Recentemente eu resolvi abandonar o Windows 10 e agora só estou usando a distro Big Linux. Era pra eu fazer esse tópico há muito tempo para falar a verdade.
Zerotier é tipo um Hamachi ou Radmin (Hamachi tem pra Linux, mas n tem chat, e só suporta 5 pessoas numa mesma rede, e Radmin n funciona via Wine).
Para instalar vamos lá (vou tentar fazer n usar muito o terminal);
Abra o Pamac e instale o pacote zerotier-gui-git
Após instalação do mesmo, abra o terminal e digite abaixo:
sudo systemctl enable --now zerotier-one.service
Após isso reinicie a máquina, e agora vamos editar um arquivo para te adicionar no grupo do zerotier senão ele só vai abrir como root, abra o terminal e digite:
kate /etc/group
Procure pela entrada zerotier-one:x:955: e na frente dos dois pontos, adicione seu nome de usuário, no meu caso ficou assim
Salve o arquivo digitando sua senha.
Quando vc abrir o ZeroTier Gui q estará no seu menu, vai dar uma janela de erro, clique em Ok, e depois em Sim ou Yes, e ele vai pedir para vc colocar sua senha, coloque-a e abra novamente e o aplicativo estará funcionando.
Agora vc precisa criar uma rede virtual para se conectar, visite o site https://my.zerotier.com/ e crie uma conta ou logue-se com sua conta Google ou outra opção. Após isso, vc poderá criar sua rede clicando em “Create Network”. Depois, anote o número do Network ID e vamos adicionar ele no ZeroTier Gui, vá em “Join Network” e coloca a ID que vc copiou.
Vc ainda n está conectado, é preciso autorizar sua máquina na rede q vc criou e vc entrou. Um pouco abaixo da página (do myzerotier) vc verá uma sessão aonde existe um usuário, caso n apareça, clique em “Refresh”. Para saber seu ID, no ZeroTier Gui, clique em “About”.
Clique em “Edit Member” (embaixo de “Edit”, na página myzerotier), clique na caixinha “Authorized” e depois em “Save”, pronto, pode clicar no x acima para fechar e vá para o ZeroTier Gui e clique em “Refresh Networks”, se aparecer um “OK” em “Status”, blz, deu tudo certo, vc pode criar até 3 redes e adicionar 10 membros nela.
Se vc quiser abrir mais portas, vc poderá clicar no ZeroTier Gui em “Network Info” e clicar nos “Allows” q apareça caso tenha algum problema.
Não esqueça q vc tem q autorizar os seus amigos quando entrarem na sua rede, vc autoriza como fez com vc mesmo!
Essa dica é vital para minha próxima, que é o Sunshine funcionando corretamente, já q o pessoal faz tutoriais somente pela metade.