Eu sou muito apaixonado por jogos, apesar de não jogar tanto quanto eu gostaria por limitações de tempo e hardware, volta e meia eu pego um HD que eu tenho sobrando, reinstalo o Windows e o jogo alguns games antigos que ainda me divertem muito.
Uma das minhas séries favoritas, é a série de games da F1 produzida pela Codemasters desde 2009, além de ser um grande fanático pelo esporte eu sou muito entusiasta de simulação, sempre gostei muito dessa série e joguei todos os jogos até o F1 2015, novamente, por limitações de hardware eu nunca consegui pegar os mais novos de forma decente.
Entretanto, no ano passado, a EA comprou a Codemasters e logo em seguida retirou TODOS os jogos da Steam, só sobraram os jogos de 2020 e 2021, sei que não é necessariamente culpa da EA (apesar que eu realmente duvido muito que o F1 2017 - 2018 - 2019 tenham sido removidos por causa de licença…) já que por ser um jogo oficial de esporte, é comum que as licenças das marcas expirem com o tempo e os jogos saiam das lojas, mas isso é bem triste se parar para pensar.
Agora, a única forma que eu tenho para jogar esses jogos de forma oficial, seria comprar uma cópia física de um terceiro (isso é, se tiver existido alguma versão física desse game para PC) e depois um leitor de DVD, isso me leva a uma reflexão sobre mídias digitais x mídias físicas.
Em tese, as mídias digitais deveriam ser uma solução para guardar a história da Internet de forma descentralizada e aberta, com ênfase no deveria. Pois se uma empresa decidir que não quer mais que o seu jogo, ou programa, exista, ela vai lá e apaga. Simples assim. Mesmo que essa mídia tenha sido parte importante para a história de alguma forma.
Sim, eu sei que a pirataria é um dos meios que existem de manter a história, porém não é o meu ponto tratar dela agora, e sim pensar que não existem meios oficiais e abertos para quem quiser ir lá e comprar uma cópia de um software.
Pensando nessa perspectiva, acho que vale a reflexão sobre esse tema…