Recentemente eu me deparei com muitos comentários, principalmente de novatos sobre migrações de windows para linux, e um ponto que sempre falam é sobre “a enquanto o linux não rodar direito os apps do windows” ou “enquanto não rodar exe” e coisas do tipo e eu fico “ué pq linux tem que rodar um msi, exe ou binário feito para windows???”.
As vezes eu penso que o wine é uma das melhores e das piores coisas que existe pq com ele as pessoas simplesmente assumem que um software que não foi feito para linux tem que rodar em linux e ainda por cima rodar bem.
Tipo as pessoas não reclamam que o software não tem versão pra linux, elas reclamam que o binário feito pra windows não roda ou não roda bem no linux.
Isso acaba sendo bem cansativo de se ouvir, tipo uma analogia seria alguém reclamar que o windows não roda um binário que foi feito pro macos, mesmo que existisse uma forma de rodar apps feitos pro macos no windows simplesmente não rodaria bem, não seria perfeito principalmente pq o app não foi feito pra rodar no windows.
Eu sempre falo para as pessoas usar o wine como ultima alternativa e deixando claro que isso não é algo “natural”, “esperado” e que se trata apenas de uma compatibilidade e que pode não funcionar bem, só que vejo que muitos não entendem isso e simplesmente baixam um exe qqer e sai instalando.
Nesse ponto eu acho que até o zorin faz algo legal de falar “olha esse app tem versão pra linux, instala ela” mas talvez sei lá talvez as distros principalmente as mais famosas poderiam colocar um aviso mesmo falando “vc esta instalando um software feito para windows, ele será instalado via camada de compatibilidade wine, ele pode não funcionar direito pois não foi feito para linux” coisas do tipo.