O spotify monopolizou os podcasts e isso é péssimo

É a troca da escolha pela conveniência. Concordo com você que é um modelo predatório e já discuti isso em diferentes oportunidades Uma das minhas séries de jogos favoritas sumiu das lojas digitais

O criador precisa de dinheiro, a plataforma precisa de assinantes e os assinantes querem conveniência. É mais fácil para eu, como usuário, ter todos os podcasts e músicas que eu gosto centralizados em um único app onde pago uma mensalidade e tenho tudo lá, simplesmente funcionando sem exigir nenhum tipo de intervenção minha, eu só escolho algumas preferências e a IA faz o resto para me recomendar novos conteúdos.

Entretanto, isso cria os monopólios como você disse. Vivemos numa sociedade capitalista e infelizmente não podemos produzir coisas por puro hobby ou paixão sem ter algum tipo de remuneração, todos temos boletos para pagar, e se o Spotify oferece para o criador uma boa quantia e um serviço bom para os ouvintes, naturalmente as pessoas vão migrar para ele.

Vale ressaltar também que, ser um grande criador independente sem financiamento, é impossível, seja esse financiamento saindo do seu bolso ou das pessoas que te acompanham, na prática não é a maioria que vai doar para o criador de conteúdo financiar seu projeto.

Não vejo como resolver isso sem pensar numa reestruturação da nossa sociedade haha, o que sobra é ir para meios alternativos, buscar criadores que disponibilizem seus podcasts em mais de uma plataforma, feed RSS, e por ai vai.

2 curtidas