O que é AUR (Arch User Repository)? Conheça sua origem e como usá-lo no Arch Linux.

O que é AUR (Arch User Repository)? Conheça sua origem e como usá-lo no Arch Linux. - Diolinux

O Arch Linux e distribuições derivadas possuem um repositório não oficial dirigido pela comunidade, repleto de pacotes que estendem a sua experiência com o sistema.

3 curtidas

Gosto muito do Arch mas depois de ver isso sobre o AUR dexei ele, o motivo é que eu não sei shell script (tentei aprender mas não consegui) por isso deixei o Arch hoje. Pode ser um motivo idiota da minha parte ter deixado o Arch por esse motivo mas já que eu não aprendi e nem vou aprender Shell script não faz mais sentido usar. Instalar pacotes do AUR sem o minimo de conhecimento de minha parte não vai dar. Uma pena talvez eu tente aprender novamente mas não sei se vou conseguir.

Voce pode vim pro lado Manjaro da força.
Basta dar um: “pamac install -a nome_do_pacote_AUR”.
Mas no Manjaro você quase não vai precisar usar o AUR.

3 curtidas

É uma boa ideia amigo. Obrigado.

1 curtida

Primeiro, NÂO precisa saber shell script para fazer uso do AUR.

Segundo, NÂO precisa fazer todo esse “malabarismo”, como descrito nesse “tutorial”, se quiser usar desta forma, vamos dizer mais ““avançada””, vamos á um exemplo bem simples, da instalação do Google Chrome, você precisará apenas do git, assim:

  1. Obter o pacote:
$ git clone https://aur.archlinux.org/google-chrome
  1. Gerando, e instalando o pacote:
$ cd google-chrome
$ makepkg -si
  1. Atualizando
$ cd google-chrome
$ git pull
$ makepkg -si

Prontinho, o Google Chrome será instalado com sucesso!

Mas, mesmo assim, se tiver muitos pacotes, para gerenciar tudo seria bem custoso, por isso temos os AUR Helpers, que se propõem automatizar tudo, tendo alguns até em modo gráfico, onde instalar um pacote AUR, se tornará tão simples, quanto usar o proprio pacman.

Usando o paru, para o mesmo exemplo acima:

$ paru -S google-chrome

Para saber mais


*obs.: “Shell Script, te auxiliará muito quando se tratar de Unix”…

4 curtidas

Obrigado por me esclarecer amigo. Como falam vivendo e aprendendo. Obrigado.

1 curtida

Com certeza, e se tratando do Arch, a melhor forma, nunca será com publicações em blogs, videos no Youtube, e etc… Sendo unica e exclusivamente através da wiki. O que esses outros meios entregam, talvez se resumam em uma didática mais branda…

2 curtidas

Obrigado amigo null. O que seria de mim sem vocês amigos. Obrigado de :heart:

Fala pessoal beleza!

Como o pessoal comentou e como citamos na matéria, existem os Helpers que te ajudam a lidar com a instalação de pacotes sem precisar aprender shell script. Mas, como a própria Arch Wiki cita, a distro acaba mirando um nicho que usuários que se sentem confortáveis usando o terminal e editando configurações manualmente.

Mas, tenha em mente que se você estava usando Arch até agora e isso não te fez falta, ficar na distro ou trocar é uma decisão totalmente pessoal sua.

E felizmente, existem algumas centenas de outras distros que podem te atender.


Exato. Assim como abordamos no artigo, os Helpers existem para facilitar a vida dos usuários e já estamos produzindo outros conteúdos para abordar detalhes de utilização de cada um deles.


Falando especificamente sobre o nosso artigo, apenas traduzimos para português e colocamos em um contexto que se encaixe no conteúdo, visando tornar a informação ainda mais acessível para a maior gama possível de pessoas.

Pessoas que criam conteúdo contribuem com as comunidades de software livre e distribuições a sua maneira. Entendemos a importância das fontes originais, por isso, criamos um conteúdo tecnicamente apurado fazendo questão de sempre citá-las.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Obrigado por esclarecer ainda mais. Voltei para o Arch é a distro que mesmo sendo para usuários mais avançados eu amo essa distro.

Não foi bem, uma tradução já que não tem o “malabarismo”, na versão original… E sobre traduções, a própria wiki, fornece versões em português

Sobre contribuir, é extremamente valido, mas não seria melhor contribuir com o projeto original, traduzindo, as novas atualização, do mesmo sem visar, lucrar, em um blog particular, e por cima quase acabar contribuindo, para que um novo usuário desistisse de utilizar… :vulcan_salute:

1 curtida

Os passos do artigo diferem em nada do exemplo que você deu, a grande diferença é que você está tentando provar um ponto, enquanto nós estamos tentando levar informação através de conteúdo.

Essa abordagem de “não seria melhor ajudar o projeto” é algo bastante dúbio, afinal, nós abordamos através de nossos conteúdos diversas distros e tecnologias, tendo construído um modelo de negócios bem transparente ao redor disso que há mais de 10 anos colabora para que cada vez mais pessoas tenham acesso à informação em português sobre software livre e tecnologia, em uma linguagem compreensível.

Nós optamos por contribuir dessa forma, ao que parece, você prefere contribuir diretamente com os projetos reportando bugs, traduzindo conteúdo e ajudando de forma voluntária, isso é bastante louvável da sua parte.

A decisão de um leitor sobre ir ou ficar, instalar ou remover é algo totalmente pessoal dele.

Nós nos esforçamos ao máximo para levar informação, mas, nós nunca dizemos como as pessoas devem pensar ou que caminho devem seguir.

Até abordamos isso em um podcast recente sobre terceirização de escolhas.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Basta instalar o Yay, ele facilita o processo e os comandos são bem simples.

yay -S preload
1 curtida

Instalei aqui amigo. Obrigado.

1 curtida

3 postagens foram mescladas em um tópico existente: Usar o Arch Linux ficou ainda mais fácil com o projeto Arch Linux GUI (ALG)

Ótimo artigo! É bom ter tudo resumido aqui. Eu sempre uso o YAY, ele é muito bom.

Acho que seria legal um artigo sobre os AUR Helpers!

Além disso, é super divertido atualizar todo meu sistema digitando apenas “yay” no terminal.