Um serviço de armazenamento em nuvem alternativo ao Google Drive

Qual nuvem vocês me recomendam? Eu atualmente estou usando o Google Drive, mas deixei de confiar nele depois de que eu coloquei um arquivo lá, e esse arquivo simplesmente sumiu.

Acho que cheguei a te responder no falecido bate-papo livre, mas lá vai de novo:

Astian Cloud - Cloud Storage.

3 Curtidas

Não conheço esse serviço.

Eu não conhecia este ainda, o que você mais gosta nele? :slight_smile:

A propaganda é boa, mas esses 25GB procedem ou são pelos primeiros dias como no MEGA?

Eu tenho um histórico de uso de longa data do Drive, inclusive uso o plano de 100GB, nunca tive qualquer problema neste sentido, mas imagino que possa acontecer por algum motivo.

Existem, na verdade, muitas opções:

• OneDrive da Microsoft
  • Dropbox
  • iCloud da Apple
  • Amazon Drive
  • Mega
  • Box

Cada qual com seus prós e contras, então vale a pena observar um por um. Certamente existe mais opções inclusive.

E claro, há a opção de você mesmo ter o seu próprio serviço, usando um Nextcloud, que pode ser tanto local, quanto em um servidor que você aluga.

Em alternativa ao Nextcloud, você ainda teria o OwnCloud e o SeaFile, todos open source.

Se for fazer algo local, dá para usar um NAS, como o FreeNAS, o OpenMediaVault, e por aí vai.

1 Curtida

Esse ai eu não confio, tem serios problemas de segurança e privacidade.

1 Curtida

Ok, segue a lista, analisando um por um, até achar um que sirva. Do mesmo jeito que algumas pessoas não gostam, tem usuários de décadas do Dropbox que no pensam em trocar, todo serviço popular é assim. Mas os únicos que você tem certeza de onde os seus dados estão são os que você mesmo implementar.

1 Curtida

Essa de arquivos apagados aparecerem no Dropbox aconteceu comigo ( uso Dropbox a muitos anos ).

Ando tendo alguns problemas com dropbox e um deles me assustou recentemente, tenho algumas planilhas .ods que fazia backup para o dropbox, então resolvi colocar senha nessas planilhas e estranhamente o dropbox voltou essas planilhas para versão anterior delas sem senhas, isso aconteceu semana passada e deste então ando pesquisando algum serviço que pelo menos tenha cliente Linux, Google e Ondrive já descartei, Amazon acho que é pior em termos de privacidade que os demais.

O Dropbox oferece apenas 2 Gigabytes de armazenamento, o OneDrive oferece apenas 5 Gigabytes, enquanto o Google Drive oferece 15 Gigabytes, sair do Google Drive para isso, e igual a fazer um downgrade MUITO violento.

Esse não tem para Android.

Esses eu descarto.

Esse eu também descarto, não e compativel com meu celular.

Eu descobri por acaso, não lembro se aqui ou num grupo de Telegram, mas achei legal. É FOSS, mantido pelo pessoal que toca o navegador Midori. E pelo que li, @Aghbi, não é o esquema do MEGA (que uso há anos, isso deles comerem o espaço que dão depois de um tempo é chato mesmo), os 25 GB são estáveis, aparentemente. E achei o Astian na Play Store!

1 Curtida

se não me engano vc consegue ver todas as ações feitas na sua conta.

Se vc for o único usuário da conta e vc não fez nada pode ter acontecido um engano da sua parte.
Caso vc divida a conta, pode checar se essa pessoa deletou por engano ou algo assim.

Boa, vale lembrar que o Google Drive tem lixeira também, dá pra recuperar os arquivos de lá até depois de 30 dias da exclusão, se não me engano.

Não foi engano, eu coloquei o arquivo lá, e ele simplesmente sumiu.

Se quiser um bem semelhante ao próprio Google, de outro gigante de buscas tem o russo Yandex.Disk que espelha o seu conteúdo local:

1 Curtida

O que vocês me dizem do Mega? Estou usando um pouco ele e etá me atendendo, mas sinto uma certa resistência ao serviço. Também uso o Dropbox a muitos anos e ele atende bem.

tem o Internxt também

Onedrive é bom e eu acho barato até… 300 conto/ano para para ter 6 TB…

eu uso o one drive a muitos anos tanto para trabalho quanto uso pessoal, alias uso desde que se chamava skydrive, tenho arquivos la completando 10 anos de armazenamento e nunca um sequer dado foi perdido, eu assino o office 365 que e muito barato pelo que oferece alem de eu dividir as outras 4 licenças que a assinatura da direito o que deixa o serviço muito barato, recomendo demais principalmente pela segurança dos dados, ainda mais em ambiente profissional, infelizmente no Linux não tem um cliente mais o insync consegue quebrar o galho

Tem o pCloud também.

1 Curtida