Uma passada no Windows depois de 4 anos - Não tá tão ruim quanto pensam

Olha… to utilizando Linux (Desktop) há alguns anos, e simplesmente continuo utilizando por adorar o ecossistema (Num todo) e praticidade, utilizo LM e UBT em dual-boot no meu pc, e apesar de no ínicio parecer estranho, ao longo dos anos você vai adquirindo o conhecimento, e quando vê já esqueceu o MS Office, já esqueceu o Avast (ESSE DEMORA :frowning: ) e quando o pc inicia ja ta dando uns 3 Ctrl + Alt + T porque esquece que o menu existe e abre tudo pelo Terminal.
Apesar dessa longa e chata explicação (CHAME DO QUE QUISER) vou listar algumas “coisas” que me fazem não voltar para o “Janelão”.
1* Sistema de atualização
2* Consumo exagerado logo de largada
3* Falta de uma Loja de Aplicativos “QUE PRESTE”
4* Falta de um terminal :frowning:

O Windows Terminal foi lançado, com suporte ao Bash.

Não é a mesma coisa.

Uso o windows 10 desde seu lançamento, os únicos problemas que tive nele foi quando a ms soltava alguma atualização bugada, ai não tinha o que fazer.

Tela azul só tive uma esses dias, mas foi porque estava mexendo com undervolt, o sistema deu erro por falta de energia, mas tirando isso nada, bug do HD100, nunca. Meu pc atual é bem antigo, um i7 de 4ª geração, 4770k, uso a onboard dele, 8gb de ram e hd de 1tb.

A versão atual tá bem fluida, suave, lisa. Aqui ele é o sistema principal, linux uso no momento só pra testes e em vm apenas. Realmente o win10 teve umas versões de lascar, mas atualmente ele está muito bom, a v1909 está rodando super bem.

Acho que sou um felizardo, porque a última vez que meu PC viu uma formatação foi em 2016, exatamente quando migrei do Win7 para o Win10 onde na época para aproveitar a tal “promoção de migração gratuita”.

De lá para cá, migrei dentro do próprio sistema para as builds novas e viu até uma mudança drástica de hardware nesse meio tempo (processador, placa e memórias) e tá aqui em pé, exatamente como deixei no último boot após o hardware antigo morrer. O único bug que ocorreu -e que acabou se resolvendo sozinho- foi após a não recomendada remoção dos apps nativos, a loja parou de acessar minha conta e não era possível sincronizar ou adicionar apps novos. Forcei a reinstalação dos apps e ainda assim não funcionava, coincidência ou não, após algum update foi resolvido.

Migrarei para o Linux agora não pelos problemas, até porque mal tive, mas por fins de conhecimento no Linux. Você poder viver ele no dia a dia em seu PC é uma experiência bem diferente do que pode ser vivido em uma VM. Além, claro, por finalidades profissionais.

1 curtida

Mal vejo a hora da minha garantia acabar, para instalar o Linux Mint.
Minha estadia no W10 Foi e está sendo terrível HD100 toda vez q reinicio o Notebook.
Mano serio tô pensando em coloca-lo já.

Você pode criar uma imagem do seu HD atual, salvando em um HD externo, tendo uma cópia de backup, pode formatar quantas vezes quiser.

Caso deseje, pode voltar a imagem e estará como antes. Fiz muito isso usando Acronis e o Redo backup.

1 curtida

No meu Windows não tem quase nada de importante então só mando Google drive e pronto!
Muito obrigado pela dica

É mais questão de não perder a sua garantia com a formatação.

Imagine o cenário, você formata e fica utilizando uma distribuição que não veio com o seu computador e em 3 meses ele começa a esquentar.logo a loja lhe dirá que o aquecimento está sendo causado pelo novo sistema e você não poderá contestar.

Tendo uma cópia de backup do Windows que foi vendido a você, poderia simplesmente restaurar e solicitar assistência.

1 curtida

Boa vou comprar um SSD PCIe e vou usar o meu hd como Backup.

Não é bem assim, tem uns artigos na lei do consumidor, que defende que o consumidor pode alterar o sistema, desde que compromete ou danifique o sistema. (uma coisa que poucas pessoas sabem, vender PC/NOTE com windows é considerado compra “casada” onde a loja obriga o usuário a comprar junto com o sistema. E caso o cliente exija que o PC venha sem sistema, eles devem vender por mais barato.)

2 curtidas

Esse lance de venda casada eu já sabia, mas q eles deveriam vender mais barato é nova.
Valeu por me informar.

