Uma passada no Windows depois de 4 anos - Não tá tão ruim quanto pensam

Opa! Estava aqui eu, sem distro pra testar. Então vejo um tópico sobre Migrar do Windows pro Linux. Então pensei instalar o Windows, pra ver como tá. Comecei a usar Linux em 2015, abandonei o W10 em 2016. Desde então tinha só o 7 num pc abandonado aqui, e também não mexia nele há um ano mais ou menos.
Logo depois o W7 perdeu o suporte, então coloquei o 10 nele há mais ou menos uma semana.
A primeira coisa que fiz quando iniciei o SO foi dar CTRL+ALT+T e ficar um minuto esperando abrir o Terminal. Pois é, é tipo tu migrar do Gnome pro Plasma e ficar batendo o mouse no canto da tela. Enfim, depois de me tocar que o Terminal não ia abrir, abri a Microsoft Store para atualizar os programas, e deixei o WUpdate rodando ao mesmo tempo. Logo depois abri o Edge e comecei a baixar uns programas (VSCode, Virtual CloneDrive, Chrome, etc). Então fui mexer nas configurações, e para mim pelo menos, é melhor que muito painel de configuração do mundo Linux (só não bate o YaST), e agora todas as configurações necessárias já foram pra interface do Continuum, pouca coisa fica pro Control Panel do Aero. O SO também tá muito mais estável, sem telas azuis repentinas nem nada. Uso o LibreOffice, então não tive problemas com o MSOffice.
Sinceramente, não vejo tantos “problemas” assim no SO, como já vi falar aqui no fórum. Tem pessoal falando que o W10 é inultilizável e etc, mas para mim tá tudo nos conformes.
E você, usuário de Linux, o que acha do W10?

6 Curtidas

Acho um SO incrível, as pessoas forçam em dizer que é inutilizável. Como um sistema inutilizável vai rodar em milhões de PC. Eu não tenho preconceito não eu tenho o Windows 10 em dual boot com meu Zorin OS.

6 Curtidas

o problema do win10 e que ele não esta pronto pra usar depois que instala tem que otimizalo.
tem um video muito bom que eu segui passo a passo e hoje uso o win10 de maneira setisfatória sem o temido hd100.

espero que te ajude.

1 Curtida

GENTE EU FALEI QUE MEU PC É ABAIXO DO RECOMENDADO PRA RODA EMULADORES DE ANDROID E IOS (pra desenvolvimento mobile) E NÃO QUE NÃO RODA O WINDOWS 10, LEIAM TUDO PELO MENOS --’ TEM GENTE QUE ENVIA MENSAGEM NO PV SÓ PRA XINGA DE BURRO MAS NEM TERMINA DE LER PELO MENOS, PAREM DE SEREM TÓXICOS :roll_eyes:

Eu acho o Windows 10 disparadamente o melhor SO pra desktop, o único motivo pra eu não usa ele é o uso da RAM que é bem altinho aqui chega a 2,2gb após inicia o sistema (Sei que isso depende da quantidade RAM que você tem, se tiver mais ele ira usa mais o que no meu caso eu tenho 8GB de RAM mas já vi o Windows 10 iniciando com 400mb). Bom falado isso se eu fosse um usuário que tivesse mexendo só com o básico eu ficaria no Windows mas como estou estudando desenvolvimento mobile e o minimo recomendado de RAM é 16 GB no caso da tecnologia que estou estudando eu tive que ir pro Linux, mais especificamente o xfce que usa menas RAM e posso ter uma folga só que nem é tanta coisa pois de 16GB pra 8GB que é o que eu tenho é muita diferença e como o meu notebook não me deixa aumenta mais eu fico no Linux até eu termina de monta um outro PC que tenha 16gb.
Depois de fala o meu motivo eu volto a principal pergunta:

