Ainda não investiguei tanto, mas estou usando o tuned para cuidar disso. Mas parece que realmente tem alguma otimização nisso que é feita pelo Crystal e que eu teria que ver melhor.
Ainda estou enfrentando problemas quanto a Duração da Bateria no Arch. Talvez, eu volte para o Crystal Linux.
O que não sei, é se eu continuarei no Gnome ou se darei uma chance ao Plasma. E já instalei o Crystal Linux com Plasma no meu SSD portátil.
O certo seria voce ir de OpenMandriva ROME, igual o Romeo. Entendeu? Entendeu? :DDD
ok, to saindo
Rapaz, eu evito o gnome. O plasma me atende bem; se nao tiver mais motivos, como os que citei em PM algumas vezes, no final tudo ficara por conta do workflow. Por mim, o Plasma esta otimo, mas em X11.
Tentei usar o OpenMandriva, mas sei lá, ele não parece tão bem acabado nas coisas que adicionaram. Tipo o OpenMandriva Control Center e aquele Welcome dele, pequenas coisinhas que me afastaram um pouco dele.
Mas talvez eu possa dar alguma chance a mais para ele, instalando no meu notebook antigo (que virou cobaia para esses testes).
Eu gosto do Gnome porque ele funciona bem pra mim. Mas também acho o Plasma um excelente ambiente. E consegui rodar ele bem em Wayland no meu notebook antigo com uma GeForce 920M.
Claro, teria que me adaptar à algumas coisas do Plasma (como os atalhos), mas de resto, é um excelente ambiente.
Pra eu quer quero fugir do wokismo, esta otimo. Essas ferramentas, eu so uso a parte de adicionar repositorios, mais nada.
Entendo; Wayland funciona pra quase tudo, mas estou preferindo o X11 recentemente por conta de ter menos travadinhas e lags nas gravacoes de video da tela, etc.
É que eu gosto muito de usar o que o sistema oferece pra mim.
No Crystal, eu usava muito o Amethyst para instalar coisas do AUR, no Ubuntu eu também usava grande parte do que ele me oferecia; menos a Snap Store, que eu substituía pela Gnome Software, mas usava os Snaps; e no Mint que está no meu Notebook antigo, uso o Cinnamon, o MintInstall e o MintUpdate.
E tipo, o Crystal oferece só o Amethyst, mas ele faz isso muito bem. E não senti muito isso no OpenMandriva.
E no SSD portátil, ele deu alguns problemas na instalação dele. Só consegui instalar ele com sucesso numa Máquina Virtual mesmo. Mas quem sabe eu dê uma chance para ele futuramente, já que ele me surpreendeu positivamente na velocidade de boot do LiveUSB.
Ainda não testei o Wayland em gravação de tela no Plasma. Mas no caso de não funcionar direito, o Crystal oferece uma sessão em X11.
Depois de um mês e veio, estou de volta ao Crystal Linux…
… embora que eu esteja com o Plasma agora.
E posso dizer que, se no Gnome eles tem uma seleção mais enxuta, no Plasma eles exageram um pouco. Tem até um aplicativo para ver horários de Transporte Público, outro de respiração, um para conferências feita pelo KDE e um Pomodoro…
… Um aplicativo de TV, um Timer (sendo que o aplicativo de relógio também tem um timer) e duas calculadoras (??)…
… e o mais curioso: Um aplicativo de Chá.
E o pior é que vem tudo isso, mas o Okular e o Gwenview não vem nessa seleção de aplicativos.
Caramba, deram um SELECT * FROM kdeprojects WHERE rand() < 0.5; sem ligar se isso faz sentido ou não deram uma de Luna Lovegood total kkkkkk
Como o Crystal apenas oferece o Plasma na instalação, sem uma imagem Live, fui pego de surpresa com essa seleção curiosa de aplicativos.
E aparentemente a instalação do Crystal é um pouco inconsistente. Fiz uma para testar no meu SSD antigo e depois instalei no meu notebook, e em foi instalado o Firefox em Flatpak e na outra, o dos repositórios.
Eu não sei o porque disso, mas achei curioso também. E o instalador dele faz a instalação como no Arch, baixando os pacotes e instalando, e talvez essa pode se uma fonte de inconsistências.
Ainda vou escrever sobre isso no meu Blog secundário (que comecei a postar nele novamente). Sinto que estou conseguindo usar bem o Plasma e estou gostando da experiência.
O Plasma parece rodar de uma forma bem mais suave. Gostei disso.
Venha! [10 caracteres]
Atualmente estou de olho também no EndeavourOS. Vou dar uma testada nele, para ver se ele me agrada mais na seleção de aplicativos.
E se ele for mais enxuto, é uma opção para pensar.
Eu atualmente estou de olho na versão mais nova do Open Mandriva.
Eles ainda estão sincronizando repositórios, e por algumas razões eu acabei tendo que instalar o eOS no lugar.
Acontece que aqui eu ainda escuto uns pops e clicks do pipewire, e isso mata minhas gravações. No windows isso nunca acontecia, e no Linux eu não consigo fazer funcionar da mesma forma. É muito triste. Mesmo com kernel realtime, e algumas configurações, o problema persiste.
Porém eu ainda tenho uma última coisa a testar, mas não me vejo ficando aqui por muito tempo. Depende de quando sair o OpenMandriva.
Ainda assim, ele funciona muito bem para todo o resto e vem com uma seleção de pacotes legais. E traz uma sessão x11 tb, o que pra mim é interessantíssimo. Consigo recomendar tranquilamente.
Ja ocorreu por aqui. Eu coloquei um disco externo no fstab e depois tirei e deu essa tela ao iniciar que tu mostrou, aquela pra apertar ctrl d.
Corrigi e ficou sossegado.
Eu que não vou pedir para você tirar o Peppermint, dá pra ver que você é apaixonado por esse sistema xD
Pessoalmente sou um curioso, que gosta de futucar nessas coisas e quem sabe, descobrir novas coisas. É por isso que estou mantendo um Blog secundário para documentar essas coisas e o que mais me der na telha.
É mais a curiosidade que me move. Por conta dessa curiosidade que eu tenho, que eu resistia bastante a usar o Plasma.
O CARA COLOCOU O DIO NO TERMINAL XD
Rapaz, eu sou uma simples raposinha que gosta de software livre. Nao sei tanto assim sobre Linux. Apenas sigo aprendendo! :3