo Arch. ─ No Arch, várias configurações foram “zeradas”, e tive de refazê-las. ─ No KDE Neon, isso não aconteceu.

Hoje, carreguei o PCLinuxOS, para ver se já iria atualizar para o KDE 5.20, e me surpreendi. Já tinha atualizado, e eu nem prestei atenção. ─ Zero problemas.

openSUSE Tumbleweed demora um pouco mais, porque eles testam absolutamente tudo, num mecanismo automático lá deles, antes de liberar. ─ Deve estar aparecendo por aí uma atualização maciça (do sistema quase todo, e não só do KDE).

Das distros rolling-release, acho que só falta o Void, vou verificar hoje ou amanhã de tarde. Ele também demora alguns dias.

Debian testing sempre segue bem atrás. Talvez daqui a algumas semanas ou meses. Não sei ao certo.

Mageia, por ser “beta”, ainda age +/- como se fosse rolling-release. Talvez atualize para o KDE 5.20 um dia desses.

Obs.: - O quadro acima é de 2 semanas atrás. Uso como guia para lembrar o que falta conseguir. Talvez ajude a dar uma ideia.

4 curtidas

KDE Neon mereceria ao menos ser top 10 no Distrowatch; atualmente é o 11° DistroWatch.com: KDE neon

O KDE Neon é um produto oficial da comunidade KDE, ele é exibido na página de produtos do KDE: Products - KDE Community

Passou a ser, dado ao relativo sucesso na comunidade. É tanto que quando o desenvolvedor do KDE deu entrevista ao Dionatan ele por diversas vezes frisava isso, que o KDE não tinha distro “padrão”. KDE neon começou de uma richa dentro do Kubuntu, e de início era só PPA’s na base Ubuntu, não partindo de fato do projeto KDE em si. https://www.youtube.com/watch?v=J4B2VGcktQU

1 curtida

Como faço para ter um swap file no KDE Neon? Não quero ter uma partição de swap, acho muito desperdício, to usando o Kubuntu por causa disso e também pelo gerenciador de drivers, do gerenciador eu sei que é só instalar, mas como faço com o swap file?

https://www.edivaldobrito.com.br/adicionar-a-swap-no-ubuntu/

2 curtidas

Distrowatch não é parâmetro, ele só mostra acessos ao site.

Então, o que algumas distros fazem é colocar o Distrowach na página inicial do navegador. :thinking:

Sim, mesmo assim é um dos rankings que os usuários se baseiam… fora que estar bem ranqueado no site é sinônimo de boa procura e interesse, além é claro de ser um marketing a distribuição.

1 curtida

Discordo, ela só indica acessos no site. Não mede popularidade, nem interesse.

Se quer medir isso, use o Google Trends:

O Steam, apesar do foco em Games, também ajuda um pouco:

image

1 curtida

O Dio já fez esse vídeo, lógico que um MX Linux da vida não é tão popular quanto está no ranking, mas se o MX chegou a ser falado por nós, e até mesmo testado, foi porque subiu e se tornou o 1° lugar no ranking do Distrowatch.
O site pode e tem suas falhas, e o ranking em nenhum momento é dito ser de popularidade no geral, nem de downloads ou algo do tipo, somente de acesso no próprio site. Métrica passível de ser facilmente burlada, podendo a distro ao sem bel-prazer melhorar seu ranqueamento… nem por isso o site é um zero a esquerda, totalmente desprezível.
Porque as distros brasileiras querem entrar na lista do Distrowatch? Porque é uma maneira de conhecerem a mesma, não deixando de ser importante.

1 curtida

Advinha quem ficou em 1° no ranking?

3 curtidas

Se não me falha a memória, KDE Neon cria um swapfile automaticamente, desde que você não crie uma partição SWAP.

Você também pode verificar se há algum swap em uso com o seguinte comando:

sudo swapon -s

2 curtidas