Uma Chance ao Ubuntu Apesar dos Problemas?

Já enjoado do Windows 11 busquei uma mudança, a principio cogitei montar um Hackintosh, fui aconselhado pelos membros desse forum a tentar uma distro linux e aplicar temas do macOS.
Foi o que eu fiz, a distro que melhor me adequei foi o Ubuntu 22.04, a interface grafica parece estar funcionando perfeitamente, porém alguns problemas tem me desanimado, como o fato do bluetooth não ligar, é um deles. Como eu sou novo no linux eu não sei se em segundo plano está tudo funcionando como deveria, se estou recebendo as atualizações, por exemplo.

Vejam o erro que estou enfrentando.

Ao clicar para ligar o bluetooth, nada acontece.

Então desligar o botão, um aviso de que o modo avião precisa ser desligado.
Uso internet cabeada em um Desktop.

1 curtida

Olá @adrianothorpe, tudo bem contigo?

Para ajudarmos com o problema do bluetooth é necessário que você compartilhe algumas informações sobre sua máquina. Use as dicas neste tópico para coletar as especificações do seu computador.

Sobre os erros na atualização, ao que parece eles estão restritos a estes PPAs que você adicionou. A mensagem significa que eles ainda não foram atualizados para suportar a versão 22.04 do Ubuntu, minha sugestão é que você remova os PPAs e veja se estes programas não estão disponíveis em outros formatos como AppImage, Flatpak ou Snap.

:vulcan_salute:

3 curtidas

1 curtida

Pelo que consegui pesquisar este adaptador USB possui suporte nativo no kernel há bastante tempo. Você já testou este adaptador em outro sistema ou computador?

Pela quantidade de posts sobre esse adaptador, ele me parece um daqueles que são meio problemáticos. Se for viável para você sugiro adquirir um modelo mais moderno como os indicados neste post.

1 curtida

Sim, eu sempre usei ele no windows sem problemas, inclusive se eu logar aqui no windows 11 agora ele está funcionando perfeitamente. Só aqui no linux que não liga.

Obs: Eu testei varias distros linux, e uma vez que eu instalei o Ubuntu 22.10, o bluetooth funcionou corretamente.

Infelizmente esse é um problema recorrente com adaptadores bluetooth e alguns wifi, como ele está em boas condições, talvez seja possível comprar outro e vender este.

P.s.: eu tenho dois adaptadores Wifi aqui que foram até caros na época e mesmo funcionando normalmente no Windows sempre me incomodaram no Linux. Quando comprei um novo (alguns anos atrás) pesquisei especificamente por modelos que funcionavam bem no Linux.

Inclusive eu uso um conjunto de teclado e mouse sem fio da logitech e eles funcionaram normal.
Só o adaptador bluetooth mesmo que ta dando trabalho, apesar de teoricamente estar tudo funcionando, mas o ubuntu não o “ativa”.
Eu acho que é um problema na distro mesmo, tem muitos relatos de problemas igual ao meu na internet.

Segundo a informação do inxi seu bluetooth está bloqueado via software, você pode tentar.

rfkill unblock all 

e reiniciar o NetworkManager para ver se resolve.

systemctl restart NetworkManager 

Uma googleada por rfkill você encontra a documentação referente ao comando.

#fui

1 curtida