Usar o Arch Linux ficou ainda mais fácil com o projeto Arch Linux GUI (ALG)

Apresentamos para vocês recentemente o projeto Arch Linux GUI no canal Diolinux. Não só ele torna a instalação do Arch Linux tão simples quanto a do Manjaro, como adiciona alguns goodies extras.

Confira o vídeo mostrando as características principais e performance

Assista no YouTube

Download do Arch Linux GUI (ALG): https://archlinuxgui.in/

6 curtidas

Pena que no meu PC não deu boot nem com reza brava - usei Ventoy com GPT habilitado e sempre dava erro, não subia a interface gráfica. Mas é o lap antigo, que resolveu reviver. Instalei OpenSUSE TW e foi…

1 curtida

@Rodrigo_Chile Deve ser bugs de Distro nova mas…

Eu achei sensacional esta idéia e se continuar a desenvolver, resolver bugs e tals, eu acho que o ALG vai ser um forte candidato para disputar com o Manjaro hein… Será?

3 curtidas

Nem tanto… ainda é complicada pra usuários que querem tudo mais ou menos na mão (e sim, várias das críticas do @Dio no vídeo dele sobre Manjaro estão corretas - mas se aplicam à maioria das distros, ou estas apresentam outros problemas semelhantes. Em suma, ainda falta polir o conceito de user-friendly). Mas pra quem já manja um pouco, me parece bem legal. Os testes de desempenho no vídeo são animadores mesmo…

Off-Topic

A experiência com o OpenSUSE TW, distro que sempre quis instalar e que agora me deu na telha reativar o Dell parado (ele resolveu ligar, mas parece que se esquenta, fica sem dar boot; ao menos deixei um par de horas quieto e voltou a ligar depois de ficar teimando em não bootar), é bem a cara do @frc_kde - muito terminal, YaST com jeitão Synaptic (mas muito mais poderoso), distro um tanto “crua”, precisando habilitar repositórios, instalar codecs e por aí vai. Tá sendo um aprendizado interessante…

3 curtidas

Tá querendo muito do Synaptic… :grinning:

Synaptic é só para gerenciar pacotes. – O gerenciador de pacotes do YaST tem muitas das funcionalidades do Synaptic, mas eu acho que não alcança nem ultrapassa.

3 curtidas

Instalado aqui com sucesso. Dando boot em 4s a versão com Xfce customizado. Para quem gostaria de experimentar, não tem central de programas instalado por padrão mas pode-se instalar.

5 curtidas

Bom dia. Instalei no meu Notebook com xfce. É sempre bom ter uma alternativa. Posso estar errado mas também seria bom os usuários instalarem o Arch pelo modo manual, até para aprender mais. Acreditem se eu consegui instalar pelo modo manual vocês tmb conseguem. Palavra de que tem Esquizofrenia desde o nascimento e descobriu a doença com 19 anos e luta contra ela a 15 anos.

3 curtidas

Excelente vídeo! Graças a ele finalmente pude usar decentemente o Arch :grinning_face_with_smiling_eyes:

Ah, uma dica, para quem está tentando instalar e não está conseguindo pois no final da instalação ele falha pois o pacman -Sy retorna o erro 1, simplesmente faça a instalação offline, desligando o wifi e o cabo de rede!

Att, Jean.

2 curtidas

Graças a esse projeto estou conseguindo pela primeira vez usar o Arch Linux + Kde Plasma e estou bem satisfeito principalmente por causa do AUR que é incrível.

Instalar e usar o Arch Linux tem se tornado muito fácil. A distro agora tem um “instalador” baseado em shell script (você não precisa saber shell script, apenas digitar archinstall e responder as perguntas). Uma alternativa ainda mais fácil, é o projeto Arch Linux GUI, que não é exatamente uma distro, mas uma ISO com um instalador amigável de um Arch Linux completo e pronto pra usar. Tem esse vídeo no canal Diolinux sobre o Arch Linux GUI:

E ainda, existe uma outra forma, além do AUR, para instalar programas que não estão no repositório: instalar via Flathub. Dá ainda para integrar o Flathub em lojas como a GNOME Software, Discover, ou Pamac… É necessário primeiro habilitar o suporte a flatpaks, esse link tem as instruções para o Arch. Se o programa que você quer não está no repositório, mas está no Flathub, eu recomendo você instalar pelo Flathub, em vez do AUR, mas deve ter exceções…

Arch Linux GUI não é Arch Linux a partir do momento em que eles modificam o sistema adicionando o Chaotic-AUR, o Calamares, que não está nos repositórios oficiais do Arch Linux.
Se você quer instalar o Arch Linux o ideal é utilizar o archinstall ou a wiki do Arch para isso.

O Arch Gui é, na verdade, um projeto não oficial que usa o nome do Arch Linux sem permissão, levando as pessoas ao erro, e, além disso, é bastante problemático.

Ai a pessoa cai nesse vídeo do Diolinux sobre o Arch Linux GUI, tenta instalar, não consegue e vai pedir ajuda aonde? nos fóruns e etc, não consegue ajuda e fica com uma instalação completamente quebrada do Arch Linux… eu mesmo tentei utilizar isso para instalar o Arch e não consegui.

1 curtida