1 curtida

Estou revivendo este tópico pra perguntar… Você começou a usar Linux com 8 anos?

2 curtidas

“Pois é, é tipo tu migrar do Gnome pro Plasma e ficar batendo o mouse no canto da tela”

Ha! Eu faço isso sempre que mudo pro Plasma. Uma vez Gnome user, sempre Gnome user.

“Então fui mexer nas configurações, e para mim pelo menos, é melhor que muito painel de configuração do mundo Linux”

Quanto a beleza e coesão visual da interface eu não sei, mas que dá pra fazer o que se precisa, dá. Qualquer coisa tem algum tuto no yt pra abrir o regedit e tá sossegado.

“Tem pessoal falando que o W10 é inultilizável e etc, mas para mim tá tudo nos conformes”

Isso é um claro exagero. Beira o ser fã em demasia.

“E você, usuário de Linux, o que acha do W10?”

Suporte a vários games, a maioria dos softwares pra edição de áudio, video e imagens, como poderia ser um sistema ruim? Pode não ser perfeito, requerer uma maquininha potente pra rodar liso, mas que funciona, funciona. E se deixar ele atualizar normalmente, e ter paciência, funciona até muito bem.

PS: prefiro Linux.

PlayStation 2: Por que eu ainda uso Linux então, se eu acho tudo isso do Windows?

Por que eu gosto do jeito que as coisas funcionam por aqui. Admito que há coisas que poderiam ser melhores, mas acho que ainda chegaremos lá. Além disso, o sistema já me serve bem, do contrário eu não usaria, óbvio.

5 curtidas

As well as I do! Meu primeiro contato com Linux foi em 2015, quando ganhei meu primeiro laptop. Meu pai já usava Slackware há tempos, então pedi pra ele deixar o meu igual o dele. Esta foi minha primeira experiência com Linux.

(a primeira vez em que formatei sozinho foi alguns meses depois, dessa vez pro Debian, com GNOME).

2 curtidas

“Ser plataforma de jogos” não é característica técnica, e sim comercial. Não é vantagem do SO, muito pelo contrário, é você pagar para alguém te prejudicar.
Por esta razão, dentre muitas outras, é bastante justo ser contra o Windows por instinto, ainda que sem razão, e o inverso não. Digo, enquanto concepção, um quer dominar o mercado de maneira pouco ética.

O duro é convencer o judiciário. Quando a tese começou a ganhar força, depois veio a história que não é venda casada.
Eu mesmo tive um caso em juizado que perdi.
De tanta raiva, primeira coisa que fiz foi me livrar do traste, com um senhor prejuízo, e prometer que nunca mais compraria Dell na vida.

Isto é raso. O Windows é um sistema que por padrão e põe como administrador e não exige senha, e na única vez que tentou mudar um pouco este paradigma (Vista) foi uma verdadeira tragédia.

Boa parte das pessoas que deixam o Windows 10 já são muito metódicas e exigentes, além disso boa parte do descontentamento são questões pessoais e singulares.

O sistema não é ruim, mas pequenos problemas podem ser bastante intoleráveis para alguns, enquanto outros, não.

De resto isso varia muito, acho o Windows perfeitamente tolerável e muito bom para diversão mas insuportavelmente ruim para trabalho.

1 curtida

Comecei a usar GNU/Linux em fevereiro do ano passado. E não foi por problemas no Windows 10, e sim por vontade de experimentar algo novo e aprender. Mantive a mesma instalação do Windows 10 rodando em três computadores diferentes desde 2016 e nunca tive qualquer problema. Tudo original e funcionando muito bem. Foi uma experiência excelente, embora eu ainda goste mais da simplicidade do falecido Windows 7.

Se hoje estou no Pop!OS é simplesmente por gosto. Gostei mais de usar ele e ponto. Se gostasse mais do Windows 10, ainda estaria usando.

O Windows é utilizado por usuários de perfis muito distintos. Há pessoas super experientes, mas também há muitas outras que têm zero conhecimento. O GNU/Linux costuma ter um público mais fechado, com maior conhecimento técnico. Acho que isso interfere muito.

É cada besteira que a gente encontra nesses vídeos de “otimização do Windows”. Os caras recomendam pérolas como “ativar os núcleos do processador” (já vem tudo ativado e o recurso que demonstram serve para fazer justamente o contrário) e “cravar o modo de energia em desempenho máximo” (o processador já atingiria a frequência máxima naturalmente em load, isso só faz gastar mais energia e esquentar mais).

2 curtidas