Usando Sunshine/Moonlight corretamente (Ubuntu, Big Linux)

Requisitos: Nvidia com Xorg

Esses dias joguei com um amigo e ele ficou surpreso ao saber que o Parsec n hosteia jogos. Isso me fez ficar no Windows, pq eu n conseguia faze-lo funcionar no Manjaro, sempre o guest ficava com tela preta.

Mas existe sim uma alternativa: Sunshine com Moonlight.

Resumindo: Sunshine é o programa onde o host vai hospedar o game, Moonlight, é onde o guest entrará na máquina do host para jogar com ele.

Vamos lá: Primeiro, instale o Sunshine na máquina do host.

No Ubuntu, vc pode instalar via flatpak (que eu n recomendo pq o desempenho pode cair) ou baixar no site:

No BigLinux, abra o Pamac, e instale o pacote sunshine do AUR.

Ao instalar, abra ele no seu menu de aplicações, e ele ficará disponível no systray, clique com o botão direito nele e vá em “Open Sunshine” (o Google Chrome vai acusar a página, ignore e entre mesmo assim). Depois disso, pedirá um login e senha, crie e n esqueça.
Na página Home do Sunshine, veja se n tem nenhuma mensagem vermelha, se tiver, pode parar por aqui pq vai ficar com a tela preta igual eu quando tentava fazer funcionar no Manjaro. Você pode ver a documentação neste site para ver se funciona:

Estando tudo ok, vamos configurar. Vou escrever as opções em inglês mesmo pq eu n sei mexer neste programa 100% e o objetivo é vc ter uma alternativa ao Parsec com host. Em General, vc pode mudar o Language, o nome q vai aparacer no Moonlight do guest em Sunshine Name e quantas pessoas podem conectar na sua máquina em Maximum Connected Clients.
Na aba Audio/Video, em Monitor number, se vc tem mais de um monitor (ou um monitor virtual), coloque o número do monitor primario seu, caso contrário, se deixar 0, todos os monitores q estiverem ligados aparecerá no Moonlight do guest (se tiver apenas um monitor, nem mexa). Na aba Network, em UPnP, vc pode colocar Enable, e em Address Family, IPv4+IPv6.
Detalhe importante, quando for mexer numa opção, no fim da página, tem uma opção Save em azul, n esqueça de salvar suas modificações.

Pronto, vc estará preparado para hostear o game, mas ai é que vem o detalhe importante que NENHUM TUTORIAL DE SUNSHINE menciona:

VOCÊ TEM Q ESTAR NA MESMA REDE DO GUEST.

Você pode até passar o seu ip para ele com a porta (q é geralmente 47989) mas duvido q funcione. Se funfar com vc blz! Se não funcionar, siga meu outro tutorial de como Usar ZeroTier corretamente.

TANTO O HOST COMO O GUEST TERÁ Q TER O ZEROTIER (ou similar que funciona para Windows/Linux). Convença seu amigo a abandonar aquele Radmin q ele tanto ama e faça ele instalar o ZeroTier que tem para Windows tbm.

Estando tudo certinho no ZeroTier, seu amigo terá q instalar o Moonlight q tem até pra celular.

Pronto, no Moonlight, verifique se nas Configurações (botão de engrenagem perto da interrogação), na aba Configurações Avançadas, se está marcado as opções “Encontre PCs na rede local automaticamente (Recomendado)” e “Detecte conexões bloqueadas automaticamente (Recomendado)”.

Na verdade, se vc tiver feito tudo certinho, quando o guest (seu amigo) ligar o Moonlight, ele já vai “enxergar” seu pc. Seu amigo clicará no PC disponível e no primeiro Desktop. Na primeira vez, isso gerará um número, passe esse número para o seu amigo que vai hostear na sessão Pin da página do Sunshine.

Pronto, basta abrir o game e jogar, configurar os controles como faria no Parsec.

Possíveis problemas:
Som: Caso vc host fique sem som, vá no ícone de volume e veja se sua placa de som está selecionada pq o sunshine cria uma q n sai som as vezes.
Firewall: Este é um vilão nessas horas, se vc realmente confia no seu amigo, desative o firewall, tanto no Linux quanto no Windows (por isso prefiro usar o Gufw, basta abrir ele e em Entrada, coloque “Permitir”. Depois de jogar n esqueça de ligar seu firewall (ou bloquear a entrada no Gufw).

Agora n tem mais desculpas de ficar preso ao Windows!

2 curtidas