Um novo openSUSE Leap com DNF compatível com libzypp

O openSUSE Leap 15.3 foi marcado pela volta a compatibilidade binária ao SUSE Linux Enterprise. Isso é bem visível quando vamos a página de download do openSUSE Leap e essa mensagem é exibida antes dos links de download serem expostos:

“Uma novíssima forma de construir openSUSE e um novo tipo de distribuição Linux híbrida”

“Leap usa o código fonte do SUSE Linux Enterprise (SLE), o que dá ao Leap um certo nível de estabilidade inigualável por outras distribuições linux, e a combina com avanços proporcionados pela comunidade para dar aos usuários, desenvolvedores e administradores de sistemas, a melhor experiência estável Linux disponível.”

Uma das adições proporcionadas pela comunidade, é a adição do OPI, uma ferramenta que, no momento, está no enhanced_base para o openSUSE. Essa ferramenta funciona de forma similar a alguns AUR Helpers, ferramentas que facilitavam o uso do AUR por linha de comando para distros baseadas no Archlinux. Também permite a instalação fácil de vários programas e codecs a partir de repositórios oficiais e do repositório Packman (não confunda com o gerenciador de pacotes Pacman para Archlinux).

No momento em que estou escrevendo esse artigo, esses são alguns dos que podem ser instalados de forma fácil pelo OPI, sem maiores complicações para o usuário:

  chrome            Google Chrome webbrowser
  codecs            Media Codecs from Packman Repo
  dotnet            Microsoft .NET
  msedge            Microsoft Edge
  msteams           Microsoft Teams
  plex              Plex Media Server
  skype             Microsoft Skype
  slack             Slack messenger
  teamviewer        Teamviewer remote access
  vivaldi           Vivaldi webbrowser
  vscode            Microsoft Visual Studio Code
  vscodium          Visual Studio Codium
  zoom              ZOOM Video Conference

Outra nova adição para o openSUSE Leap, também disponível para usuários do openSUSE Tumbleweed, é a adição do gerenciador de pacotes DNF, famoso por ser usado na família RedHat, como Fedora, CentOS e Red Hat Enterprise Linux. Agora ele foi adicionado aos repositórios oficiais do openSUSE como opção ao Zypper, o gerenciador de pacotes do mesmo.

Note que o DNF não substitui o Zypper e algumas funcionalidades estão desativadas por padrão, como a atualização do Kernel. Mas agora o DNF pode gerenciar os repositórios do openSUSE de forma similar ao que o Zypper já fazia, sendo uma boa alternativa para quem quer explorar uma alternativa ou já está acostumado com o Fedora nesse ponto.

Para instalar o DNF no openSUSE Leap ou Tumbleweed, faça o seguinte:

# zypper in dnf libdnf-repo-config-zypp

Logo após instalado, execute o seguinte comando para puxar os repositórios do libzypp:

# dnf refresh

Note que o comando acima é apenas um alias para dnf makecache, um comando nativo do DNF, simplificado para ter uma sintaxe parecida ao Zypper para quem ainda está se acostumando. Similarmente, o comando dist-upgrade e sua variante, dup, também funcionam como alias para distro-sync. Outros aliases podem ser adicionados pelo comando dnf alias add, dessa forma possibilitando deixar o DNF mais confortável dependendo da preferência de usuário.

Também é possível tornar o DNF o gerenciador de pacotes padrão para o PackageKit, o backend do Gnome Software e Discover, através do comando # dnf swap PackageKit-backend-zypp PackageKit-backend-dnf, embora isso vá priorizar o DNF no lugar do Zypper. A funcionalidade existe mas ainda não é recomendada.

Para mais informações, visite a Wiki do openSUSE.

Observação:
Esse artigo foi escrito em resposta a uma resposta que postei no Novidades e pós instalação do openSUSE Leap 15.3, onde eu comentei que o DNF ainda não estava muito utilizável, pelo que pude percebi em meus testes. Agora parece que isso está sendo resolvido. Com a possibilidade de gerenciar repositórios usando o DNF, ele está se tornando uma alternativa viável ao Zypper.

Disclaimer:
O openSUSE não é derivado da família RedHat, embora tenha usado tecnologia do RedHat e Slackware no passado. openSUSE Leap é bináriamente compatível com o SUSE Linux Enterprise, enquanto o openSUSE Tumbleweed é uma versão Rolling Release baseada no mesmo mas completamente gerenciada pela comunidade. SUSE e a comunidade openSUSE são entidades separadas.

7 curtidas

Vou passar um mês usando o DNF no lugar do Zypper para ver como esse gerenciador de pacotes se sai no openSUSE. Comecei no dia que esse artigo foi publicado. Podem me cobrar a análise xD

4 curtidas

2 curtidas

BigJauntyCheetah-max-1mb

1 curtida

@ewertonurias @JG22 vocês são fera! Posto ainda hoje

4 curtidas

Postado! Espero que gostem!

1 curtida