Acho ele perfeito sinceramente, nunca tive problema com ele e tudo que eu sempre quis faze nele sempre foi feito sem problemas até na parte de desenvolvimento e em coisas mais básicas eu só não volto pro Windows por conta do motivo que já falei já que o meu PC está abaixo do recomendado dos emuladores que uso e o Linux me da uma pequena folga que nem é tanto mas estou aproveitando, só que essa pequena folga já me deu muita for de cabeça só na configuração do ambiente, perdi diversas horas antes de incia os estudos por conta de erros kkk fiquei várias horas pesquisando como resolve erros coisa que no Windows basicamente foi Next e Next e fico tudo pronto. Quando eu monta um PC melhor com toda certeza voltarei pra ele e ai vou pode usa qualquer emulador pra continua o que estou faze:

Meu pc que estou usando no momento:
(Ele não é ruim eu gosto dele mas está abaixo dos requisitos, tanto pra Linux quanto pra Windows)

Tu tá brincando com a minha cara? i5+8GB tu acha q é abaixo da recomendação? Tou usando o W10 num Core 2 Duo @1.5GHz+2GB sem travamentos

5 Curtidas

Eu usei o Windows 10 por 3 anos e eu tenho que dizer que foi a pior experiência que eu já tive com um computador. Incontáveis telas azuis, atualizações que nunca terminavam e quando eu desligava o computador o sistema tinha quebrado, toda a banda de internet sendo sugada pelo sistema de atualizações e busca do Windows, fazendo com que eu tivesse que desabilitar ele manualmente mas mesmo assim não adiantava, porque a cada atualização nova, tudo era desfeito. Teve até uma época em que o Windows 10 estava tendo incompatibilidade com o Avast e eu acabei perdendo duas instalações por causa disso. Vários programas e serviços inuteis, falhas de seguranças constantes, travamentos aleatórios, lag inexplicável, um desempenho nojento. Eu tenho um I7, RX480, 8G de RAM e mesmo assim eu sofri na mão do Windows 10, tanto que foi isso que me fez abandonar o sistema e migrar para o Linux. Eu não recomendo, pela minha experiência, não tenho como recomendar esse sistema operacional para ninguém.

1 Curtida

Há quanto tempo aconteceram estas coisas que citou?

Eu abandonei o Windows no ano passado, acho que foi em Setembro ou algo do tipo, fiquei usando por um tempo em Dual Boot com Manjaro, mas outro bug com o sistema de atualização sugando toda a banda de internet me fez deletar a partição e nunca mais voltar a utilizar ele.

Bom o windows em geral e bem estavel desde que o usuario que esta preparando a maquina saiba realmente oq esta fazendo kkkkkkk, mas pode se tornar uma coisa ruim com programas de terceiros ou ate a propria fabricante, eu sou usuario há 12 anos… desde o XP atualizando em diante e sinceramente todos os problemas que eu tive durante o tempo foram culpa minha… No win10 q e por muitos considerado o mais “bugado” por leigos pra mim se tornou o lançamento mais futuristico da microsoft com a ajuda da canonical kkkkk, mas quanto a intenção dos fabricantes e desenvolvedores e simplesmente fuder o software pra girar o mercado em geral… um exemplo e agora com os SSDs kkkkk
Eu não tenho maquina da NASA pra variar(IPMG31 com 3.0GB RAM Pentium E5200 e 3 HDDs de diferentes espaços) Mas enquanto a maioria não parar de ferrar o sistema não vai ter nada de positivo ali

Eu acho ótimo usaria na boa. Tenho máximo respeito pelo windows

1 Curtida

ta mas, usou por quanto tempo? viu como o sistema de arquivos trata seu HD com NTFS? diziam que ele agora estava auto desfragmentando ocupando muito o HD/CPU… e a política de atualizações de segurança/sistema/apps? ainda demora/te obriga/ te irrita? como fica o desempenho depois de um bom tempo usando e muitos apps instalados/removidos do sistema? virus/spywares…é seguro sem usar um antivirus sugando teus recursos? é seguro um usuário comum usar sem saber destas coisas todas?
O sistema de telemetria continua o mesmo? como pode garantir privacidade para quem o quer? ainda vem com o “assistente pessoal” perturbando e tirando do foco? popup’s aleatórios de servicos além de propaganda em seus apps ainda continuam?

que bom que não deu tela azul em seu hardware…mas e os outro milhões de hardwares no mercado? (pergunta retórica) rsrs

algumas perguntas que me vem a cabeça…

2 Curtidas

Para mim, em termos de interface o Windows 10 é bem funcional.

