UniFafibe oficializa parceria com distro TigerOS

O TigerOS tem chamado bastante atenção, desde que teve sua ISO tornada pública. E olha que se tem destacado o fato de ser um sistema voltado a empresas.

O ponto mais importante na história do projeto, que já existe desde 2008, foi a entrada dos colaboradores e desenvolvedores @Natanael.755 e @eltonff, que trabalham na criação de particularidades, como o removedor gráfico de kernel, instalador de AppImage, etc.

Nesse mês de Agosto, um novo passo foi dado para a consolidação da distro: uma parceria com a UniFafibe, de Bebedouro/SP.

Recentemente o curso de Sistemas de Informação da Universidade ganhou um novo coordenador, Augustu Aguiar, que deparou-se apenas com o uso de software proprietário. Como entusiasta do software livre e procurando colaborar de maneira mais efetiva com a divulgação e adoção do Linux, tratou de incluir o uso básico de algumas distros, como o Mint e Fedora, além do básico de servidores, com o Debian.

Com essa parceria, o TigerOS será a distro principal a ser apresentada aos alunos, que na maioria das vezes, não conhecem e nem usaram algo além do Windows até então.

Respeitando o contrato com a Microsoft quanto ao uso de seus sistemas e material educacional, a inclusão de soluções open source para os alunos, ganhará cada vez mais espaço.

Outros 2 pontos a se destacarem são:

1 - os alunos poderão contribuir compartilhando suas experiências e aprendizados, pela variedade de hardware que possuem, o que permitirá ampliar muito o conteúdo da wiki.

2 - divulgação + credibilidade da parte da universidade, que mostrará a toda população local que existem alternativas ao Windows e Mac.

No dia 20/9, segunda-feira vai rolar uma live especial para os alunos e professores da universidade, não apenas do curso de Sistemas de Informação, mas todos que poderão se beneficiar do open source.

Essa live será retransmitida pelo canal Mestres em Linux, porém, apenas os alunos e professores poderão participar.

Quem ainda não conhece esse projeto voltado a empresas, mas pode ser usado em ambiente doméstico, temos um link com todas as novidades AQUI

19 curtidas

Excelente notícia! Parabéns, @Natanael.755, @eltonff e @Daigo! Sinceros votos de sucesso!

3 curtidas

Brigadão!
Estamos nos dedicando a criar um ótimo sistema.

2 curtidas

fico muito feliz :slight_smile:

2 curtidas

Parabéns pessoal. Colocando de escanteio o software proprietário no mundo acadêmico

2 curtidas

Uau, parabéns. :clap: :clap: :clap:

1 curtida

É um sonho ainda distante. A Microsoft possui material voltado a educação muito vasto e de qualidade, que não possuímos no Brasil. Debian Edu/Skolelinux e AcademiX são distros com propostas muito boas, mas não adianta criar uma ISO cheia de programas para área educacional, sem que os professores sejam capacitados antes, além de material para os alunos.
Se derem uma conferida em projetos como Dream Spark e Higher-Education terá uma ideia do que estou falando.

De brasileiro, o que temos é o Educatux, mas até aonde eu saiba, é mais voltado ao ensino fundamental.

1 curtida