O spotify monopolizou os podcasts e isso é péssimo

Eu sempre fui apaixonado por esse formato de consumo de conteúdo.
É prático, fácil de ser consumido, divertido e extremamente conveniente.

Além das vantagens que apresenta para o ouvinte, também é extremamente barato de ser produzido.
Um microfone, um computador e um software de edição de áudio ou as vezes nem isso já é mais do que o suficiente para produzir algo bom. Entretanto, ninguém vive de fotossíntese. Esses produtores também precisam pagar seus boletos. Tudo bem, eu mais oque entendo e tem que ser assim mesmo. Propagandas em alguns casos se forem para vender um produto para um público interessado são mais do que bem vindas.

O problema começa quando entra em cena o spotify e começa a remunerar os criadores (o que não é algo ruim) mas com isso vem os contratos de exclusividade e a partir dai se você quiser consumir aquele conteúdo você vai ficar preso a plataforma da empresa.
O formato que antes era prático e feito com tecnologias open source como o feed rss agora está preso em uma plataforma proprietária com um único app. Que inferno!

Todo aquele ecossistema legal, cheios de apps pra todos os gostos com os mais variados recursos agora não funciona mais. Você está preso a porcaria do app do spotify.

Eu realmente estou ficando incomodado com o rumo que a coisa está tomando e queria saber se tem mais alguém que pensa como eu e caso sim, encontrou alguma forma de contornar isso ?

Vou dar um exemplo de maneiras que eu pensei para “resolver esse problema”.

Bom, eu tenho o meu agregador da minha preferencia que é até um app pago. Tem alguns canais de youtube que são de notícias e conteúdo onde o vídeo não faz diferença. Então eu uso um serviço pago também que monitora esses canais e converte o conteúdo pra áudio e já me entrega no meu agregador em formato de feed rss e eu consumo como se fosse mais um podcast da minha lista.
Pensei em algo assim pro spotify mas simplesmente não existe nada parecido pra isso.

Bom, me falem o que vocês pensam. Quero ver alguém tem uma boa ideia ou simplesmente só pra reclamar junto comigo.

6 curtidas

É a troca da escolha pela conveniência. Concordo com você que é um modelo predatório e já discuti isso em diferentes oportunidades Uma das minhas séries de jogos favoritas sumiu das lojas digitais

O criador precisa de dinheiro, a plataforma precisa de assinantes e os assinantes querem conveniência. É mais fácil para eu, como usuário, ter todos os podcasts e músicas que eu gosto centralizados em um único app onde pago uma mensalidade e tenho tudo lá, simplesmente funcionando sem exigir nenhum tipo de intervenção minha, eu só escolho algumas preferências e a IA faz o resto para me recomendar novos conteúdos.

Entretanto, isso cria os monopólios como você disse. Vivemos numa sociedade capitalista e infelizmente não podemos produzir coisas por puro hobby ou paixão sem ter algum tipo de remuneração, todos temos boletos para pagar, e se o Spotify oferece para o criador uma boa quantia e um serviço bom para os ouvintes, naturalmente as pessoas vão migrar para ele.

Vale ressaltar também que, ser um grande criador independente sem financiamento, é impossível, seja esse financiamento saindo do seu bolso ou das pessoas que te acompanham, na prática não é a maioria que vai doar para o criador de conteúdo financiar seu projeto.

Não vejo como resolver isso sem pensar numa reestruturação da nossa sociedade haha, o que sobra é ir para meios alternativos, buscar criadores que disponibilizem seus podcasts em mais de uma plataforma, feed RSS, e por ai vai.

2 curtidas

Apesar de não ser o público dos podcasts, gosto de coisas escritas mesmo, acredito que o fato de o spotify “monopolizar” o conteúdo mostra a fragilidade de outras plataformas, que não viram nos podcasts uma forma de lucrar em cima.
Eles ofereceram a grana e geral foi atrás como tu mesmo disse:

O monopólio é algo comum em nossa sociedade, facebook já fez isso, amazon também. O monopólio por si só é algo horrível, mas é questão de tempo para aparecer um concorrente e assim por diante.

1 curtida

Um ponto importante que você citou é que muitos dos criadores de conteúdo precisam rentabilizar suas produções de alguma forma. Neste modelo que você sugeriu, como os criadores seriam remunerados?

Outro ponto, é que apenas criadores MUITO grandes fazem contratos com as plataformas, a maioria dos pequenos e médios produtores procura estar no máximo de plataformas possível para conseguir teoricamente alcançar mais público.

Citando o DioCast, por exemplo, estamos em ao menos 6 plataformas diferentes e o Spotify corresponde a aproximadamente 39% da nossa audiência.

:vulcan_salute:

1 curtida

Exatamente, ou então quando o criador só disponibiliza do spotify ou no youtube, sem ter necessariamente um contrato. Um artista que eu gosto muito disponibiliza as músicas no Youtube e no Spotify, sem ter um contrato com nenhuma delas, acho que essa exclusividade acaba se restringindo a criadores muito grandes ou que estão muito em alta no momento.

Existe grandes chances de:

1. Disponibiliza no Spotify porque é a plataforma com maior alcance e ótimas ferramentas para o produtor gerenciar.
  2. Publica no YouTube porque é possível gerar alguma renda com Adsense, dependendo do tamanho do público.

:vulcan_salute:

1 curtida

então o objetivo do Spotify foi concluído com sucesso.

mas para o consumidor final fica tenebroso mesmo eu odeio isso.

Eu também venho sofrendo muito com isso e odeio qualquer forma de monopólio. Sempre fui um grande consumidor de podcasts, tinha meu app preferido que era cheio de funcionalidades que eu gosto/valorizo e tornavam meu consumo ainda melhor.
O app o Spotify é HORRÍVEL, falta funcionalidades simples e esse negócio de embutir o vídeo deixou tudo pior.
Concluindo, eu divido exatamente da mesma opinião que você, não sou contra remuneração de criadores, muito pelo contrário defenderei as propagandas até o fim, pq na maioria das vezes n pagamos pelo conteúdo.