Meu problema com ele é que eu otimizava tudo bonitinho e ele funcionava bem… temporariamente. À medida que as semanas iam passando, ele apresentava congelamentos e aquele tal de “Disco 100%”. Minha gota d’água com o Windows 10 foi quando, do nada, ele criou usuários temporários (cópias dos meus usuários normais) e deu um sumiço em todos os meus arquivos. E não teve reza brava ou tutorial que resolvesse esses problemas.
Isso é muito chato para um usuário comum que só quer utilizar o sistema sem muitas dores de cabeça.
O que me fez optar pelo Linux ao invés de W10 foi justamente a estabilidade e, no caso de problemas, uma resolução efetiva dos problemas graças aos tutoriais encontrados na internet.
Bugs são comuns a todo tipo de sistema operacional; o problema é quando essas incoscistências do sistema não tem resolução a não ser uma formatação do zero. Haja paciência.

2 Curtidas

Esse bug do HD em 100% é o que me impede de usar mais vezes. Sempre deixo a minha máquina desligada e eventualmente necessito de acesso rápido, quando estou em casa, sendo que demora uns 8 minutos para sair do 100% e ficar aceitável a utilização. Quando é algo que tenho que fazer no Win, ligo o pc e vou fazer outra coisa, para dar tempo, caso necessito de qualquer coisa que não dependa dele, qualquer distribuição me satisfaz.

Semana passada formatei com uma iso nova, baixei pelo utilitário da microsoft e formatei do zero, pois me falaram que haviam corrigido o bug dos 100%. Só se o problema for meu micro, porque ainda tenho que esperar quase 10 minutos para poder usar o pc. Não acho o sistema ruim, só isso que me incomoda mesmo.

2 Curtidas

@thespation aqui no meu notebook quando ele entrava no Disco 100% ele não saía mais, somente reiniciando o sistema, o que tornava o uso inviável.
Realmente é um bom sistema, mas com esses detalhes fica difícil usar.

1 Curtida

Bom eu disse que é abaixo pra emuladores (android e IOS) e não pro Windows, acho que você interpreto totalmente errado ou nem chego a ler tudo xD
Agora se você fala que com essas configs ai você roda de boa o Windows 10 com Android Studio e mais um emulador aberto junto ai eu duvido muito kkk

Tenho um hardware bem antigo, então não dá para ter uma boa experiência com o Win10.

Se eu comprar uma fonte melhor, um processador compatível e uma placa de vídeo antiga dá para conseguir rodar até emulador de ps1 no Win 10.

Em termos de produtividade, ficou um pouco abaixo do Win 8.1, que pra mim é o melhor Windows para produtividade e acessar a internet, já que foi o S.O que tive menos travamentos.

O grande problema do Win 10 é a adaptação dele ao hardware. Se você tiver sorte de ele gostar do seu hardware, a chance de você encontrar problemas de desempenho é bem menor. Aqui em casa tem um pc com hardware muito semelhante ao que o @AghbiZS citou e o desempenho é bem ruim. Deixei ele com Win 7 mesmo, enquanto tiver update para os programas que o pessoal aqui usa, vai ficar com o Win 7 mesmo.

Outro ponto que poucas pessoas levam em consideração. Desde o lançamento do Win 10 a Microsoft trabalha sempre pensando em hardware mais moderno. Já vi pc com configuração ruim e SSD e o Win 10 rodava liso. O Win 10 foi feito para rodar em SSD, simples. A Microsoft tá c**** e andando para quem ainda tá com hd mecânico.

Mas, falar que o Win é um lixo completo e que só dá problema é, no mínimo, bobeira. Milhares de máquinas de produção mundo afora usam o Win e não tem tanta reclamação. Digo, proporcional ao número de usuários. Muita gente gente também vai no google ou no youtube e sai copiando qualquer dica, tutorial etc. para “melhorar” o desempenho do Win ou fazer ele ser mais leve etc. Mas, muitas vezes, nem sabem o que estão fazendo. Normalmente, se desabilitar as frescuras gráficas e mexer em algumas coisas que sobem com o sistema, já dá uma melhorada razoável. Porém, milagre não existe, e, de fato, Win foi feito para rodar em hardware mais moderno mesmo.

Acho que muitas vezes se critica demais sem tanto conhecimento de causa. O Win tem problemas? Sim, e muitos! Tem o problema de telemetria? Tem sim. A Canonical inclusive já teve problema com coisas nessa sentido. Vem sim. A galera mete o pau nesse tipo de coisa, porém usa Android e não fala nada. A gente tem um celular no bolso que sabe até a cor da nossa cueca e muita gente faz vista grossa só porque é linux, ou, acredito, na maioria absoluta das vezes, nem pensa nisso.

Enfim, para não escrever um testamento (já que não vou conseguir expressar tudo que penso de forma breve), acredito que a comunidade ficou em loop num tema antigo, dos anos 90 e começo dos anos 2000. E, se usa linux e gosta de linux, como eu, use e seja feliz. Alias, para quem trabalha na manutenção, redes, servidores etc. é até infantiloide esse tipo de discussão. Visto que a presença do sistema da MS é, na área de manutenção, por exemplo, praticamente absoluta. E em outras áreas também não é tão pequena assim.

Para concluir, de vez, até concordo com o subtítulo do tópico: “não tá tão ruim quanto pensam”.

Não quero defender o Win e criticar os outros, só acho que, muitas das vezes, a gente precisa mais é de coerência e um pouco mais de racionalidade nesse tipo de discussão. Por fim, desisto desse tipo de discussão. É a última vez que participo. Porque acho que não tem muito sentido. :face_with_raised_eyebrow:

4 Curtidas

Exatamente! Na maioria das vezes as pessoas que reclamam do Windows saem no Baixaki baixando .exe e reclamam que o SO é vulnerável a vírus, etc etc.

3 Curtidas

Além do mais, na própria campanha de divulgação do Windows 10 na TV, nos sites e etc, a Microsoft alertou que o Continuum não rodaria em PC merdª. O Metro (W8.1) ou o Aero2 (W7) rodam muito bem e foram feitos para esse hardware. O problema é o pessoal com um Pentium I de1995 e 1GB RAM querendo rodar o Continuum. É a mesma coisa que tentar rodar o Gnome 3 numa máquina assim.

Sabe os haters? Então…

Existem muitos usuários de Windows que não conhecem Linux e já odeiam. Saem falando M, e pior, sem ao menos ter conhecimento de causa sobre o que eles estão falando. Alguns desses usuários testaram Linux há 1, 2, 4, 5 anos atrás, e pensam que ainda é a mesma coisa.

Todavia, também existe o inverso. Existem muitos usuários de Linux que largaram o Windows há 1, 2, 4, 5 anos atrás, e também pensam que tudo ainda é a mesma coisa. E também existem aqueles usuários Linux que simplesmente o odeiam, e chamam o sistema de “Rwindows” simplesmente por serem do “time do Linux”. :man_facepalming:

Bom, felizmente existem pessoas com a mente aberta, que conseguem ver os pontos positivos e negativos de ambos os lados, sem clubismo e fanatismo. É nesse grupo que eu tento estar.

Eu prefiro utilizar uma distro Linux por várias razões, e realmente acho que Linux é melho que Windows na grande maioria dos aspectos. Ao menos para o meu uso. Mas o Windows também tem qualidades e pontos fortes, por exemplo, hoje em dia acredito que o Windows seja uma plataforma para jogos muito mais completa que o Linux. Outra coisa que gosto muito é a interface do Windows, tanto que estou usando o tema Windows-10 no meu Fedora Cinnamon. (Muitos me chamariam de herege por isso :rofl:).

Por fim, hoje em dia qualquer uma das principais distros Linux me atente muito melhor que o Windows na maioria dos aspectos, por isso uso Linux. Mas também ainda sou um usuário Windows, no qual jogo alguns games que não funcionam ou não tem um desempenho satisfatório no Linux.

Então, viva a diversidade de opções, e que cada um possa ser feliz com o sistema que quiser, e que todos possamos trocar informações e agregar conhecimento juntos aqui no Diolinux Plus! haha

7 Curtidas